Bacharelado em Turismo e Hotelaria - DCH1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Turismo e Hotelaria - DCH1 por Autor "Bandeira, Ariadna da Silva"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA carne nova no pedaço: o turista LGBT dos territórios GLS de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2014-12-17) Silva , Anderson da Cruz; Sousa , Larissa Montenegro Batista; Bandeira, Ariadna da Silva; Sá, Natalia Silva Coimbra de; Santos, Tadeu Bello dosA busca por novos mercados e segmentos contribui para que o turismo continue incrementando sua atividade econômica. O público homoafetivo vem ganhando visibilidade no cenário internacional e nacional do turismo, principalmente devido às conquistas dos movimentos sociais. Em decorrência disto e das características do consumidor, que deseja um produto diferenciado e personalizado de acordo com os seus interesses, o turismo de lésbicas, gays, bissexuais e trans (LGBT) passa a ser pauta. Este público ao longo das últimas décadas tem estabelecido territórios para gays, lésbicas e simpatizantes (GLS) e construído territorialidades, o que contribui tanto para sua visibilidade quanto para o crescimento da capacidade de atrair turistas LGBT das cidades onde este fenômeno se estabelece. Salvador, capital do estado da Bahia, se destaca nacionalmente enquanto destino de turistas deste segmento. Neste sentido, o objetivo desta monografia é analisar o perfil dos turistas LGBT que visitam ambientes declaradamente GLS na cidade de Salvador/BA. Este é um trabalho exploratório e descritivo que utilizou pesquisa bibliográfica e documental, através de entrevistas e formulários, para alcançar alguns dos resultados obtidos, como o diagnóstico do seu poder aquisitivo, escolaridade e hábitos de viagem. Os resultados apontam que estes turistas apresentam particularidades comportamentais como consumidores de produtos, que eles buscam um turismo de lazer e diversão, mas sem deixar de consumir os espaços culturais e históricos da cidade.
- ItemA conservação do meio ambiente: um estudo sobre o Projeto Tamar/Base Arembepe, Camaçari-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-12) Meneghetti , Vanessa Ribeiro; Bandeira, Ariadna da Silva; Oliveira, Fabiano Viana; Silva, Flavia Souza daA conservação ambiental deve ser suscitada para se permitir que gerações futuras usufruam dos recursos naturais, culturais, sociais, etc., uma vez que meio ambiente é definido por todas estas interações entre o homem e a natureza. Os órgãos governamentais e as organizações do terceiro setor, como as organizações não governamentais e as fundações, contribuem para a proteção do meio ambiente. As organizações civis do terceiro setor desenvolvem programas em prol dos interesses da coletividade com diversas finalidades, dentre elas a defesa do meio ambiente, em atividades educativas que promovem o uso sustentável de uma Área de Proteção Ambiental, por exemplo, junto à comunidade e para a prática do turismo. Os trabalhos de estudo e pesquisa desenvolvidos pela Fundação Pró-Tamar, utilizando uma espécie bandeira em seus Centros de Visitantes facilitam a comunicação com as pessoas a serem sensibilizadas através da educação ambiental. E este turismo, sustentável, causa mudança de atitude e comportamento dos turistas, pois este prima pelo respeito na troca das experiências. E é a partir dessa visão que o principal objetivo deste trabalho é analisar as ações do Projeto Tamar de Arembepe, Camaçari-Ba para a conservação do meio ambiente litorâneo, por meio da educação ambiental para a sensibilização do visitante/turista e ações específicas. Para tanto, foi utilizada a abordagem qualitativa permitindo a análise das atitudes, motivações e valores sensibilizados nos visitantes do Projeto Tamar de Arembepe. Os resultados mostram que a sensibilização do visitante ocorre contribuindo para a disseminação dos princípios da conservação do meio ambiente.
