Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Autor "Almeida, Risonete Lima de"
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- ItemEntre sons, palavras e sentidos: o protagonismo infantil em atos de leitura e contação de histórias com bebês e crianças bem pequenas na creche(2021-09-24) Gama, Niclécia Ferreira; Oliveira, Rosemary Lapa de; Almeida, Risonete Lima de; Santos, Marlene Oliveira dos; Sales, Mary Valda SouzaO presente trabalho tem como objeto de estudo os atos de contação de histórias e de leitura com bebês e crianças bem pequenas na creche, com idades entre dez meses e dois anos e onze meses, sujeitos da pesquisa. Buscou compreender como as crianças, colaboradoras da pesquisa, interagem e parecem construir significados a partir da escuta de histórias contadas ou lidas. Definidos o tema e o objeto da investigação, a atenção se voltou para a questão de pesquisa: Como as crianças participam, interagem e vivenciam os atos de leitura e contação de histórias em uma creche pública do município de Salvador? O interesse científico se materializa no objetivo geral de desenvolver experiências literárias mediadoras com atos de leitura e contação de histórias para observar como os bebês e crianças bem pequenas se constituem interlocutoras/interagem entre si e com o texto. em uma creche pública do município de Salvador-Bahia, locus da pesquisa. Os objetivos específicos visam: a) investigar como os bebês e crianças bem pequenas interagem com a experiência literária; b) observar as vivências de atos de leitura e contação de histórias com bebês e crianças bem pequenas e c) analisar as práticas de leitura e de contação de histórias no cotidiano da instituição em correlação com a compreensão dos sentidos que os bebês e crianças bem pequenas podem atribuir a essas vivências. Visando revelar a questão de pesquisa, como metodologia de abordagem qualitativa, foi privilegiado o estudo de cunho etnográfico, inspirado em Coulon (1995), considerando a complexidade e a necessidade de um olhar multirreferencial na construção de uma pesquisa com bebês e crianças bem pequenas. Para isso, foi necessário compreender a polissemia desse ambiente tão singular (MORIN 1996, 2003, 2006; ARDOINO 1995, 1998). Assim, o método tem como referência alguns dispositivos da pesquisa-ação (BARBIER 2007) e inspirações da Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial por se apresentar como uma pesquisa qualitativa voltada para o conhecimento das ordens sociais e culturais em organização (MACEDO, 2004, 2009, 2013, 2015. A análise dos resultados revela como os bebês e crianças bem pequenas protagonizam os atos de leitura e contação de histórias em suas experiências primeiras e como em seus processos de subjetivação parecem atribuir sentidos para estes atos, analisados a partir da perspectiva etnocenológica, descritos em Contextos Dialógicos e Cenas Simbólicas (ALMEIDA, 2014). Para fundamentar estas discussões, o referencial teórico se apoia nos seguintes autores: Piaget (2007); Piaget e Inhelder (2006); Vygotsky (2014, 2011). O processo investigativo e interpretativo está ancorado na Sociologia da infância (ABRAMOWICZ, 2011; SARMENTO, 2007, 2009; CORSARO, 2011) e na Literatura (SISTO, 2015; OLIVEIRA 2019). Os resultados revelam que os bebês e crianças bem pequenas são capazes de compreender os sentidos dos textos e atribuir significados aos atos de leitura e de contação de histórias, conquistando o enleituramento.
