Bacharelado em Educação Física - DCH4
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Navegando Bacharelado em Educação Física - DCH4 por Autor "Amorim, Alexandra da Paixão Damasceno de"
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- ItemDança afro-brasileira como conteúdo nas aulas de Educação Física escolar: uma proposta pedagógica para a Escola Valtenci Rocha Levi.(2015-11-12) Silva, Geisa Alves da; Amorim, Alexandra da Paixão Damasceno de; Amorim, Angelo Maurício de; Maturino, ElmoEssa monografia vem ampliar as pesquisas e discussões acerca da dança de matriz africana no espaço escolar. Essa temática vem promovendo inúmeras discussões a respeito dos benefícios físicos e sociais que a dança afro-brasileira promove no alunado, bem como à sociedade como um todo. Utilizamos a abordagem qualitativa tendo como base teórica a pesquisa bibliográfica, tomando como referência alguns textos e artigos. Nesse sentido, o objetivo proposto é o de investigar, por meio de intervenções, as implicações da dança afro-brasileira como conteúdo das aulas de educação física escolar, embasando-se na lei 10.639/03. Trata-se de uma pesquisaação, realizada no período de 13/06 à 12/09/2015, na Escola Valtenci Rocha Levi da cidade de Uibaí-BA. Participam, enquanto sujeitos da pesquisa cerca de 20 alunos na faixa etária entre 13 e 14 anos, entre meninos e meninas, valendo-se como instrumentos para coleta de informações, relatórios de campo e questionários, aplicados antes e após as intervenções. Constatando-se a compreensão dos alunos sobre a cultura afro-brasileira, e a importância da sua inclusão como conteúdo das aulas de Educação Física escolar, sendo este um valioso instrumento de ação pedagógica que podemos utilizar para promover o conhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira dentro da escola.
- ItemA dança afro-brasileira como proposta pedagógica na escola Malê Debalê.(2013-11-11) Souza, Haialla Pereira de; Amorim, Alexandra da Paixão Damasceno de; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Amorim, Angelo MaurícioEssa monografia foi produzida no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Tem como problema investigativo: de que maneira o conhecimento da dança Afro-Brasileira está inserida na Escola Municipal Malê DeBalê? Como hipótese, reconhecemos que a dança Afro-Brasileira se trata de um conteúdo que, para ser devidamente inserido no cotidiano das aulas, precisa de profissionais qualificados para ensiná-la desde a sua história aos movimentos corporais. A pesquisa tem como objetivos identificar, dentro do projeto político pedagógico, a concepção curricular da dança Afro-Brasileira na E.M.M.D e analisar a prática pedagógica do conhecimento da dança Afro-Brasileira na mesma. O tipo de pesquisa realizada foi documental, abordando estudo de caso e teve como fundamentação teórica principal BARRETO (2008); NANNI (2008); RANGEL (2002). A pesquisa desenvolvida nos garantiu reconhecer de que forma o conhecimento da dança Afro-Brasileira está inserido na Escola Municipal Malê DeBalê.
- ItemEducação física escolar no ensino médio: um estudo sobre gênero e motivação em escola da rede pública de Jacobina-Bahia(2013) Barbosa, Jacqueline Silva; Amorim, Ângelo Maurício; Amorim, Alexandra da Paixão Damasceno de; Costa, Salomão Cleomenes LimaO intuito desse estudo foi refletir sobre as causas que levam a (des) motivação dos alunos do ensino médio nas aulas de Educação Física de uma escola pública na cidade de Jacobina, Bahia. As informações aqui expostas e discutidas surgiram da experiência durante o estágio supervisionado e ainda enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID. Para tanto, esse trabalho possui como objetos de estudo a Educação Física no ensino médio, gênero e motivação e é fruto de uma pesquisa exploratória descritiva de natureza qualitativa e quantitativa. Tendo como principais objetivos descrever os aspectos da realidade da educação física escolar no ensino médio, bem como demonstrar como se dá às diferenças existentes entre os gêneros nestas aulas, além de identificar os fatores que podem (des) motivar os alunos de uma escola da rede publica na cidade de Jacobina-Ba, para que seja possível refletir acerca de estratégias motivacionais que contemple todos os alunos do Ensino Médio. Para esclarecer o objetivo foi feito inicialmente um levantamento de informações nas mais diversas literaturas da área e uma pesquisa de campo utilizando o método de entrevista semiestruturada, que permite o diálogo entre a teoria e as informações coletadas. Tais procedimentos são imprescindíveis, pois contribuirão para a análise das informações baseando-se em materiais do campo da Educação Física e de estudos feitos em relação às questões de gênero e motivação. Considera-se que ao final deste processo de investigação, que eu seja capaz de compreender e refletir acerca da problemática, para poder elencar possíveis sugestões que serão incluídas de forma significativa objetivando direcionamentos para estudos e ações futuras.
- ItemPossibilidades pedagógicas para o ensino da educação física no EJA(2013) Paula, Clívia Silva de; Amorim, Ângelo Maurício de; Amorim, Alexandra da Paixão Damasceno de; Costa, Salomão Cleômenes LimaEste trabalho possui como objeto de estudo a Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e é fruto de uma pesquisa bibliográfica de natureza predominantemente qualitativa. Tendo como objetivo apresentar possibilidades pedagógicas para o ensino da Educação Física na formação dos alunos que cursam Educação de Jovens e Adultos. Para esclarecer o objetivo foi feito um levantamento de informações e diálogo com a literatura, materiais estes indispensáveis e que facilitou a analise das informações baseando-se em materiais do campo da Educação Física e de estudos feitos em relação à EJA. Foi possível fazer a discussão da relação entre esses dois segmentos da educação, construindo assim o processo teórico/metodológico, sendo possível constatar que EF e EJA podem se relacionar trazendo resultados satisfatórios e benéficos para o público a que atende essa modalidade. É perceptível, também, que a EF ganha importância no seu cotidiano, e deve ser reconhecida como componente curricular sendo esta, extremamente rica para a formação do alunado em sua totalidade.