- ItemA prática do mergulho recreacional como atividade turística(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-17) Santos , Paulo Jorge da Hora dos; Feitosa, Ana Paula; Guaré, Sandra Regina Corrêa; Bandeira, Ariadna da Silva; Silva , Francisca de Paula Santos daA costa litorânea de Salvador, principalmente a Baía de Todos os Santos, possui elementos favoráveis à prática do mergulho recreacional. Este estudo buscou a caracterização destes elementos através de levantamentos bibliográficos e técnicas exploratórias de pesquisa a fim de possibilitar uma abordagem relacionando o turismo sustentável, o lazer, a recreação e o mergulho recreacional; evidenciar elementos naturais e artificiais submersos, favoráveis à prática do mergulho de lazer na Baía de Todos os Santos e demonstrar a importância das práticas sustentáveis para o desenvolvimento do mergulho recreacional nesta baía. Desta forma, verificou-se que apesar de a área estudada possuir características naturais e elementos artificiais que se configuram em pontos atrativos para mergulhadores recreacionais, o reconhecimento legal da atividade e a utilização de práticas sustentáveis são necessários para o desenvolvimento do mergulho recreacional na área investigada.
- ItemA qualidade do serviço de transporte coletivo e sua interface com o turismo: estudo do Terminal de ônibus do Aeroporto de Salvador - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2013-07-15) Pereira , Lanna Jéssica Souza; Nascimento , Lucas Macedo; Santos, Tadeu Bello dos; Bandeira, Ariadna da Silva; Silva, Emília Maria SalvadorO presente trabalho buscou realizar um estudo sobre a realidade do Terminal de Transporte Coletivo por ônibus do Aeroporto Internacional Dep. Luís Eduardo Magalhães, em Salvador – BA, tomando por base a opinião daqueles que chegam à cidade por via aérea para o levantamento de dados. No que se refere a isso, foram coletadas informações de 30 visitantes, cujas informações foram tabuladas para análise. Para tanto, foi feita uma revisão de literatura sobre os históricos do transporte coletivo, e também como este se deu na cidade de Salvador, além das abordagens sobre conceitos de qualidade e da relação do transporte coletivo urbano com o Turismo. Os resultados apresentaram, de uma maneira geral, uma boa avaliação do objeto estudado, mas apontou diversos aspectos que necessitam de melhorias e que afetam negativamente a experiência daqueles que vistam a cidade e desejam utilizar o serviço de transporte coletivo por ônibus.
- ItemA qualidade do serviço no Terminal Rodoviário de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-10) Souza , Marizete Santos de; Bandeira, Ariadna da Silva; Silva, Ana Paula Costal da; Silva, Flavia Souza daAs pessoas estão sempre em busca de bens e serviços que atendam as suas necessidades, exigindo cada vez mais do mercado a excelência na prestação destes serviços. Neste contexto insere-se a qualidade de serviços constituindo-se em um aspecto determinante para a manutenção de qualquer organização frente ao mercado competitivo. Deste modo, esta monografia aborda a qualidade de serviços no Terminal Rodoviário de Salvador sob a percepção dos usuários com relação aos serviços que são prestados pelos estabelecimentos existentes no mesmo. O Terminal Rodoviário de Salvador é administrado pela organização Sinart e começou a ser construído em 1972 para atender a demanda de crescimento da cidade. Construído em arquitetura moderna condizente ao desenvolvimento a qual a cidade passava, foi inaugurado em 1974, e ao longo dos anos passou por vários processos de reformas e ampliações de suas instalações visando oferecer maior comodidade aos seus usuários. Para a contribuição deste estudo monográfico, discutiu-se a relação entre o turismo e os meios de transportes, onde o Terminal Rodoviário de Salvador encontra-se inserido, apresentando sua história e características, bem como a gestão da qualidade de serviços em suas instalações. O objetivo que norteou este trabalho foi o de avaliar o Terminal Rodoviário e se os serviços que são ofertados pelo mesmo estão atendendo as necessidades de seus usuários. Para a consolidação desse objetivo, foi definida a qualidade em si, e como ela se torna um elemento importante para o desenvolvimento da qualidade de serviços na área do Turismo, assim como a qualidade de serviços ofertados no Terminal mediante a ótica de seus usuários. Com esta pesquisa pôde-se observar que a satisfação do consumidor está ligada a maneira de como a administração atua para atender as necessidades de seus usuários.
