Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)
URI Permanente para esta coleção
O Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) em 05 de outubro de 2018, em nível de Mestrado Profissional, e está abrigado no Departamento de Ciências Humanas (Campus VI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) por Autor "Araujo, Ginaldo Cardoso de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAfeto que acolhe e ensina: enfrentando o racismo na creche Firmina Badaró, Palmas de Monte Alto, Sertão da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-10) Silva , Dineuza Neves da; Bastos, Luciete de Cássia Souza Lima; Araujo, Ginaldo Cardoso de; Reis, MagaliAs pessoas não nascem racistas, tornam-se racistas a partir do seu ambiente de socialização, sendo o primeiro a família e, posteriormente, a escola. Se, por um lado, a criança negra, normalmente, não sofre racismo nos seus primeiros anos de vida até que comece a ter contato fora de seu lar em diferentes meios sociais, por outro lado, a criança branca não pratica racismo até que ela seja ensinada a ignorar as diferenças identitárias e motivada a acreditar na superioridade de raças, o que pode acontecer no âmbito familiar e na escola. Considerando tal problemática, o objetivo principal desta dissertação é compreender como a Creche Firmina Badaró enfrenta o racismo de forma a não impactar no desenvolvimento psicoemocional da criança preta de forma negativa. Para buscar responder à problemática proposta, foram pensados os seguintes objetivos específicos: analisar as relações interpessoais estabelecidas no ambiente de educação formal na convivência de crianças pretas com educadores e outras crianças de pele branca; identificar de que forma as ações antirracistas, que valorizam as diferenças culturais, aparecem nas atividades desenvolvidas na instituição pesquisada e de que forma essas ações impactam no comportamento de crianças negras; produzir um manual orientador para os funcionários e pais de crianças da creche, tendo em vista minimizar, ou mesmo conter o racismo na educação da pequena infância, independentemente dos achados da pesquisa. O percurso metodológico adotado foi a abordagem fenomenológica de cunho qualitativo com elemento etnográfico, aliado aos fundamentos do Estudo de Caso. Escolhemos como Locus a Creche Municipal Firmina Badaró, pertencente ao Sistema Municipal de Ensino, localizada em uma área considerada em situação de vulnerabilidade social, no Município de Palmas de Monte Alto, no Sudoeste da Bahia. Realizamos dois procedimentos para a produção de dados, um foi a observação in loco e outro a aplicação de questionário semiestruturado, elaborado com questões objetivas e subjetivas, portanto, respondidas pelos funcionários da creche e responsáveis familiares das crianças. O embasamento teórico do presente estudo apoia-se na Psicologia do Desenvolvimento e na Educação Infantil Antirracista, visando analisar os impactos psicoemocionais na criança negra nos espaços sociais. Os resultados do estudo revelaram que os participantes desta pesquisa - educadores e pais - não negam a existência do racismo na sociedade e reconhecem, por meio das respostas no questionário aplicado, que a creche tem favorecido o diálogo e a troca entre diferentes experiências das crianças pretas e brancas, ao promover o respeito, o reconhecimento das diferenças e possibilitar um diálogo sem preconceito ou discriminação.