Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14 por Autor "Almeida , Renata da Silva"
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- ItemO ensino da gramática normativa: destinado à mudança nas aulas de lingua portuguesa?(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Almeida , Renata da Silva; Ramos , Anaíris Feirense de CastroO ensino da gramática normativa está passando por um grande desafio na atualidade porque se tem mostrado cada mais difícil ensinar essa disciplina nas escolas com os métodos tradicionais. Isso porque as variedades linguísticas existentes no português brasileiro estão cada vez mais sendo reconhecidas. Também porque o preconceito linguístico é evidenciado e disseminado na sociedade podendo ser causado também pelas aulas de gramática normativa. Sendo assim, essa pesquisa tem como objetivo principal: averiguar a influência do ensino da Gramática Normativa a partir dos livros didáticos nas aulas de Língua portuguesa, percebendo se contempla exclusivamente os requisitos da norma-culta. Faremos isso analisando como os conteúdos da gramática normativa estão sendo distribuídos em três livros didáticos: um do ensino fundamental II e dois do ensino médio e identificando até que ponto o ensino da gramática normativa, as variações linguísticas e o preconceito linguístico são importantes para a formação da língua portuguesa. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida através de um material já elaborado, os livros didáticos. Após a investigação do objeto de estudo foram selecionados nove conteúdos específicos para a análise dos dados, são eles: emprego do x e do ch; advérbios; emprego de s, z e x; sujeito e predicado; objeto direto e indireto e emprego de mas e mais, há e a, afim e a fim de, tendo como objetivo comparar como são abordados esses temas nos livros didáticos escolhidos para a análise. Utilizaremos como referencial teórico principalmente os seguintes autores: Bagno (2013); Candido (2011); Cagliari (1989); Dalcastagnè (2002); Geraldi (1982); Piaget (1964); Rios (2019); Soares(2002); Travaglia (2011); Vesentini (2007) e Voece (2004). Abordaremos também as relações de poder que giram em torna do ensino da gramática normativa, percebendo como as desigualdades sociais existentes são influenciadas pelo ensino da gramática nas aulas de Língua Portuguesa e de como as variedades da Língua portuguesa são estigmatizadas pela sociedade. Por fim, através do estudo realizado ficou perceptível a importância da gramática normativa e a urgência na mudança das aulas de língua portuguesa em que o foco seja o aluno, reconhecendo a pluralidade da Língua Portuguesa.