- ItemA Sala do Coro do Teatro Castro Alves sob a ótica do turismo cultural(Universidade do Estado da Bahia, 2008-12-15) Almeida , Bruno Eduardo Vinhas de; Bandeira, Ariadna da Silva; Lima, Carmen Lúcia Castro; Reis, Rosana Santana dosO teatro é uma das mais antigas linguagens da arte exercida pelo ser humano, como tal é reconhecido como parte da cultura mundial e traz em seus textos, montagens e apresentações especificidades do local onde ocorre. O turismo, atividade econômica em voga na sociedade moderna, utiliza-se da cultura como forma de atrativo para um destino, alia-se à economia da cultura para fomentar os produtos culturais de uma localidade e, então, apropriar-se desta cultura como oferta para o desenvolvimento de suas atividades. O presente estudo apresenta uma análise do público dos espetáculos teatrais apresentados na Sala do Coro do Teatro Castro Alves e do seu público potencial visando a avaliação destes como atrativo potencial para o turismo cultural da cidade de Salvador. O trabalho visa ressaltar a importância de se rever o teatro (espetáculo) como forma de manifestação cultural e analisá-los como opção à diversificação da oferta do turismo cultural na capital baiana.
- Item“África além dos Safáris?” Uma leitura de imagens em sites de operadoras de turismo e Destination Management Companies(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-04) Navarrete, Vivian Andrea Arango; Sá, Natalia Silva Coimbra de; Viñal Júnior, José Veiga; Velasco, Miriam Medina; Bandeira, Ariadna da SilvaHá no sensível um poder extraordinário. A literatura indica que no turismo, assim como no mundo, a imagem é especialmente importante e poderosa para manter ou mudar a imagem de um destino turístico, principalmente quando se tem o poder e acesso aos meios de comunicação. Dentre os continentes, a África se destaca, cada vez mais, como importante destino turístico no mercado mundial. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a(s) imagem(ns) projetada(s) e promovida(s) da África como destino turístico em 2022 a partir das imagens divulgadas nas páginas web das operadoras de turismo e Destination Management Companies (DMC) especializadas neste continente, associadas à African Travel and Tourism Association (ATTA), com sede na África e Europa, utilizando a concepção de imagem de Augusto Boal (2009). Em termos metodológicos a pesquisa é exploratória, básica e qualitativa com traços quantitativos. Em termos do procedimento, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com levantamento, registro, tratamento e categorização de dados a partir das informações disponíveis nas páginas web das empresas identificadas na ATTA e depois organizadas e filtradas usando categorias de palavras. A leitura da(s) imagem(ns) da palavra África no turismo, e se a(s) mesma(s) vão além do safári, foi feita ao relacionar entre si informações de palavras associadas a três questões observadas nas 125 empresas associadas à ATTA e que, após os filtros, só trabalham no continente africano. A primeira questão, associada à correspondência espacial de regiões e países ofertados pelas empresas quando usam a palavra África no nome; a segunda, comparando a primeira foto que aparece nas páginas web das empresas junto com as palavras mais repetidas nos slogans das mesmas; e a terceira, percebendo quantas das empresas ainda oferecem o safári como atrativo principal do continente. Essa leitura combinada de palavras e imagens aponta, de modo geral, que considerando os critérios de que a imagem do safári construída pelos ingleses está associada aos 5 grandes animais (leão, rinoceronte, elefante, leopardo e búfalo), aos acampamentos, aos jeeps ou a outros elementos como a câmera fotográfica ou as roupas. Registra-se que em relação ao sensível (primeiras fotos), o 84,2% das empresas da Europa e 74,74% das empresas com sede na África ainda usam imagens associadas ao safári e em relação ao simbólico o 89,48% das empresas com sede na Europa e 81,82% das empresas com sede na África fazem o mesmo. Safári este popularizado pelos ingleses, opressores que se destacam na história do turismo do continente, ao serem autores, ainda, da imagem que mexe com os sentidos dos viajantes.
