Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e Literaturas - DCH5
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e Literaturas - DCH5 por Autor "Santos, Juliana Silva"
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- ItemEstratégias de ensino e aprendizagem da língua inglesa através da ludicidade para estudantes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (tdah) de escolas regulares(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-20) Santos, Juliana Silva; Mariano, Luciana Vieira; Caribé, Jamily Vasconcelos; Ferreira, Perminio SouzaDas crianças com TDAH, 80% exibem problemas com o desempenho escolar e é provável que essas crianças enfrentem a necessidade de recuperação escolar com mais frequência. Diante disso e da importância de que os professores de inglês trabalhem com a inclusão de estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), surge o objetivo geral desse estudo que buscou compreender esses professores que têm priorizado/pensam em priorizar a inclusão de estudantes com TDAH em suas aulas de inglês na escola regular e como eles utilizam/pensam em utilizar o lúdico nesse processo de inclusão. Os objetivos específicos consistem em discutir questões relacionadas ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e suas implicações no processo de ensino aprendizagem e a importância da Ludicidade na Educação; observar os conhecimentos dos professores de inglês acerca desse transtorno e como eles têm incluído/pensam em incluir estudantes com TDAH em suas aulas de inglês e compreender como eles utilizam/pensam em utilizar o lúdico nessas aulas e como essa utilização tem contribuído para a inclusão dos estudantes com TDAH. Essa pesquisa foi fundamentada em Barkley (2008), Simon (2016), Ribeiro (2016), DuPaul (2007), Freitas (2017), e Santos (2012) e no site fundado para pessoas com TDAH, Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). Esse estudo foi desenvolvido seguindo os princípios da pesquisa qualitativa, tendo como procedimento a pesquisa de campo e como instrumento um questionário. O resultado dessa pesquisa demonstrou que a maior parte dos professores de inglês que participaram dessa pesquisa tem priorizado/pensa em priorizar a inclusão de estudantes com TDAH em suas aulas, já utilizou o lúdico e que todos acreditam que a ludicidade pode contribuir com a inclusão desses estudantes no processo de ensino e aprendizado desse idioma na escola regular.