- ItemO pensamento imaginativo da criança na representação do desenho: sentidos para a educação infantil(2021-10-20) Ribeiro, Jainê da Silva Santos; Oliveira, Rosemary Lapa de; Ramos, Rosemary Lacerda; Almeida, Risonete Lima deEsta pesquisa objetiva analisar as representações do desenho infantil e a produção de sentidos delas decorrentes. A centralidade é a criança autora, de muitas infâncias e de culturas próprias, sujeito de direitos que clama por ser escutada e compreendida em seus sentidos, modos de pensar-sentir-viver-agir no mundo, o que demanda compreendê-las em suas itinerâncias. Nesta pesquisa, este ser-criança é entendida como um ser de direito, sujeitohistórico, que cria linguagem e cultura e comunica através de sua representação de desenho e sentidos produzidos ao longo deste processo. O desenho é uma linguagem de representação simbólica da qual a criança utiliza-se desde tenra idade, uma das muitas possibilidades de comunicar-se e de ser escutada em suas representações, ao tempo em que se constitui nas relações dialógicas com seus outros e com o mundo, instigando a questão desta pesquisa: como as representações do desenho infantil expressam os sentidos produzidos pela criança do Grupo 5? Para responder esta questão, e aos objetivos propostos: conhecer os sentidos produzidos pelas crianças na representação do desenho em situação de proposição pedagógica; correlacionar os sentidos produzidos com possíveis ressonâncias pedagógicas, pertinentes a este momento em que as proposições pedagógicas se dão em espaços-tempos virtuais de interação e comunicação, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica crítica multirrefrencial. No tratamento e análise de informações produzidas ao longo do processo investigativo, utiliza-se da triangulação, e por inspiração, princípios dos núcleos de significação. No entendimento que pesquisar com a criança pequena requer procedimento e dispositivos que nos aproxime dela e que possibilite captar em suas nuances os sentidos produzidos nas representações de seus desenhos, opta-se pela observação através de vídeos, áudios e entrevista. Dada a complexidade que é a criança em sua inteireza e processo de desenvolvimento e aprendizagem, centramos o processo investigativo em torno dos aspectos peculiares às infâncias, a construção do pensamento simbólico (semiótico) e seu potencial imaginativo-criativo, o desenho como uma linguagem de representação e produção de sentidos. Para tal, buscamos sustentação teórica na: Antropologia da criança, Sociologia da criança, Psicologia e Pedagogia, trazendo teóricos que discutem a criança, sujeito-histórico e produtora de culturas, alinhados à perspectiva sócio-histórica e cultural, que dão embasamento para as discussões sobre a infância, criança, pensamento imaginativo-criativo, linguagem e produção de sentidos. Os construtos desta pesquisa, nos encaminham para um fazer pautado na multirreferencialidade que perpassa a criança da educação infantil; a construção do pensamento e da linguagem de representação, o desenho, e produção de sentido, reconhecendo as especificidades de cada processo, as relações, implicações e reciprocidade de um ao outro. A educação infantil pública municipal é o espaço-tempo do acontecimento desta pesquisa, e a criança de 5 anos de idade, autora. A pesquisa conclui, então, que é importante garantir à criança o direito de dialogar sobre os seus feitos e partilhar seus etnométodos e etnomeios, possibilitando ao adulto aprender com elas sobre suas representações em seus aspectos emocionais, sociais e representação simbólica, planejando atividades que estimulem a prática de desenho como prática de escuta das narrativas de suas representações que são a expressão de seus sentidos.
- ItemSteven universe: as narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas para a construção de saberes na educação(2021-09-20) Souza, Samuel Possidonio de; Oliveira, Rosemary Lapa de; Alvarez, Palmira Virginia Bahia Heine; Almeida, Risonete Lima deA mediação através de filmes e animações possibilita a aprendizagem, pois a fantasia provoca discussões e produções de saberes e implicações na subjetividade no contexto escolar. Esta pesquisa se norteou através da questão: em que estilo a narrativa audiovisual Steven Universo pode viabilizar implicações subjetivas com vistas à construção de saberes? Tem como objetivo analisar a construção de saberes no sujeito através de narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas. A metodologia é qualitativa; método de análise documental de uma animação (Steven Universo) e como dispositivo de pesquisa a análise fílmica psicanalítica. A categoria principal de análise foi a Construção da Subjetividade. A pesquisa foi organizada em blocos.(I) Psicanálise, educação e subjetividade(s), articulando Mansano (2009), Larrosa (1999), Guattari e Rolnik (1996), Deleuze e Guattari (2010), Freud (1996a;1996b;2006b;2006c); Kupfer (2001) e Lacan (1992; 2003), estabelecendo que a subjetividade é produção em relação social sendo possível uma educação com vistas à subjetividade na sala de aula; (II) A pós-modernidade, o sujeito e a identificação subjetiva, dialogando Giddens (1991), Freud (1974), Bauman (1998; 1999; 2001; 2005), Hall (2006), Bhabha (1998), e Lacan (2003), apontando que o sujeito na pós-modernidade se encontra em uma grande sensação de desamparo e ruptura, saídas ao mal estar; e (III) A função da fantasia e as Narrativas audiovisuais Contemporâneas, apresentando Bettelheim (2016), Campbell (2013) e Corso e Corso (2006; 2011), que sustentam a fantasia de narrativas enquanto ferramenta que medeia o sujeito com o real e o auxilia a simbolizar sua vida. Demonstrou-se possível aplicar Steven Universo em sala de aula pois alcança elementos relacionados ao conceito de subjetividade e temas que estão orientados em documentos da educação.