Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) por Autor "Almeida, Marcia Tereza Fonseca"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemContribuições da abordagem design thinking para a formação de professores da EJA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-28) Barreto, Debora Freire de Oliveira; Vinal Junior, José Veiga; Almeida, Marcia Tereza Fonseca; Santos, Eduardo Ferreira dosAo longo das últimas décadas percebe-se um grande aumento de pesquisas acadêmicas voltadas à temática da formação docente comprovando ser essa ainda uma área que demanda não apenas um olhar crítico e reflexivo sobre a problemática em torno da qualificação e formação docente, mas também proposições inovadoras que tragam um frescor às práticas formativas com maior significado e efetividade. A partir desse contexto foi formulada a questão-problema norteadora desta pesquisa: Como a abordagem Design Thinking (DT) pode contribuir para a formação de professores da EJA? Para fins de recorte temático desta investigação, propõe-se um olhar empático e prospectivo sobre as necessidades formativas para a docência, especificamente para atuação docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), buscando fundamentar teoricamente a investigação em autores e pesquisadores que há tempos se aprofundam no tema como: Silva et al (2019); Amorim et al. (2016) dentre outros no campo da formação docente e EJA, e também em autores do campo do design e educação que reconhecem as valiosas contribuições do uso da abordagem design thinking como um processo inovador, criativo e eficaz na busca de soluções para problemas complexos. Caracterizando-se como um trabalho de cunho exploratório e qualitativo, com potencial interventivo realizado a partir de pesquisa bibliográfica sobre uso do “pensamento de design” ou abordagem Design Thinking em contextos formativos em coadunação com o método investigativo Design-Science Research, que tem emergido como um método apropriado a investigações no campo da educação por se caracterizar como um tipo de pesquisa em desenvolvimento que visa contribuir na construção de protótipos e produtos educacionais que sejam aplicáveis em contextos específicos, no caso desta investigação, trazendo como sujeitos de inspiração os docentes da EJA do município de Lauro de Freitas - BA. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo geral projetar uma experiência formativa para docentes da EJA a partir de orientações práticas para aplicabilidade da abordagem Design Thinking (DT) em contexto de formação docente, uma vez que esta vem sendo reconhecida e ganhando cada vez mais espaço e notoriedade em todo o mundo, sendo aplicada nas diversas áreas do conhecimento, inclusive na educação. Espera-se que o produto gerado a partir dessa investigação – um projeto de formação docente com passo a passo para uso e aplicabilidade da abordagem DT em contextos formativos com docentes da EJA, seja aplicado e ressignificado para diferentes contextos e realidades e que seus resultados sirvam de reflexão para outros formadores, pesquisadores, educadores e demais interessados no tema para que se inspirem na trajetória aqui iniciada e principalmente utilizem a criatividade e o “pensamento de design” para realizar mudanças significativas em suas vidas e nas vidas de seus educandos.
- ItemDiálogos da experiência: reflexões e orientações a partir de práticas propositivas e comunicativas para o ensino de línguas na EJA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-28) Carvalho, Marcos Fernando Costa de; Viñal Junior, José Veiga; Almeida, Marcia Tereza Fonseca; Egito, Niedja Balbino doInspirado nos moldes de uma pesquisa narrativa, o presente trabalho visa descrever e analisar as dinâmicas comunicativas, dialógicas e didático-pedagógicas no ensino de línguas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), estabelecidas a partir das Atividades de Ensino Não Presenciais Emergenciais (AENPE), que promovi, remotamente, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, - Campus de Salvador, realizadas entre os anos de 2020 e 2021, em virtude da pandemia do Coronavírus – COVID19. Neste contexto, tendo em vista a necessidade de transferir os processos de ensino e aprendizagem do curso Técnico em Hospedagem desse campus e considerando as reflexões e questões teórico-práticas e experienciais por mim vivenciadas, junto aos educandos, neste lócus de pesquisa, como culminância deste trabalho, construí algumas ‘Orientações de Práticas Propositivas e Comunicativas para o ensino de línguas na EJA’, visando ressignificar o espaço virtual de aprendizagem como um espaço dialógico e tecnológico proposicional para o desenvolvimento crítico e da autonomia dos estudantes no contexto escolar e na vida. Para tanto, detenho-me neste estudo à apresentação de um retrato circunstancial e momentâneo das práticas e processos comunicativos e pedagógicos, desenvolvidos em uma turma iniciante do Curso Técnico em Hospedagem, tendo em vista às bases da Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas (1987) e as contribuições de Lima Jr (2005) na compreensão da Tecnologia, como potencial criativo e transformativo humano, para o diálogo entre os educandos, na diversidade de saberes e conhecimentos e, para o desenvolvimento de práticas comunicativas e ressignificadas, com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Assim, a partir das observações e análises do processo vivenciais, também proponho categorias conceituais, para a continuidade da pesquisa, no que se refere ao processo comunicativo como um processo crítico de ressignificação dos modos de ensinar e aprender línguas na escola. Como síntese, neste trabalho, são apresentadas algumas orientações de Práticas Propositivas e Comunicativas, desenvolvidas no ensino de línguas na EJA, considerando as questões teórico-práticas, percebidas e experimentadas neste lócus de pesquisa.
