Bacharelado em Educação Física - DCH4
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Navegando Bacharelado em Educação Física - DCH4 por Autor "Amorim, Ângelo Maurício de"
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- ItemBase triangular: capoeira, educação física e ensino fundamental I(2014) Trindade, Taise Reis da; Amorim, Alexandra da Paixão Damasceno; Amorim, Ângelo Maurício de; Costa, Salomão Clêomenes LimaEsta pesquisa trata-se de um estudo a respeito do conhecimento da capoeira e suas implicações na Educação Física e no contexto escolar. Tem como objetivo analisar as contribuições do conhecimento capoeira na prática pedagógica nas aulas de educação física do ensino fundamental I. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, do tipo descritivo e os procedimentos para levantamento de dados ocorreu por meio de artigos científicos, monografias e dissertações digitalizadas. Efetivou-se com este estudo um apanhado de autores com abordagens pedagogicamente distintas, que discorrem sobre o tema proposto, com argumentos, ideias, colocações, como as de Campos (2001) e Brasil (2014), com atuação de maneira direta e indireta sobre todos os aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor da criança, procurando alcançar uma resposta ao problema colocado na pesquisa. Priorizou-se na investigação algumas conexões entre Educação Física, Ensino Fundamental I e a Capoeira; o que desencadeou numa amostragem das contribuições da capoeira, como conteúdo pedagógico na educação física, por meio de uma discussão embasada nos objetivos e conteúdos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Concluiu-se que o conhecimento da capoeira sendo analisada e contextualizada de maneira (teórica e prática) e de forma continuada, pode contribuir significativamente como recursos pedagógicos com elementos corporais, rítmicos, musicais, históricos e culturais.
- ItemO "corpo na escola" e o "corpo da escola": uma análise à luz da educação física.(2010-11-10) Maia, Alan Linhares Silva; Sousa, Francisco de Sales Araújo; Nunes, Fábio Santana; Amorim, Ângelo Maurício deO corpo sempre foi uma construção cultural, representando diferentes papéis e significados, sendo, muitas vezes, utilizado como instrumento de poder e de veiculação de ideologias dominantes. É na Idade Antiga que se configura uma das primeiras maneiras de conhecer e tratar o corpo. Mantê-lo em harmonia com a natureza ou o cosmo era condição primordial para sua educação. É também nesse período histórico que tem início a visão dicotômica corpo-alma, com o lento processo de ocultamento do corpo, de sua depreciação e negação. Para Platão, o corpo era prisão e veículo da alma, simbolizando o mal. Aristóteles acreditava que a alma era a forma e o corpo a matéria na constituição da natureza humana. Alguns séculos mais tarde, mais precisamente nos séculos I e II, a institucionalização do dualismo entre corpo e alma preparou o terreno para as concepções Cristãs. Para Descartes, é somente ao espírito e não ao composto de espírito e corpo, que compete conhecer a verdade das coisas. Esta visão dicotômica não é algo restrito aos séculos passados, pois o vemos ainda nos dias de hoje, é uma lógica de funcionamento escolar orientada pelo pressuposto de que “Penso, logo existo”, inspirando e definindo propostas pedagógicas e roteiros escolares, supervalorizando o intelecto e desprezando o corpo. Vivemos em uma sociedade em que a aparência física se tornou a chave para o sucesso. A escola se constituiu tendo uma de suas tarefas, disciplinar mentes e corpos, moralizando e padronizando comportamentos. Atualmente a escola brasileira é uma instituição totalmente destituída de corpo. Este trabalho tem como objetivo geral evidenciar como o corpo vem sendo utilizado como objeto de intervenção para reproduzir, na escola, os interesses das classes dominantes e, como problema, como a Educação Física, no espaço escolar, vem contribuindo para (des)construir o projeto de corpo estereotipado em nossa sociedade? Para chegar ao nosso objetivo foi realizada uma Pesquisa Bibliográfica, pois como diz Gil (2002, p. 44), “a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”. A principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla que aquela que poderia pesquisar diretamente. A escola, e principalmente a Educação Física, vem contribuindo para a formação de pessoas sem autonomia, que desconhecem seus próprios corpos, suas possibilidades e seus limites.
