Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) por Autor "Alves, Érica Valeria"
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- ItemEducação financeira de jovens e adultos: uma proposta de intervenção a partir da base nacional comum curricular(2019-09-02) Santos, Deyse Queirós; Alves, Érica Valeria; Fernandes, Manoel Joaquim; Moraes, Climério Manoel Macêdo; Santos, Jocenildes ZacariasEsta pesquisa tem como finalidade demonstrar como a Matemática pode servir como ferramenta para a promoção da Educação Financeira nas escolas. A utilização da Educação financeira como metodologia já é utilizada pelas nações desenvolvidas para provocar os indivíduos e desenvolver as sociedades, tendo como objetivo melhorar o seu entendimento na compreensão dos conceitos de produtos financeiros. O objetivo desta investigação é descrever e analisar como a Matemática Financeira, trabalhada nas aulas de Matemática da Educação de Jovens e Adultos (EJA), pode influenciar a tomada de decisão financeira, ratificando a importância da utilização de metodologias mais apropriadas para as aulas de Educação Financeira aos alunos da EJA, e responder à seguinte indagação: Como as aulas de Matemática podem viabilizar a abordagem do tema transversal Educação Financeira na Educação de Jovens e Adultos em uma turma de uma escola pública da rede estadual de ensino da Bahia. O tipo de pesquisa de campo desta pesquisa qualitativa foi delineada pela Pesquisa-ação, realizada com o corpo de gestores, docentes e discentes de uma turma da EJA do Colégio São Vicente de Paulo, no interior do estado da Bahia. Teve como suporte teórico autores como: Arroyo (1996, 2004), Barros (2011), Freire (1996, 2014), Gadotti (2011, 2014), Haddad e Di Pierro (2000), Paiva (1984, 1987), Skovsmose (2000, 2007); D’Ambrósio (1999, 2004), Duarte (2009), Fonseca ( 2012), Bauman (2007), Cerbasi (2015) e Gitmann (2008), Thiollent (2011), dentre outros que retratam os temas abordados neste estudo. Os dados e informações que foram avaliados pela Análise Qualitativa das informações indicaram que a modalidade carece de metodologias mais apropriadas sobre Educação Financeira e que pode compor a parte diversificada da Base Nacional Comum Curricular, fortalecendo o letramento financeiro deste público invisibilizado pela proposta atual.
- ItemModelagem matemática para uma aprendizagem significativa na educação de jovens e adultos(2018) Borges, Claudia Virgínia Alves Brandão; Alves, Érica Valeria; Faria, Edite Maria da Silva de; Souza, Jamille Vilas Boas deCom base nos estudos realizados, entende-se que na Educação de Jovens e Adultos, não é possível pensar apenas os procedimentos metodológicos e os conteúdos ensinados, isoladamente. É necessário que os conteúdos ensinados estejam alinhados com a realidade dos estudantes. Desse modo, é importante que o professor utilize uma metodologia que aproxime o conteúdo que pretende ensinar do cotidiano dos estudantes. Fazendo isso, é possível que o aluno aprenda o conteúdo de forma significativa. Este trabalho intencionou analisar como a modelagem matemática pode aproximar um determinado conteúdo matemático da realidade dos estudantes da EJA favorecendo assim uma aprendizagem significativa. Para fazer essa análise, elaboramos uma sequencia didática com o conteúdo de Juros e Porcentagens, nos moldes da Modelagem Matemática, com estudantes da turma do EIXOVII, terceiro segmento, do Colégio Estadual José Tobias Neto – município de Salvador –BA. Partindo da abordagem do problema definiu-se o presente estudo como uma pesquisa qualitativa, onde o método mais adequado para esta investigação foi da pesquisa participante. Para tanto, utilizou-se o diário de bordo através da observação participante e o questionário semiestruturado como instrumentos para coleta de dados. Os principais dados observados foram submetidos à análise de conteúdo, categorizando os depoimentos dos estudantes participantes. O estudo revelou que, embora os alunos tenham feito atividades utilizando a Modelagem Matemática, a aprendizagem significativa não foi potencializada na totalidade dos alunos, pois, alguns tiveram dificuldades em realizar as atividades e outros não demonstraram interesse, fazendo sem um objetivo claro. Para outros alunos, ainda, os conteúdos estudados na aula de Matemática tiveram mais significado com a utilização da Modelagem Matemática.