- ItemAnálise da qualidade de atendimento nos postos de informações turísticas da cidade de Salvador, gerenciados pela BAHIATURSA, sob a perspectiva do turista(Universidade do Estado da Bahia, 2014-12-17) Silva, Ayana Souza da; Conceição Júnior , Edjan Bispo da; Simões , Julia Ferreira Mangueira; Bandeira, Ariadna da Silva; Souza, Constância Maria Borges de; Salvador , Maria EmíliaA atividade turística pode ser compreendida como uma coletânea serviços. Dentro dessa perspectiva, no ambiente competitivo do mercado turístico, a qualidade do serviço se caracteriza como um atributo na fidelização dos turistas que consomem determinado destino. No que tange às responsabilidades do poder público na garantia da funcionalidade da estrutura turística, estão a oferta de serviços básicos de infraestrutura e a sistematização e difusão de informações turísticas. Dessa forma, pode-se compreender o serviço de informação ao turista como uma ferramenta indispensável de promoção turística e orientação, visto que, muitas vezes, o atendimento nestes estabelecimentos se constitui como o primeiro contato do viajante com o seu destino. Nesse sentido, esta pesquisa buscou explorar a qualidade dos serviços turísticos, cujo tema específico foi a análise da qualidade do atendimento nos postos de informações turísticas da cidade de Salvador, gerenciados pela Empresa de Turismo da Bahia – BAHIATURSA S/A, sob a perspectiva do turista. Para a coleta de informações, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e de campo, contando com aplicação de formulários, questionários e entrevistas junto ao público de turistas, atendentes dos postos de informações e representantes da Diretoria de Serviços Turísticos – DST da Bahiatursa. A partir da interpretação dessas leituras pode-se conceber o perfil dos turistas que visitam postos de informações na cidade de Salvador, bem como a avaliação dos mesmos diante do serviço oferecido nestes estabelecimentos.
- ItemCorrida de rua em Salvador como nova percepção turística na cidade de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-26) Vilaronga , Érica; Andrade , Fernanda; Bandeira, Ariadna da Silva; Silva, Emília Maria Salvador da; Santos, Tadeu Bello dosA corrida de rua é uma prática esportiva que, em amplo crescimento, tem impulsionado o mercado turístico da cidade receptora. Isso por que muitos dos inscritos viajam para outras cidades a fim de participar das inúmeras competições, o que implica na existência de infraestruturas necessárias como hospedagem, alimentação e entretenimento para receber tanto os participantes, quanto seus acompanhantes. Dessa forma presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência das corridas de rua na potencialidade do turismo na cidade de Salvador. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas não diretiva com responsáveis pelos órgãos regulamentadores para a execução das corridas de rua, além dos responsáveis pelas instituições organizacionais. Os resultados revelaram que Salvador apresenta potencialidades para a expansão da modalidade corrida de rua como fator de desenvolvimento da cidade como um pólo turístico esportivo.
- ItemEmpreender através da segmentação de mercado: o caso da Felicity Viagens e Turismo(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-05) Nascimento, Isabela Valadares da Silva; Silva, Marina Leão Costa da; Bandeira, Ariadna da Silva; Pereira, Aliger dos Santos; Silva, Emilia Maria SalvadorA atividade turística pode ser segmentada tanto pela oferta quanto pela demanda, sendo esta a mais recente tendência no mercado. Dentro desta perspectiva, os empresários do trade turístico têm buscado se especializar em determinados grupos sociais, sendo esta uma forma de fidelizar o cliente e assim manter o seu negócio no mercado. Por este ângulo, esta pesquisa estudou a segmentação de mercado pela demanda no turismo, cujo objetivo específico foi analisar os elementos que possibilitaram a criação da Felicity Viagens e Turismo – uma agência de viagens voltada para o público batista. Para a coleta de informações, foi utilizada, por exemplo, a pesquisa bibliográfica e de campo, com a realização de entrevistas com representantes de órgãos institucionais – Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e Sindicato das Empresas de Turismo (SINDETUR) -, representante da Igreja Batista, proprietários da agência de viagens em estudo, além de questionários aplicados com os clientes assíduos da mesma. Assim, a partir deste estudo foi evidenciada uma forma de empreendedorismo em um mercado saturado, bem como os elementos que possibilitaram a criação da Felicity Viagens e Turismo, além de explanar características de seus clientes.
