Licenciatura em Matematica - DCH6
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matematica - DCH6 por Autor "Alves, Inácio Souza"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item“Se antes já era difícil [...] com a pandemia agravou”: repercussões do processo de escolarização remota no retorno presencial em aulas de Matemática por estudantes e professores de escolas públicas de Caetité/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-06) Alves, Inácio Souza; Novais, Larissa Farias; Jesus, Gildelson Felício de; Silva, Daniel de Jesus; Fernandes, Marinalva NunesHá alguns acontecimentos que mudam o curso da história. Consoante a isso, a pandemia de Covid-19 resultou no esvaziamento das escolas na tentativa de conter o avanço da crise sanitária, obrigando as redes de ensino a adotarem medidas para continuação das atividades escolares. Nesse sentido, uma das estratégias utilizadas foi a adoção do ensino via mediação tecnológica, visando evitar a total paralisação das aulas. Neste estudo, buscamos compreender os impactos do ensino remoto em Matemática no retorno às aulas presenciais, sob a perspectiva de alunos e professores do Ensino Fundamental – Anos Finais de duas escolas públicas de Caetité/BA. Dessa maneira, a proposta metodológica tem uma abordagem quali quantitativa, para a qual foram utilizados questionários e entrevistas como instrumentos para a coleta de dados. Quanto a organização, inicialmente, revisamos as dificuldades históricas inerentes a aprendizagem em Matemática, bem como, contextualizamos o ensino remoto e suas implicações no componente supracitada. Na nossa análise, ao passo que apresentamos os resultados, os discutimos simultaneamente, focalizando nos discursos apresentados pelos docentes nas entrevistas. Após a análise de resultados, identificamos repercussões do processo de escolarização remota, tanto na prática dos professores quanto na aprendizagem dos estudantes, sendo que em relação aos discentes, houve um agravamento em comparação ao período anterior a pandemia, sendo apontado lacunas e defasagem na aprendizagem de determinados conteúdos de matemática.