Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)
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O Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) em 05 de outubro de 2018, em nível de Mestrado Profissional, e está abrigado no Departamento de Ciências Humanas (Campus VI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) por Autor "Amorim, Renata de Lima"
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- ItemAs Escrevivências de Conceição Evaristo: um caminho para a construção de uma prática antirracista no ensino fundamental(Universidade do Estado da Bahia, 2025-11-14) Amorim, Renata de Lima; Fernandes, Marinalva Nunes; Silva, Monaliza Rios; Macedo, Dinalva de Jesus SantanaA pesquisa ora apresentada tem como tema Escrevivências de Conceição Evaristo: um caminho para a construção de uma prática antirracista no Ensino Fundamental, pois, visto que o espaço escolar é plural, não deve haver um modelo hegemônico de educação. Diante desta nova perspectiva, adotamos o seguinte questionamento: como as escrevivências de Conceição Evaristo podem ser um caminho para contribuir com a construção de uma prática antirracista no ensino fundamental? Com base neste questionamento, a pesquisa tem como objetivo principal analisar como a literatura produzida por Conceição Evaristo, notadamente as escrevivências presentes em suas obras, podem contribuir para a construção de uma educação antirracista no Ensino Fundamental. Esta pesquisa, trata-se de um estudo de natureza qualitativa e para o procedimento das análise dos dados, utilizamos a triangulação de dados dentro da pesquisa-ação . Os aportes teóricos do estudo são Conceição Evaristo (2005, 2009, 2016, 2017, 2020, 2021), Djamila Ribeiro (2019), Carla Akotirene (2020), Grada Kilomba (2019), Gayatri C. Spivak (2010), bell hooks (1995, 2013, 2019), Lélia Gonzalez (2020), Angela Davis (2016 e 2017), Chimamanda Ngozi Adiche (2019), Nilma Lino Gomes (2018), Patricia Hill Collins (2019), Bárbara Carine (2023), Glória Anzaldúa (2000), Sueli Carneiro (2005) e Beatriz Nascimento (2006), dentre outros. Os dados foram coletados e analisados por meio da utilização dos seguintes instrumentos e procedimentos metodológicos: questionário, análise de questionário e encontros formativos. A análise dos dados indica a importância dos estudantes refletirem sobre as escrevivênias no ambiente escolar.Os Encontros Formativos, estratégia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa, proporcionaram leituras e análises literárias, assim como a elaboração de contos por alunas e alunos, participantes da pesquisa e fundamentaram a elaboração do Produto Técnico, denominado Caderno de leitura e análise literária: Escrevivências na escola, cuja finalidade é servir de material de apoio, inspiração e recurso educacional para educadoras/es no âmbito escolar consistindo em uma ferramenta essencial para a formação de leitores que servirá também de instrumento de formação para os professores que estejam constantemente aprendendo e se adaptando às novas demandas educacionais; e, concomitantemente, promovendo uma educação de qualidade e uma aprendizagem colaborativa, estimulando a troca de saberes em um espaço de reflexão crítica sobre a prática.
- ItemCaderno de leitura e análise literária: escrevivências na escola(2025-11-14) Amorim, Renata de Lima; Fernandes, Marinalva Nunes; Silva, Claudia Rocha daA construção deste produto educacional parte do entendimento da importância que a literatura negra tem para a construção antirracista, principalmente as escrevivências de Evaristo. Este produto educacional, portanto, é uma ferramenta para o fortalecimento do pensamento crítico e da ação antirracista, promovendo a valorização da cultura negra, pois as escrevivências de Evaristo são muito mais do que relatos pessoais, são um convite à reflexão sobre a condição humana e busca pela igualdade. Esta pesquisa, de orientação metodológica qualitativa, está inserida na Linha II – Ensino, Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS, e tem como objeto de pesquisa a literatura negra brasileira como agente de uma prática antirracista no Ensino Fundamental e as escrevivências são o elemento chave para esta prática pedagógica, pois é preciso práticas e políticas contrárias ao racismo desde a primeira infância, onde tudo começa. A questão problema que direcionou a pesquisa foi: Como as escrevivências de Conceição Evaristo podem ser um caminho para contribuir com a construção de uma prática antirracista no ensino fundamental? Tendo em vista que a escola ainda é um espaço controlado pela arbitrariedade de um currículo eurocentrado, buscamos com esta pesquisa analisar de que modo as escrevivências de Conceição Evaristo podem contribuir para a construção de uma educação antirracista no Ensino Fundamental. A proposta aqui é refletir sobre o (não) lugar da mulher na literatura, com ênfase na mulher negra, evidenciando os processos de invisibilidades nos espaços marcados pela figura do homem branco e heterossexual; discutir sobre o feminismo negro e seus possíveis reflexos nas escritas literárias de mulheres negras, enquanto espaço de resistência com enfoque nas produções das escrevivências de Conceição Evaristo e debater sobre o lugar social do negro, dando ênfase ao lugar (território) da mulher negra dentro da sociedade.