Bacharelado em Educação Física - DCH4
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Navegando Bacharelado em Educação Física - DCH4 por Autor "Amorim, Angelo Maurício de"
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- ItemAssociação entre atividade física e depressão em idosos: o que diz a literatura.(2013) Ouro, Emille Nascimento do; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Maturino, Elmo; Amorim, Angelo Maurício deA partir do aumento da presença de pessoas mais velhas nas mais diversas populações, cresce o interesse e a necessidade do desenvolvimento de estudos que busquem compreender os comportamentos e interações da saúde nesse grupo. O presente estudo pretende descrever os perfis da produção científica que associa “Atividade Física” e “Depressão” em idosos, presente nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico, buscando especificamente identificar nos artigos aceitos os tipos de estudo; conferir as modalidades utilizadas no estudo, e descrever a ocorrência da associação investigada. Metodologicamente foram levantados 134 artigos por pesquisa booleana utilizando os descritores “Idoso” “Atividade Física” (Exercício Físico ou Exercício) “Saúde Mental” e “Depressão”, tendo sido 8 artigos no SCIELO e 126 textos no Google Acadêmico, considerando a exclusão de fontes replicadas que totalizaram oito, após refino foram aceitos 12 artigos para compor esta revisão. Identificou-se equilíbrio entre estudos de intervenção e estudos transversais, todos utilizaram aplicação de questionário para avaliação dos níveis de atividade física e depressão. Dentre as modalidades relatadas (naqueles artigos em que foram citadas) os exercícios aeróbios prevaleceram. Quanto a relação entre Atividade Física e Depressão em idosos, foi identificado marcante relação inversa, quanto maiores o níveis de atividade física, menores os escores para depressão. Resultado observado tanto em estudos de intervenção quanto nos transversais. Apenas 25% dos estudos não relataram significância estatística. Aponta-se a necessidade de desenvolvimento de pesquisas de intervenção, com grupos amostrais maiores, modalidades bem definidas, e estudos controlados.
- ItemDança afro-brasileira como conteúdo nas aulas de Educação Física escolar: uma proposta pedagógica para a Escola Valtenci Rocha Levi.(2015-11-12) Silva, Geisa Alves da; Amorim, Alexandra da Paixão Damasceno de; Amorim, Angelo Maurício de; Maturino, ElmoEssa monografia vem ampliar as pesquisas e discussões acerca da dança de matriz africana no espaço escolar. Essa temática vem promovendo inúmeras discussões a respeito dos benefícios físicos e sociais que a dança afro-brasileira promove no alunado, bem como à sociedade como um todo. Utilizamos a abordagem qualitativa tendo como base teórica a pesquisa bibliográfica, tomando como referência alguns textos e artigos. Nesse sentido, o objetivo proposto é o de investigar, por meio de intervenções, as implicações da dança afro-brasileira como conteúdo das aulas de educação física escolar, embasando-se na lei 10.639/03. Trata-se de uma pesquisaação, realizada no período de 13/06 à 12/09/2015, na Escola Valtenci Rocha Levi da cidade de Uibaí-BA. Participam, enquanto sujeitos da pesquisa cerca de 20 alunos na faixa etária entre 13 e 14 anos, entre meninos e meninas, valendo-se como instrumentos para coleta de informações, relatórios de campo e questionários, aplicados antes e após as intervenções. Constatando-se a compreensão dos alunos sobre a cultura afro-brasileira, e a importância da sua inclusão como conteúdo das aulas de Educação Física escolar, sendo este um valioso instrumento de ação pedagógica que podemos utilizar para promover o conhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira dentro da escola.
