Licenciatura em Matematica - DCH6
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matematica - DCH6 por Autor "Carvalho, Rian Lima Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA história da matemática como ferramenta para uma prática pedagógica crítica e significativa: um estudo bibliográfico(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Carvalho, Rian Lima Silva; Moitinho, Gisele Leão; Jesus, Gildelson Felício de; D’Esquivel, Márcio Oliveira; Mattos, Robson Aldrin LimaEste trabalho tem como objetivo central tratar sobre a História da Matemática como uma ferramenta essencial na promoção de uma prática pedagógica crítica e significativa para o ensino da disciplina Matemática, tendo em vista que ensino e aprendizagem da mesma, por vezes, é entendido como um conjunto de axiomas e teoremas que foram estabelecidos anteriormente e que são apenas repassados e trabalhados de maneira repetitiva. Nesse contexto, torna-se cada vez mais indispensável a busca por metodologias que despertem o interesse e a motivação dos educandos, proporcionando uma aprendizagem ativa e significativa. Uma abordagem histórica que desperta a curiosidade, estimula o questionamento e permite que os alunos enxerguem a matemática como uma ferramenta com poder e relevância em diversos campos do conhecimento humano. A pesquisa é de cunho qualitativo, cuja estratégia metodológica consistiu em realizar uma revisão bibliográfica criteriosa, por meio das plataformas digitais: Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciElo), Banco de dissertações e teses da CAPES e Google Acadêmico. O presente trabalho enfatiza a importância do estudo da História da Matemática como um recurso pedagógico enriquecedor e um possível meio para despertar o interesse dos alunos pela disciplina matemática. Além disso, incentiva-se uma reflexão acerca de práticas pedagógicas inovadoras que estimulem e promovam uma aprendizagem significativa da matemática, proporcionando aos alunos uma visão mais abrangente e contextualizada.