Licenciatura em Educação Física - DEDC2
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Educação Física - DEDC2 por Autor "Silva, Jaqueline Rodrigues da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação das relações étnico-raciais nos cursos de Licenciatura em Educação Física na cidade de Alagoinhas-BA, 2024.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Oliveira, Barbara Liana Oliveira e; Costa, Neuber Leite; Viana, Viviane Rocha; Silva, Jaqueline Rodrigues daO presente trabalho é fruto de inquietações despertadas durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), onde realizou-se uma pesquisa dos trabalhos que correlacionam a educação física e as relações étnico-raciais. A maioria das obras relatam a baixa implementação dos conteúdos das relações étnico raciais na educação física escolar e, como justificativa, trazem a falta de qualificação dos professores que em sua grande maioria são advindas dos cursos de graduação. Desta forma, surge então a questão problema norteadora: de que forma as questões étnico-raciais aparecem nas grades curriculares e ementas dos cursos de licenciatura em educação física na cidade de Alagoinhas-Ba? Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa se dá por apresentar como são discutidas as temáticas das relações étnico raciais nestes cursos. Para atingirmos este objetivo, utilizamos a pesquisa qualitativa, tendo como base a pesquisa documental, onde foi realizado o levantamento das instituições de ensino superior que oferecem o curso de licenciatura em educação física na cidade de Alagoinhas-Ba, sendo analisadas através da grade curricular e das ementas das disciplinas que são encontradas no Projeto Pedagógico Curricular (PPC). No total, 15 faculdades foram selecionadas e 11 analisadas. Foi possível observar durante a pesquisa que as instituições estão, sim, incluindo a educação das relações étnico-raciais em seus cursos de licenciatura em educação física, apesar de algumas apresentarem de maneira confusa. Avanços estão sendo feitos, porém, é de extrema importância que essas instituições disponibilizem seus PPC9s e os atualizem para que assim toda a comunidade tenha acesso a esses documentos.
- ItemEscola, relações étnicos raciais e educação física: uma pesquisa documental(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Dias, Rebeca Anunciação; Costa , Neuber Leite; Silva, Jaqueline Rodrigues da; Viana, Viviane RochaO trabalho de conclusão abordou a análise dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs), os quais versam sobre a execução da legislação que assegura a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). Para isso, foi conduzida uma revisão da literatura e de documentos. Em seguida, foram examinados cinco PPPs com o intuito de identificar como eles tratam da relação entre a Educação Física e as questões étnico-raciais. A análise dos documentos voltados para a Educação Física e as relações étnico-raciais teve como propósito compreender como essa conexão se desdobra nas escolas estaduais do Território 18 – Litoral Norte e Agreste Baiano. Por fim, foi constatado que, apesar dos progressos ao longo do tempo, ainda há um longo caminho a ser percorrido para uma efetiva integração desses temas no dia a dia escolar.