- ItemDança e educação física: passos e diálogos possíveis.(2010) Rios, Rita de Cássia Alves; Motta, Margarida Seixas Trotte; Costa, Salomão Cleomenes Lima; Amorim, Ângelo Maurício deEste trabalho apresenta um estudo a respeito de uma aproximação plausível entre as disciplinas dança e educação física, destacando os passos e diálogos possíveis para a construção de reflexões e pensamentos críticos relacionados à temática abordada. Envolve inquietações e questionamentos a esse respeito caracterizandose enquanto uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de mostrar a importância da interdisciplinaridade entre as disciplinas dança e educação física escolar, certificando os benefícios que a mesma proporciona ao desenvolvimento da criança e as possibilidades de trabalho com este componente, para que assim possa entendê-la dentro do processo de ensino aprendizagem desenvolvido pela educação física. A presente investigação desenvolve-se na perspectiva de estudo bibliográfico por meio de leituras de livros, artigos, produções acadêmicas, revistas e textos os quais foram o referencial teórico de minha pesquisa, dando-me subsídios e autoridade para dialogar sobre o assunto. Este estudo partiu da hipótese de que a dança enquanto disciplina abordada nas aulas de educação física viabilizaria um trabalho mais rico e dinâmico para o professor, possibilitando o mesmo a sair da esportivização e ampliando seu leque de atividades, portanto, capacitando os professores, estes descobririam novas possibilidades e recursos a serem ministrados nas aulas de educação física, e teve como problema o despreparo dos professores de educação física para ministrar aulas baseadas na interdisciplinaridade das disciplinas dança e educação física, deixando assim de trabalhar elementos específicos oferecidos pela disciplina dança. As análises e reflexões contempladas neste trabalho estão fundamentadas em autores considerados referência nas pesquisas sobre dança e educação física, a relação existente entre essas duas disciplinas e os limites e possibilidades que norteiam a prática pedagógica dos professores que se dedicam a trabalhar essa temática em sala de aula, entre eles estão: Nanni, D. (1995); Coletivo de autores (1992); Oliveira, V. M. de. (1990); Marques, I. A. (2007); Gaspari, T. C. (2005).
- ItemDitadura militar e o ensino do esporte no Brasil(2012) Silva, Geane Rodrigues da; Rocha Filho, Hamilton Heroclides; Silva, Rosimary dos Santos; Almeida, Sandra Conceição Soares; Amorim, Ângelo Maurício de; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Teixeira, Leila Maria Prates; Estrela, Rafael Leal DantasEsta pesquisa possui como área temática a Ditadura Militar e o Ensino do Esporte no Brasil, onde foi discutida e analisada a evolução histórica do esporte como conteúdo especifico da Educação Física e como fenômeno social, abordando a relação entre a Educação, a Educação Física e o esporte com o período da Ditadura Militar no Brasil, analisando também os ranços e avanços no ensino da Educação Física pós 1985. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, com os seguintes objetivos: contextualizar o histórico do esporte e da Ditadura Militar no Brasil; descrever como os militares utilizaram o ensino do esporte para promover a ideologia, o civismo e a disciplina do regime no espaço escolar e; identificar os ranços e os avanços da Ditadura Militar no ensino do esporte nas aulas de Educação Física Escolar. Baseando-se nos estudos de Oliveira (2009), Melo (1999), Tubino (2001), Bracht (2005), Ghiraldelli (1988) e outros que encaminharam e fundamentaram este trabalho de pesquisa foi possível concluir que o esporte no decorrer da sua história esteve ligado aos interesses da classe dominante, portanto, não só foi privilegio da Ditadura Militar, utilizar o mesmo como aparelho ideológico do Estado. Do mesmo modo que apesar de muitos avanços pós 1985 ainda temos muitos problemas na questão da formação dos professores, ficando evidente que muitas discussões nesta área ainda se encontram no campo teórico dentro das universidades e pouco foram materializadas no cotidiano escolar.
- ItemPossibilidades didático-pedagógicas no trato da dança na educação física infantil na escola(2013) Lino, Eluanne Dias; Amorim, Alexandra da Paixão Damasceno; Amorim, Ângelo Maurício de; Mussi, Ricardo Franklin de FreitasEsta pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa aborda a relação da dança como conteúdo na educação física infantil com o aporte teórico de algumas abordagens da educação física, sendo elas: Psicomotricidade, Desenvolvimentista, Construtivista, Crítico-emancipatória, Crítico-superadora e Cultural, tendo como objetivo explorar através das obras de autores que defendem o uso dessas abordagens pedagógicas para um ensino mais íntegro da criança, devendo valer-se da sistematização que esses fazem da dança na educação infantil. Baseando-se nos estudos de Jean Le Boulch, Go Tani, João Batista Freire, citados por Darido (2008), Soares (et. al, 2009), Elenor Kunz (2006) e Jocimar Daolio(1995). Conclui-se que a dança na educação física infantil atrelada às abordagens da educação física se faz adequada para a realização de um trabalho íntegro, onde a criança vivencia, compreende e realiza modificações em sua relação consigo mesma, com o outro e com a vida.
- ItemPossibilidades pedagógicas para o ensino da educação física no EJA(2013) Paula, Clívia Silva de; Amorim, Ângelo Maurício de; Amorim, Alexandra da Paixão Damasceno de; Costa, Salomão Cleômenes LimaEste trabalho possui como objeto de estudo a Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e é fruto de uma pesquisa bibliográfica de natureza predominantemente qualitativa. Tendo como objetivo apresentar possibilidades pedagógicas para o ensino da Educação Física na formação dos alunos que cursam Educação de Jovens e Adultos. Para esclarecer o objetivo foi feito um levantamento de informações e diálogo com a literatura, materiais estes indispensáveis e que facilitou a analise das informações baseando-se em materiais do campo da Educação Física e de estudos feitos em relação à EJA. Foi possível fazer a discussão da relação entre esses dois segmentos da educação, construindo assim o processo teórico/metodológico, sendo possível constatar que EF e EJA podem se relacionar trazendo resultados satisfatórios e benéficos para o público a que atende essa modalidade. É perceptível, também, que a EF ganha importância no seu cotidiano, e deve ser reconhecida como componente curricular sendo esta, extremamente rica para a formação do alunado em sua totalidade.