Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Autor "Almeida, Djalma Fiuza"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação e optometria: uma perspectiva humanista para ressignificação do currículo para formação inicial de optometristas(2020-03-13) Silva, Wellington Sales; Junior, Arnaud Soares de Lima; Junior, Jorge Costa Leite; Almeida, Djalma Fiuza; Sales, Mary Valda SouzaEsta dissertação pretendeu auscultar e compreender criticamente o Currículo de Cursos para Formação Inicial de Optometristas no Brasil, tendo em vista estabelecer limites e aproximações com uma perspectiva de Formação Inicial mais humana para Optometristas, identificando possibilidades de relacionamento entre a Humanidade e a Tecnologia, e buscando compreender o agir tecnológico em Saúde, no contexto da Contemporaneidade. Trata-se de um estudo que, ao tempo em que tece uma crítica ao Currículo de Optometria, propõe indicadores que podem ressignificá-lo. Como problematização, foi levantada a seguinte questão de pesquisa: a partir das bases apreendidas sobre Tecnologia, Humanidade e Currículo, quais indicadores ou princípios são fundantes para uma ressignificação do Currículo de Cursos para Formação Inicial de Optometristas? Partindo disto, o objetivo geral desta pesquisa consistiu em compreender criticamente possibilidades de relacionamento entre as bases Humanista e Tecnológica no âmbito do Currículo para Formação Inicial de Optometristas no Brasil, propondo indicadores e/ou princípios que possam ressignificá-lo, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento de uma Formação Inicial mais humana, bem como para o aprofundamento teórico na área. Especificamente, esta pesquisa pretendeu elaborar noções de Tecnologia e de Humanidade e constituir bases teóricas de análise para compreensão do Currículo, ao tempo em que também auscultou o Currículo de dois Cursos para Formação Inicial de Optometristas no Brasil, sendo um na modalidade de Curso de Tecnologia e outro na modalidade de Curso de Bacharelado. Além disso, considerando a inexistência de Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Optometria no Brasil, esta pesquisa auscultou documentos que subsidiam a elaboração e a organização de estruturas curriculares: as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Organização e o Funcionamento de Cursos de Tecnologia; os Referenciais Curriculares Nacionais para os Cursos de Bacharelado e Licenciatura, embora ainda não contemplem a Optometria, e; Um Modelo Global Baseado em competências de Escopo para a Prática em Optometria, documento elaborado pelo Conselho Mundial de Optometria. Optando-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, foi utilizada como metodologia o Estudo de Caso Descritivo e a Análise Documental como técnica para a coleta de dados. Tendo em vista a ressignificação do Currículo para Formação Inicial de Optometristas no Brasil, esta pesquisa sugere quatro indicadores, a saber: (1) instituição de uma abertura relacional e interativa às configurações curriculares; (2) a inclusão de componentes curriculares que ofereçam possibilidade de uma aproximação com as bases teóricas discutidas neste estudo sob uma perspectiva humanista; (3) a criação de um Curso de Bacharelado em Optometria por uma Instituição de Ensino Superior pública, e; (4) a criação de um Curso de Pós-Graduação stricto sensu na área, visando um aprofundamento de bases Tecnológica e Humanista, na forma de um Mestrado Acadêmico em Optometria Clínica.
- ItemPrática pedagógica do professor de tecnologia: um estudo de caso na licenciatura em pedagogia em uma instituição privada confessional de ensino superior em Salvador(2018-12-19) Barros, Osimara da Silva; Lima de Júnior, Arnaud Soares de; Sales, Eduardo Souto Maior; Almeida, Djalma FiuzaEsta investigação buscou compreender os estruturantes da prática pedagógica da professora de tecnologia na Licenciatura em Pedagogia em uma IES privada e confessional de Salvador. O estudo pautou-se nos princípios epistemológicos da pesquisa qualitativa, ancorando-se nas bases metodológicas do Estudo de Caso fundamentado em Yin (2010), com objetivo de dar uma contribuição teórica, com vistas a acentuar o conhecimento a respeito da prática pedagógica com fundamento no princípio criativo transformativo. Foram utilizados como instrumentos metodológicos de coleta e análise de evidências: documentos e entrevistas semiestruturadas. O estudo aborda uma discussão acerca da prática pedagógica do professor de tecnologia, problematizando a Formação Inicial de Professores, a saber, a Licenciatura em Pedagogia. Como principais pressupostos teóricos temos Lima Jr (2005; 2006; 2007) que discute Tecnologia como um Processo Tecnológico criativo transformativo; Lévy (1993; 1999) que discorre sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação e a Cibercultura, e Candau (2014a; 2014b) que dialoga sobre a didática e a prática pedagógica e articula as primícias destacadas e desprezadas pelas correntes pedagógicas historicamente praticadas no Brasil. As discussões relacionadas à Licenciatura em Pedagogia, no campo da tecnologia, foram norteadas a partir de Saviani (2009; 2012; 2013) e Gasparin (2012). O estudo das evidências levantou indicadores para a formação inicial do professor tecnológico considerar a tecnologia na abordagem do processo criativo transformativo como um estruturante da prática pedagógica na Licenciatura em Pedagogia enquanto formação inicial do educador; Também ponderou para a lógica das TIC conectada em rede como uma fundamento de interação e participação importante a noção pedagógica na atualidade, já que é a forma do homem de produzir materialmente e intelectualmente nesse tempo; Compreender e apropriar tais nexos nas bases dos encaminhamentos da prática pedagógica contextualizando as dimensões da técnica e do humano e do potencial do ser.