Licenciatura em Geografia - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Geografia - DCH5 por Autor "Castro, Jânio Roque Barros de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMobilidade no recôncavo baiano: uma análise das potencialidades e riscos encontrados no trecho da BA 026, entre Santo Antônio De Jesus à Amargosa/BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2022-09-15) França, Graziele Morais De; Santos, Miguel Cerqueira; Castro, Jânio Roque Barros de; Silva, Joilson Cruz daO crescimento da malha rodoviária brasileira passa por diferentes contextos. Por umlado tem prestado importante contribuição no processo de mobilização do fluxodepessoas e de mercadorias. Por outro lado, a maneira como essas estradas têmsidoconstruídas se constituí num elevado riscos para a vida das pessoas. Amaioria foi construída no meado do século XX, sem os devidos cuidados e não recebemmanutenção adequada, o que proporciona uma série de problemas. Daí a necessidadede desenvolvimento deste estudo que visa investigar as potencialidades e os riscos encontrados no trecho da rodovia BA 026, que liga a cidade de Santo AntôniodeJesus à cidade de Amargosa. Isso porque esta exerce significativa importância paraadinâmica socioeconômica e cultural dessa região. Do ponto de vista metodológico, realizamos leituras de autores como também trabalho de campo, procedendo análises, realizando fotografias e elaborando mapas, para alcançar o objetivo proposto. Comoprincipal resultado, o trabalho identificou que a implantação da rodovia trouxepotencial, mas em contrapartida apresenta sérios riscos para as pessoas que trafegampelo trecho estudado.
- ItemO ensino da climatologia e das questões ambientais no município de Santo Antonio De Jesus (BA): uma leitura a partir do Ciclo II na Escola Municipal Deputado Luís Eduardo Maron de Magalhães(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Júnior, Francisco Ferreira; Estevam, André Luiz Dantas; Souza, Hanilton Ribeiro de; Castro, Jânio Roque Barros deO presente trabalho constitui-se num tema significativo e relevante para a formação educacional dos sujeitos numa perspectiva interligada aos cotidianos vivenciados por esses educandos na sociedade. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo compreender de que forma os professores têm discutido e ensinado a climatologia escolar e as questões ambientais no Ensino fundamental II na Escola Municipal Deputado Luís Eduardo Maron de Magalhães em Santo Antônio de Jesus- Bahia. Portanto, foi adotada uma abordagem qualitativa no percurso da investigação para melhor compreensão dos fenômenos estudados com aplicação de entrevistas aos docentes das turmas referenciadas. Diante da temática em análise foi perceptível no discurso dos professores entrevistados a preocupação do estudo com o uso das metodologias de ensino de geografia voltadas às questões climáticas e do meio ambiente que contemplem a formação dos estudantes. Apesar das inquietações no que diz respeito a importância dos conteúdos para o aprendizado dos educandos, diversas opiniões são concebidas entre os professores pesquisados de modo a apontar perspectivas filosóficas e metodológicas em seus métodos de ensino. Entretanto, eles têm percepção singular em compreender a necessidade de uma formação voltada as essas temáticas no processo educacional dos alunos nas instituições escolares. Desse modo, a necessidade de uma formação continuada no ensino da Geografia para os docentes num viés que eles possam intender o ensino em consonância a realidade dos educandos é necessário para as escolas do município de Santo Antônio de Jesus.