Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Autor "Abib, Pedro Rodolpho Jungers"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA roda de capoeira como espaço formativo nas aulas de educação física(2018-09-24) Sousa, Francisco de Sales Araújo; Fornari, Liége Maria Sitja; Abib, Pedro Rodolpho Jungers; Souza, Sueli Ribeiro MotaO estudo aqui apresentado, sob o título A roda de capoeira como espaço formativo nas aulas de Educação Física, tem como fenômeno de pesquisa a Capoeira como conteúdo de Educação Física do ensino fundamental II. Compreender a relação entre Educação Física escolar, corporeidade e capoeira, implica no debate sobre como esses fenômenos estão compondo o repertório dos que lidam diretamente com os processos de ressignificação dos sujeitos, ou seja, com a formação/preparação das novas gerações. A presença da capoeira na aula de Educação Física como expressão cultural de origem popular ancorada na cultura de matriz africana pode apresentar elementos simbólicos capazes de estimular outras percepções, outras subjetividades, uma diversidade de formas outras de pensar o mundo e suas relações que diferem da lógica universalizante do projeto cartesiano para a modernidade. O objetivo é apreender a partir da percepção de professores de Educação Física (Licenciados) de Escolas Municipais do Ensino Fundamental II, no município de Jacobina - Ba (lócus da pesquisa), quais os sentidos que a Capoeira, enquanto conteúdo escolar, toma para estes sujeitos e quais suas potencialidades formativas, considerando que esta experiência é construída/elaborada subjetivamente na vivência dessa ação corporal. Optei por uma abordagem qualitativa, de inspiração fenomenológica, com base nos estudos de Merleau Ponty, sobre a fenomenologia da percepção. Entrevistei os/as cinco professores/as licenciados em Educação Física que atuam no Ensino Fundamental II na sede do município. O tratamento dos dados foi a técnica da análise de conteúdo de Bardin, em entrevista semi-estruturada. Compartilho a opinião de que os cursos de formação de professores precisam engendrar currículo(s) capaz(es) de deslocar verdades universais. O que significa partir da compreensão de que as coisas mudam quando se “oxigenam” de outros ares, de outras formas de ver e de ler o mundo, portanto de outras epistemologias. A presença da capoeira na aula de Educação Física como expressão cultural de origem popular ancorada na cultura de matriz africana apresenta elementos simbólicos capazes de estimular outras percepções, outras subjetividades. Assim, a educação pode desenhar diferentes caminhos para as sociedades contemporâneas, sobretudo no que diz respeito ao corpo, enquanto lugar no qual as experiências subjetivas são vivenciadas e expressadas.
- Item“O samba é o meu kilombo”: tramas de identidade, solidariedade e educação em rodas de samba de Salvador(2019-06-05) Pinheiro, Rosa Bárbara; Costa, Lívia Alessandra Fialho da; Doring, Katharina; Abib, Pedro Rodolpho JungersO interesse desta pesquisa é olhar para as rodas de samba enquanto movimentos sociais de resistência, capazes de promover solidariedade e educação, tal como os quilombos. Analisa como estes movimentos constroem sua mobilização popular, como se apropriam do espaço urbano e como participam da sociedade, a partir de suas contribuições sociais, culturais e políticas. Para tanto, tomou como perspectiva empírica a análise de quatro movimentos de samba que promovem rodas de samba em espaço urbano, na cidade de Salvador. Tais Rodas de samba são caracterizadas pela heterogeneidade social, múltiplas identidades, que convivem e se sobrepõem. O problema principal desta pesquisa gira em torno de identificar e compreender, a partir de algumas ações de solidariedade desenvolvidas por grupos de samba, processos educativos que acontecem nos encontros de rodas de samba. Esta dissertação se propõe, ainda, fazer um registro destes movimentos de samba em Salvador buscando demonstrar que para além da música, da ludicidade e da festa, implicadas nestes encontros, há saberes que se organizam e são construídos por estes movimentos. A questão que motivou esta pesquisa foi a de saber se a participação em rodas de samba produz uma cidadania coletiva através desse modelo específico de solidariedade permeada pelo samba e por ações em prol de comunidades e instituições. As descrições e análises que dão base à pesquisa são elaboradas a partir das ações realizadas pelos grupos, passando pela perspectiva das instituições e pessoas das comunidades às quais se destinam tais ações, alicerçadas na trajetória particular da pesquisadora como motivação do estudo.
- ItemSer favela: educação e cultura no subúrbio ferroviário de salvador práticas educativas do movimento de cultura popular do subúrbio – Salvador - Bahia(2014) Silva, Herbert Luis Santos da; Nunes, Eduardo José Fernandes; Nascimento, Antônio Dias; Abib, Pedro Rodolpho JungersO presente trabalho é um estudo das práticas educativas da Organização NãoGovernamental Movimento de Cultura Popular do Subúrbio – MCPS, uma associação situada no entorno do Parque São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, Bahia. Teve como objetivo analisar as relações entre educação e cultura e formas de organização e cooperação em rede. Do ponto de vista teórico é uma abordagem sobre a Educação e Cultura como processos políticos pedagógicos potenciais para a transformação e emancipação social (ALBUQUERQUE, 2006; CANCLINI, 2000; FREIRE, 1987; GONH; 1995; SANTOS, 2000; SAVIANI, 2008). A pesquisa é realizada através da utilização da metodologia da pesquisa-ação buscando contribuir para o desenvolvimento humano comunitário (BARBIER, 2002; DIONNE, 2007). Como principais resultados finalizamos dois projetos de ações e confirmamos o potencial de execução de práticas educativas colaborativas entre Universidade e Comunidade para o desenvolvimento local sustentável.