- ItemDo discurso à ação: a práxis pedagógica na educação física escolar.(2011-09-23) Macêdo, Carolina Passos de; Amorim, Angelo Maurício de; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Miranda Filho, Vamberto Ferreira; Sousa, Itamar Silva deEste trabalho é fruto de uma pesquisa de campo de natureza predominantemente qualitativa e quantitativa que aborda o caso dos professores no Curso de Formação de Professores do Estado (PROESP) em Educação Física no município de Jacobina, Bahia. Tendo como objetivo, identificar de que forma as discussões teóricas da Educação Física escolar estão sendo materializadas pelos professores do Programa de Formação de Professores do Estado (PROESP) do município de Jacobina. Baseando-se nos estudos de Darido (2003), Fensterseifer e Gonzalez (2007), Freire (1996), Gamboa (2007), Kunz (2001 e 2006), Leite; Ghedin e Almeida (2008), Taffarel; Lacks e Santos Júnior (2006), UNEB (2010 e 2011) Gil (2010) foi possível construir o processo teórico/metodológico. Para esclarecer o objetivo foi feito a aplicação de questionário e para tratar as informações colhidas foi utilizada a tabulação e análise de conteúdo. Após a análise das informações e do diálogo com a literatura ficou evidente que os sujeitos pesquisados demonstram a preocupação com a formação, com sua práxis pedagógica e com a Educação Física Escolar próximo ao que é contemplado na literatura. É perceptível, também, que os sujeitos percebem a importância que a práxis pedagógica tem no seu cotidiano assim como, a Educação Física como componente curricular sendo esta, extremamente rica para a formação do alunado em sua totalidade.
- ItemEducação física escolar: desenvolvendo na prática a teoria.(2013-07-23) Vieira, Quirênia Correia Lages; Amorim, Angelo Maurício de; Amorim, Alexandra Paixão Damasceno de; Mussi, Ricardo F. de FreitasEste trabalho é produto de uma pesquisa de campo de natureza predominantemente qualitativa e quantitativa que aborda o caso dos professores no Curso de Formação de Professores da Atenção Básica (PARFOR) em Educação Física no município de Jacobina, Bahia. Tendo como objetivo identificar as influências da formação em exercício no cotidiano escolar de professores-alunos que frequentam o curso de Educação Física no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no município de Jacobina – Bahia, Baseando-se nos estudos de Bracht (1999), PCNs (2004), Soares et al (2010), Daolio (2003), Darido (2003), Demo (1997), Freire (1996), através desse embasamento foi possível construir a ação teórico/prático e metodológico da pesquisa e em busca de alcançar o objetivo foi feito a aplicação de questionário e para tratar as informações colhidas foi utilizada a tabulação e análise de conteúdo. Após a apreciação das informações e do diálogo com a literatura foi contatado que os envolvidos na pesquisa demonstram a preocupação com a formação, com suas práxis pedagógica e com a Educação Física Escolar procurando mantê-la sempre baseada ao que é contemplado na literatura. Compreende-se que os sujeitos pesquisados têm a preocupação de considerar a educação física escolar como relevante e buscando meios de melhorar a práxis pedagógica contemplando a EF como componente curricular de suma importância para a formação do alunado em todo o contexto que o envolve e que envolve a escola.
- ItemA influência dos jogos eletrônicos nas vivências dos jogos populares.(2011-11-12) Dourado, Rannielle Nascimento; Amorim, Angelo Maurício de; Estrela, Rafael Leal Dantas; Ferreira Filho, Vamberto MirandaEste trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica que faz relação aos jogos eletrônicos e os jogos/brincadeiras populares, com enfoque no universo infantil. Objetiva identificar as influências dos jogos eletrônicos nas vivências das brincadeiras populares, assim como descobrir se há novas formas de jogar/brincar entre crianças da contemporaneidade. Tem como problema de pesquisa a seguinte indagação: quais as influências que os jogos eletrônicos exercem sobre as vivências das brincadeiras/jogos populares das crianças de seis a dez anos da atualidade? Ao final do trabalho, percebemos que apesar das brincadeiras estarem sendo realizadas de forma diferenciada, elas ainda permanecem no cotidiano infantil, entretanto, as crianças estão ficando mais gordas, devido a diminuição dos movimentos causados pelos jogos/brincadeiras populares dentre outros fatores, como por exemplo, o desenvolvimento seguido do superpovoamento das cidades.