- ItemPráticas escolares para mobilização da cultura matemática de estudantes da EJA por meio da etnomatemática(2019-12-12) Santana, Jorge Alberto dos Santos; Alves, Érica Valeria; Batistela, Rosemeire de Fátima; Ferreira, Érica Valeria AlvesA presente pesquisa se propõe investigar as práticas escolares que colaboram para a mobilização da cultura matemática de estudantes da educação de jovens e adultos (EJA), tendo como objetivo geral: apresentar a Etnomatemática como possível instrumento de mobilização da cultura matemática de estudantes da EJA. Com os objetivos específicos de reconhecer a cultura matemática presente nas práticas sociais dos estudantes da educação de jovens e adultos e seus entrelaces com a cultura matemática escolar; investigar a possibilidade de mobilização da cultura matemática dos estudantes da EJA e elaborar estratégias de ação didática de modo que essa cultura seja mobilizada. O estudo se desenvolve no Colégio Estadual Polivalente de Feira de Santana, envolvendo estudantes da turma do Tempo Formativo II eixo V. A inquietação foi centrada na compreensão da seguinte questão: Como mobilizar a cultura matemática dos estudantes da EJA através da Etnomatemática? Sob a natureza de uma abordagem aplicada de pesquisa numa interpelação qualitativa, que foi definida como o percurso metodológico, de forma a considerar como conexão de possibilidades metodológicas, a Pesquisa Ação como principal caminho para resolução do problema coletivo, onde a relação com os objetivos da investigação ocorre de forma exploratória, instrumentalizada por análise de documentos, observação assistemática, questionários e roda de conversa. Os sustentáculos teóricos aos estudos e compreensões sobre a EJA são advindos das contribuições de Arroyo (2017), Freire (2002), Furter (1983), Gonh (1998), Ludojoski (1972), Paiva (2015). No diálogo sobre Etnomatemática estão consideradas as abordagens de D’Ambrósio (2007), Knijnik (1996, 2006), Ferreira (1997), Reis (2010), Wanderer (2004). Como resultados foram constatados: a cultura matemática escolar versus a cultura da matemática do cotidiano e a importância do entrelaçamento de saberes; a afetividade nas relações professor e aluno; a formação do professor de matemática na perspectiva da educação matemática; o diálogo sobre a importância dos conteúdos da matemática escolar e a compreensão de que a Etnomatemática mobiliza a cultura matemática dos estudantes da EJA, por meio do reconhecimento desta cultura e da possibilidade de domínio de outras culturas matemáticas distintas. Atendendo a exigência de um produto final no mestrado profissional, foi apresentado um documentário que pode ser conferido no endereço eletrônico etnomatematicamobilizandoculturas.blogspot.com.
