Licenciatura em Pedagogia - DEDC12
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC12 por Autor "Machado, Cátia Neves"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAvanços, retrocessos e contradições na educação infantil do/no campo: apontamentos de pesquisa(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-16) Machado, Cátia Neves; Batista, Hellen Karen Santos; Trindade, Domingos Rodrigues da; Baleeiro, Leidjane FernandesO presente estudo, inserido na linha de pesquisa, Políticas públicas, Práticas Educativas e Sujeitos da Educação do Campo, teve por objetivo geral, analisar os avanços, retrocessos e contradições apontados nas pesquisas desenvolvidas sobre a Educação Infantil do/no Campo no periodo delimitado de 2014 a 2024, e como objetivos específicos: mapear as produções sobre Educação Infantil do/no Campo; identificar e discutir os avanços, retrocessos e contradições na oferta da educação infantil do/no campo. Este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, através de um levantamento em três bancos de dados: Biblioteca virtual e fisica da UNEB, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Google Acadêmico. A fundamentação teórica perpassa por autores que abordam os princípios e fundamentos da Educação do Campo e sobre os direitos da Educação Infantil nas escolas do/no Campo: Soares, Pasuch e Silva (2012), Brasil (2002), Silveira,(2015),Vieira, Coutinho, Leal e Santos(2023). Os resultados encontrados por meio das análises dos trabalhos, revela que nos tempos atuais, houve conquistas importantes na garantia do direito à educação das crianças pequenas residentes no campo, mas ainda assim, persistem desafios a serem enfrentados, como o acesso à educação, a qualidade do ensino e o reconhecimento das especificidades relativas à infância, às práticas pedagógicas e à cultura das crianças do campo.