- ItemEducação de jovens e adultos: uma proposta de sequência didática para o ensino de leitura em língua inglesa(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-28) Santos Filho, Agnaldo Pedro; Vinal Junior, José Veiga; Almeida, Marcia Tereza Fonseca; Egito, Niedja Balbino doEste trabalho buscou investigar o ensino da habilidade de leitura em língua inglesa para estudantes da EJA. Para tanto, a abordagem metodológica escolhida para esta investigação foi a qualitativa, inspirada na pesquisa colaborativa. Nesse processo, objetivando lograr um diagnóstico, aplicamos um questionário junto a professores de inglês da EJA que atuam em escolas públicas no Estado da Bahia, bem como participamos de discussões sobre o ensino de inglês nessa modalidade. Nesse contexto, recorremos também a pesquisa bibliográfica para dar suporte teórico as discussões e reflexões em torno dos dados coletados junto aos envolvidos no processo da pesquisa. Para embasar as discussões da pesquisa, nosso aporte teórico contou com as contribuições de autores como Anjos 2019a, 2019b; Arroyo, 2006, 2010, 2017; Dantas, 2016, 2018; Di Pierro, 2001, 2010; Freire, 2001, 2006, 2011, 2018; Leffa, 2014, 2017, 2021; Nunan, 1999, 2005, 2015; Oliveira, 2009, 2015; Richards, 2006; Rojo, 2004, 2009; Siqueira, 2012, 2015; Viñal Júnior, 2015, 2017, inter alia. Como resultado da pesquisa desenvolvemos como produto final uma sequência didática modelo para o ensino da habilidade de leitura em inglês considerando as especificidades das pessoas da EJA. Espera-se com essa pesquisa contribuir com os professores de inglês da EJA quanto a produção e seleção de material didático, bem como com a formação inicial e continuada de professores de inglês para jovens e adultos.
- ItemEducação de jovens e adultos: uma proposta de sequência didática para o ensino de leitura em língua inglesa(2021-07-28) Santos Filho, Agnaldo Pedro; Viñal Júnior, José Veiga; Almeida, Marcia Tereza Fonseca; Egito, Niedja Balbino doEste trabalho buscou investigar o ensino da habilidade de leitura em língua inglesa para estudantes da EJA. Para tanto, a abordagem metodológica escolhida para esta investigação foi a qualitativa, inspirada na pesquisa colaborativa. Nesse processo, objetivando lograr um diagnóstico, aplicamos um questionário junto a professores de inglês da EJA que atuam em escolas públicas no Estado da Bahia, bem como participamos de discussões sobre o ensino de inglês nessa modalidade. Nesse contexto, recorremos também a pesquisa bibliográfica para dar suporte teórico as discussões e reflexões em torno dos dados coletados junto aos envolvidos no processo da pesquisa. Para embasar as discussões da pesquisa, nosso aporte teórico contou com as contribuições de autores como Anjos 2019a, 2019b; Arroyo, 2006, 2010, 2017; Dantas, 2016, 2018; Di Pierro, 2001, 2010; Freire, 2001, 2006, 2011, 2018; Leffa, 2014, 2017, 2021; Nunan, 1999, 2005, 2015; Oliveira, 2009, 2015; Richards, 2006; Rojo, 2004, 2009; Siqueira, 2012, 2015; Viñal Júnior, 2015, 2017, inter alia. Como resultado da pesquisa desenvolvemos como produto final uma sequência didática modelo para o ensino da habilidade de leitura em inglês considerando as especificidades das pessoas da EJA. Espera-se com essa pesquisa contribuir com os professores de inglês da EJA quanto a produção e seleção de material didático, bem como com a formação inicial e continuada de professores de inglês para jovens e adultos.
- ItemProposição interventiva com os estudantes da EJA sobre os agentes causadores de mutação e câncer(2021-06-30) Lima, Patrícia Jesus; Santos, Antonio Pereira; Almeida, Marcia Tereza Fonseca; Barreto, Maria Raidalva NeryOs estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão imersos no universo laboral e em função disso podem estar mais expostos a agentes causadores de mutação e câncer e consequentemente serem mais propensos a desenvolver o câncer relacionado ao trabalho. Intencionou-se investigar com o presente estudo em que medida os estudantes da EJA do Colégio Estadual Fênix, no município de Feira de Santana, Bahia – Brasil, conhecem a exposição cotidiana a agentes causadores de mutação e câncer e suas implicações para a vida humana e o meio ambiente e como associam os conhecimentos de Biologia com o assunto câncer. A partir do levantamento de dados através de pesquisa qualitativa e entrevista semiestruturada, objetivou-se desenvolver práticas pedagógicas de Biologia que revelem a relação deste tema com os tópicos de Biologia, Estrutura do DNA e Ciclo celular. Observamos que nas respostas sobre o ensino de biologia e sobre os conteúdos acerca dos agentes de mutação do câncer os estudantes demonstram que têm um conhecimento, ainda que vago, sobre como se dá o câncer nas estruturas do DNA. Fica evidente que é um conhecimento trabalhado na EJA, no entanto, sobre os agentes externos causadores do câncer, três participantes não souberam identificar tais agentes. Ressalta-se que com a Pandemia do novo coronavírus (COVID-19) os achados da pesquisa ficaram limitados e impediu a aplicação da proposta de intervenção. Foram elaboradas seis oficinas que contemplam as seguintes temáticas: O trabalho e os agentes causadores de mutação e câncer; prevenção; ciclo celular e o Câncer, mitose e o desenvolvimento do câncer; organelas celulares; mutação e câncer. Acreditamos que as oficinas levarão o alunado a estabelecer uma associação entre trabalho e câncer, compreendendo como essa temática está intimamente ligada aos mecanismos celulares e sendo impulsionados aos hábitos e práticas de prevenção.