Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Autor "Amaral, Cristiane Teixeira do"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFluindo pelas corredeiras: os percursos escolares de mulheres no PROEJA Integrado do IFSUL no Campus Charqueadas(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-23) Amaral, Cristiane Teixeira do; Matos, Rosângela da Luz; Machado, Célia Tanajura; Calixto, Patrícia Mendes; Conceição, Sérgio Henrique; Santos, Paulo César Marques de AndradeO relatório de pesquisa tem como objeto de estudo os percursos escolares das mulheres estudantes do PROEJA Integrado, ingressantes entre 2020 a 2023, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) no campus de Charqueadas. O objetivo geral é conhecer as narrativas de estudantes mulheres sobre o percurso construído no curso de Fabricação Mecânica do PROEJA Integrado. Os específicos são: descrever o perfil sociodemográfico das discentes participantes, comparar os percursos escolares construídos em relação ao currículo e conhecer os percursos construídos em diálogo com o contexto de vida pessoal. Os procedimentos metodológicos seguem a pesquisa aplicada de natureza descritiva com abordagem qualitativa. Os instrumentos foram questionário e rodas de conversa. A análise dos dados envolveu a descrição dos perfis sociodemográficos e a análise de conteúdo das narrativas, de acordo com os procedimentos metodológicos de Bardin. Essa abordagem permitiu identificar e compreender as categorias e temas emergentes das narrativas das alunas como: apoio, desafios, expectativas e motivações, percurso e questões de gênero. Os resultados revelaram um perfil sociodemográfico, com predominância de jovens, solteiras e mães, muitas das quais conciliavam trabalho em tempo integral com os estudos. A sobrecarga de responsabilidades familiares, a vulnerabilidade socioeconômica e a mobilidade foram desafios recorrentes mencionados pelas participantes. Destacaram a importância da assistência estudantil e dos professores, para o sucesso escolar. Além disso, as narrativas evidenciaram a necessidade de revisão do currículo, com ênfase em horários mais flexíveis e aulas práticas. Como produto final, temos um artigo, um cronograma de oficinas para as alunas e um boletim informativo para a gestão acadêmica.