- ItemLavagem da Igreja de Nossa Senhora da Purificação em Irará- BA: uma perspectiva para o turismo cultural(Universidade do Estado da Bahia, 2013-07-17) Lima , Leonardo Cerqueira; Oliveira , Marcus Vinícius Maia de; Reis, Rosana Santana dos; Gomes Sobrinho, Lirandina; Bandeira, Ariadna da SilvaO turismo constitui-se como uma atividade multifacetada e, no mundo atual, é responsável pela movimentação da economia de diversas localidades. A cultura e os bens culturais são fatores que revelam a identidade e os costumes de um povo, por isso muitas vezes são promovidos turisticamente com vistas a fomentar o turismo, gerando receitas e contribuindo para a conservação do patrimônio cultural do local. A esse segmento que faz uso da cultura para atrair turistas e proporcioná-los experiências significativas dá-se o nome de turismo cultural, o qual tem crescido consideravelmente. Nesse contexto está inserida a Lavagem da Igreja de Nossa Senhora da Purificação, um dos grandes expoentes do patrimônio cultural de Irará. O estudo dessa manifestação popular tem como objetivo analisar os aspectos da Lavagem da Igreja de Nossa Senhora da Purificação no município de Irará como atrativo para o turismo cultural. Foram utilizadas, portanto, os métodos de pesquisa histórico, monográfico, além de pesquisa campo, com aplicação de questionários entre os frequentadores do festejo. No decorrer do trabalho são analisados ainda conceitos e reflexões acerca do turismo, cultura e manifestações culturais, bem como aspectos relevantes do município e da festa. Ao final, depreende-se que a Lavagem da Igreja de Nossa Senhora da Purificação tem potencial para se configurar como atrativo para o turismo cultural em Irará, no entanto, mudanças em alguns setores são necessárias para que a mesma possa ser utilizada pela atividade turística, melhorando a economia da cidade e mantendo a tradição da cultura iraraense.
- ItemO museu como incremento na atividade turística de Salvador: estudo de caso Museu da Misericórdia(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-27) Conceição , Marizete da; Sousa, Leliana Santos de; Bandeira, Ariadna da Silva; Sá, Natália da Silva Coimbra deO objetivo desse estudo é analisar a inserção do Museu da Misericórdia como interface no turismo de Salvador, buscando conhece até que ponto, esse museu contribui para a atividade turística da cidade. Retratando assim a relação intrínseca da Santa Casa de Misericórdia da Bahia com a cidade de Salvador pela difusão do seu patrimônio. O método de procedimento é o estudo de caso, mediante entrevista semi-estruturada e aplicação de formulário, além de analisar os registros de visitação. E, por isso, esse estudo salienta mais um conhecimento para o meio acadêmico contribuindo com os diversos estudiosos, pesquisadores nas diversas áreas das ciências humanas e sociais e principalmente para o curso de Turismo e a Museologia. O estudo considera que o Museu da Misericórdia contribui com a sua natureza simbólica na construção da identidade e memória coletiva da cidade algo de estimado valor para a atividade turística da cidade e contribui também na educação patrimonial e no processo de preservação.
- ItemProdução fumageira e cultura no Recôncavo Baiano: as indústrias Dannemann como atrativo turístico(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-03) Menezes, Aimée de Carvalho Leite; Santos, Cleomar Silva dos; Sá, Natalia Silva Coimbra de; Viñal Júnior, José Veiga; Bandeira, Ariadna da SilvaA região do Recôncavo Baiano desempenhou um papel significativo na história da Bahia e do Brasil, com contribuições históricas e culturais que moldaram sua identidade. Após a crise do açúcar, a economia da região se revitalizou com a cultura fumageira, liderada pelas indústrias Dannemann, principal produtora e exportadora de tabaco do Brasil. Este estudo do tipo exploratório, dedutivo e com abordagem qualitativa teve por objetivo analisar a atividade fumageira no Recôncavo Baiano, destacando o legado das indústrias Dannemann, sua importância na preservação da memória cultural do fumo e sua perspectiva no cenário turístico. Os dados foram coletados por meio de pesquisas bibliográficas e documental, observação de campo e entrevista, sendo analisados visando compreender os fenômenos relacionados à transformação da cultura fumageira em atrativo para o turismo de experiência no Recôncavo Baiano.