- ItemUso pedagógico dos textos multissemióticos na educação de jovens e adultos(2015) Souza, Maria da Conceição Ferreira de; Alves, Érica Valeria; Gomes, Antenor Rita; Barreto, Denise Aparecida Brito; Aquino, Maria SacramentoEntende-se que a Educação de Jovens e Adultos não visa somente à capacitação do sujeito para o mercado de trabalho; é também necessário que a escola desenvolva as múltiplas capacidades dos alunos, em função dos novos saberes que se produzem e que demandam um novo tipo de sujeito e de profissional. Desse modo, é imprescindível que o educando obtenha uma formação que sirva de base para o uso da linguagem dos novos letramentos e, principalmente, para o exercício da cidadania. Este trabalho intencionou investigar como os docentes da escola Núbia Maria Mangabeira Guerra – município de Jacobina-BA utilizam os textos multimodais em suas práticas pedagógicas de EJA. Para vislumbrar essa realidade, traçamos um panorama acerca da utilização de textos mutissemióticos na EJA, enquanto recurso didático e, na sequência, como produto dessa investigação, desenvolveu-se uma proposta de formação docente fomentada pela utilização de textos multissemióticos para subsidiar e aprimorar a prática pedagógica dos professores da Educação de Jovens e Adultos. Do ponto de vista da abordagem do problema, definiu-se o presente estudo como uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, e o tipo de pesquisa que melhor definiu esta investigação foi o estudo de caso. Para tanto, utilizou-se a observação, o questionário e a entrevista semi estruturada como instrumentos de coleta de dados. Os principais dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo, categorizando os depoimentos dos oito professores. Assim, analisou-se o uso pedagógico dos textos multissemióticos que poderão potencializar as práticas pedagógicas dos docentes da EJA, de modo a contribuir para a promoção dos multiletramentos dos alunos dessa modalidade de ensino. O estudo revelou que, embora os professores estejam levando os textos multissemióticos para suas aulas, os textos não estão potencializando a aprendizagem dos alunos, pois, os professores não têm o conhecimento necessário para se fazer valer desses recursos semióticos a fim de nortear os alunos a fazerem a leitura dessas múltiplas semioses presentes nesses recursos didáticos. Revelou, ainda, a relevância de uma formação continuada para os docentes da EJA no que tange o uso da multimodalidade, de modo que possa fomentar o uso dos textos multissemióticos e, assim, ressignificar as práticas pedagógicas dos professores.
- ItemUso pedagógico dos textos multissemióticos na educação de jovens e adultos(2015-09-25) Souza, Maria da Conceição Ferreira de; Alves, Érica Valeria; Gomes, Antenor Rita; Barreto, Denise Aparecida Brito; Aquino, Maria SacramentoEntende-se que a Educação de Jovens e Adultos não visa somente à capacitação do sujeito para o mercado de trabalho; é também necessário que a escola desenvolva as múltiplas capacidades dos alunos, em função dos novos saberes que se produzem e que demandam um novo tipo de sujeito e de profissional. Desse modo, é imprescindível que o educando obtenha uma formação que sirva de base para o uso da linguagem dos novos letramentos e, principalmente, para o exercício da cidadania. Este trabalho intencionou investigar como os docentes da escola Núbia Maria Mangabeira Guerra – município de Jacobina-BA utilizam os textos multimodais em suas práticas pedagógicas de EJA. Para vislumbrar essa realidade, traçamos um panorama acerca da utilização de textos mutissemióticos na EJA, enquanto recurso didático e, na sequência, como produto dessa investigação, desenvolveu-se uma proposta de formação docente fomentada pela utilização de textos multissemióticos para subsidiar e aprimorar a prática pedagógica dos professores da Educação de Jovens e Adultos. Do ponto de vista da abordagem do problema, definiu-se o presente estudo como uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, e o tipo de pesquisa que melhor definiu esta investigação foi o estudo de caso. Para tanto, utilizou-se a observação, o questionário e a entrevista semi estruturada como instrumentos de coleta de dados. Os principais dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo, categorizando os depoimentos dos oito professores. Assim, analisou-se o uso pedagógico dos textos multissemióticos que poderão potencializar as práticas pedagógicas dos docentes da EJA, de modo a contribuir para a promoção dos multiletramentos dos alunos dessa modalidade de ensino. O estudo revelou que, embora os professores estejam levando os textos multissemióticos para suas aulas, os textos não estão potencializando a aprendizagem dos alunos, pois, os professores não têm o conhecimento necessário para se fazer valer desses recursos semióticos a fim de nortear os alunos a fazerem a leitura dessas múltiplas semioses presentes nesses recursos didáticos. Revelou, ainda, a relevância de uma formação continuada para os docentes da EJA no que tange o uso da multimodalidade, de modo que possa fomentar o uso dos textos multissemióticos e, assim, ressignificar as práticas pedagógicas dos professores.