- ItemMusculação e o uso de esteróides anabolizantes: uma análise sobre o contexto de jovens praticantes de musculação da cidade de Jacobina-Bahia.(2011-09-22) Luiz, Assis dos Santos; Souza, Itamar Silva de; Souza, Itamar Silva e; Amorim, Angelo Maurício de; Maturino, ElmoNa sociedade atual o corpo tem sido, cada vez mais, considerado um objeto passível de modelagem. São diversas as formas que se têm para modelar, reparar, diminuir ou aumentar proporções, modificando-se a estética natural. Dentre as ferramentas para efetivar estas transformações, temos os esteróides anabolizantes que de maneira crescente e preocupante se multiplica em meio ao público jovem que deseja obter um modelo de corpo ideal. Contudo, pouco se conhece sobre sua utilização por frequentadores de academias. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar quais as razões que levam jovens da cidade de Jacobina com idade que variam de 18 a 34 anos, praticantes de musculação, ao uso de Esteróides Anabolizantes. Para tanto, se fez uso estudo investigativo de caráter explicativo e descritivo, que utilizou metodologia qualitativa. Os resultados obtidos apontam para facilidade do uso e da grande disponibilidade de obtenção, o que ressalta para a necessidade de ações preventivas e educativas junto à população jovem.
- ItemPráticas de lazer na terceira idade: significados atribuídos a partir das evidencias científicas.(2019-02) Oliveira, Magnória Alves de; Amorim, Angelo Maurício deTendo em vista o crescimento da população no que diz respeito ao seguimento idoso, este trabalho foi desenvolvido a partir do que vem sendo discutido nos estudos científicos sobre os significados atribuídos a práticas de lazer pelo público idoso, tomando como base de dados o Google Acadêmico e Periódicos CAPES, com período específico 2003. Dessa forma a pesquisa teve como questionamento: quais os significados são atribuídos às práticas de lazer para idosos a partir das evidencias científicas publicadas em periódicos do Google Acadêmico e Periódicos CAPES? Assim como, os seguintes objetivos específicos: investigar quais os tipos de textos estão sendo publicado sobre sentidos e significados de lazer para idosos no Google Acadêmico e Periódicos CAPES; identificar o que os estudos científicos no Google Acadêmico e Periódicos CAPES estão discutindo sobre os sentidos e significados das atividades de lazer dos idosos e analisar a partir das publicações no Google Acadêmico e Periódicos CAPES sobre práticas de lazer como fator de saúde, socialização e consequente qualidade de vida de idosos. Para o desenvolvimento do texto utilizou-se da pesquisa bibliográfica, sendo realizado o diálogo com a produção do conhecimento com base nas categorias levantadas. De acordo com os resultados encontrados nas bases de dados, o lazer ou atividades de lazer relaciona-se a algum dos interesses culturais, recebendo assim, classificações da literatura empírica e conceitual, uma vez que, as vivencias tem como finalidade a melhoria ou amenizar doenças físicas, psicológicas e comportamentais acometidas durante o processo do envelhecimento humano.
- ItemPropostas pedagógicas na educação física escolar e saúde: um importante desenrolar histórico(2013-11-10) Jesus, Elaine Freitas de; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Estrela, Rafael Leal Dantas; Amorim, Angelo Maurício deA compreensão das características evolutivas das concepções pedagógicas da Educação Física no campo da Saúde pode representar forte aliada no contexto educacional na proteção e desenvolvimento das comunidades. Então, este estudo objetiva discutir as questões fundamentais das abordagens pedagógicas da saúde na EF escolar, incluindo debate quanto a base conceitual das questões fundamentais da AF e Saúde. Para este fim foi realizada pesquisa bibliográfica (GIL, 2002). Desta maneira, observou-se que a atuação profissional com o enfoque na saúde, requer do profissional uma abordagem que contemple a saúde e a qualidade de vida, para isso a inserção da educação em saúde é apontada como a concepção pedagógica que de fato corrobora para mudanças significativas aos hábitos sedentários, propiciando assim a busca da saúde e qualidade de vida. Sendo assim, é necessário repensar como estas concepções têm sido interpretadas sobre o enfoque de promoção da saúde no âmbito escolar.