Licenciatura em Letras - Língua Espanhola e Literaturas - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Espanhola e Literaturas - DCH5 por Orientador "Mariano, Luciana Vieira"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA afetividade na relação professor-aluno no curso de letras - Língua Espanhola e Literaturas do DCH-V da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-08) Santos, Elinara Barbosa Alves dos; Mariano, Luciana Vieira; Neto, João Evangelista do Nascimento; Ignacio, JuanO presente trabalho trata-se a respeito das emoções na relação professor-aluno. O termo professor-aluno remete a um elemento fundamental nessa relação, a interação. O interesse pelo tema proposto surgiu no semestre 2016.2 onde pude perceber que a afetividade é essencial no processo de ensino e aprendizagem para que o aluno se sinta motivado e incentivado. Dessa observação surge a pergunta dessa pesquisa: Quais são as percepções de docentes e discentes acerca da importância da afetividade no processo de formação de professores no curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do DCH-V da UNEB? Assim, o objetivo geral desse trabalho consistiu em compreender as percepções desses sujeitos acerca da importância da afetividade no processo de formação de professores desse curso e, para obter os resultados foi necessário discutir o papel da afetividade na relação professor-aluno; observar as concepções de afetividade e sua importância para docentes e discentes do curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do DCH-V da UNEB e, analisar a partir dessa observação, a percepção dos mesmos acerca desse tema. Os autores que fundamentaram esse trabalho foram Wallon (2007), Chalita (2014), Freire (2003), Cunha (2017), Piaget (1896-1980), Sarráis (2018), Goleman (1995). A pesquisa desenvolvida neste trabalho foi de caráter qualiquantitativa na qual o procedimento utilizado para a coleta de resultados foi um questionário semiestruturado. Os resultados indicam que a presença da afetividade na relação de professor-aluno permite que os alunos se sintam mais confiantes e motivados a continuar seus cursos e superar suas dificuldades.
- ItemA formação de professores de E/Le para a inclusão de alunos com deficiência na escola regular(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-06) Machado, Everton Almeida; Mariano, Luciana Vieira; Lopes, Angélica Sílvia de Jesus; Mercês, Daiana Araújo de Lima dasO presente trabalho, intitulado A formação de professores de E/LE para inclusão de alunos com deficiência na escola regular, pauta-se na discussão e análise da formação dos discentes e egressos do curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do Departamento de Ciências Humanas - Campus V da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que tem como fator motivador o meu trabalho como cuidador/ auxiliar de um aluno com deficiência. E nesse contexto trago como objetivo geral compreender se os egressos e os alunos desse curso se sentem preparados para trabalhar com a inclusão de alunos com deficiência. Foi realizada, nesse estudo, a discussão da formação de professores, da formação de professores de ensino de língua espanhola e a inclusão de alunos com deficiência e a avaliação se os egressos e alunos consideram que os conteúdos relacionados à educação inclusiva foram suficientes para prepara-los para a inclusão do aluno com deficiência. A metodologia da pesquisa está inserida no método qualitativo. O instrumento de geração de dados dessa pesquisa foi um questionário. O resultado dessa pesquisa reafirma que o Curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do Departamento de Ciências Humanas - Campus V do DCH-V não prepara os alunos para trabalhar com a educação inclusiva.
- ItemA história da (des)Inserção da língua espanhola no currículo da educação brasileira(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-19) Brito, Gislane Silva; Mariano, Luciana Vieira; Ricardo, Nayla Rodrighero Lima Pedroso; Silva, Rosana SouzaO interesse pelo desenvolvimento de uma pesquisa com esse tema surgiu a partir do contato com questões relacionadas à oferta da língua espanhola na Educação Básica no componente curricular Políticas Públicas ofertado no quarto semestre do curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do Departamento de Ciências Humanas – Campus V da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A partir desse contato, surge o objetivo geral desse estudo que consiste em compreender as percepções dos professores de E/LE em formação acerca da importância da oferta do espanhol nas escolas e dos prejuízos da não obrigatoriedade dessa oferta e, para isso, foi necessário avaliar a importância da língua espanhola e a história de sua oferta na educação brasileira e observar as percepções de professores em formação acerca do contexto de (não) oferta da língua espanhola na Educação Básica. Essa pesquisa está fundamentada na Lei 9.394, na Lei 11.161/05, na Lei 13.415 e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em autores que tratam da importância da oferta da língua espanhola na Educação Básica. Para a realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental. Concluímos que os participantes da pesquisa estão cientes da luta para a reinserção da mesma no currículo da educação brasileira e reconhecem que a falta dessa oferta traz prejuízos para a vida profissional, pessoal e intercultural dos alunos.
- ItemAs possíveis influências da língua galega no Léxico Soteropolitano(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-13) Barbosa, Iasmim Ellen Santos; Mariano, Luciana Vieira; Silva, Dayana Karla Barbosa da; Ricardo, Nayla Rodrighero Lima PedrosoO tema dessa pesquisa é relacionado à linguística e às variações da língua, e a motivação desse estudo surge do meu interesse em estudar essas variações no uso cotidiano da língua em Salvador. Surge assim a pergunta desse trabalho: Como o galego está incorporado ao vocabulário soteropolitano? Dessa forma o objetivo geral dessa pesquisa consiste em analisar como o galego está incorporado a esse vocabulário e seus objetivos específicos consistiram em discutir a história da língua galega, partindo do processo histórico do surgimento das línguas românicas, e observar como as palavras do galego estão incorporadas ao vocabulário das pessoas que vivem em Salvador. A metodologia aplicada para a realização desse estudo foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Esse trabalho se justifica pela importância de conhecermos o processo de formação de nossa língua. Os resultados preliminares desse estudo demonstraram que o galego está incorporado em diferentes expressões utilizadas no cotidiano dos soteropolitanos.
- ItemDa cultura na formação dos professores de E/Le à possibilidade do trabalho com a interculturalidade nas aulas de Espanhol na educação básica(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-19) Santos, Laís Ferreira dos; Mariano, Luciana Vieira; Ricardo, Nayla Rodrighero Lima Pedroso; Silva, Rosana SouzaO fator motivador dessa pesquisa foi o meu contato com estudantes a partir da realização de um Estágio Supervisionado e a observação, através dessa experiência, de que a inserção de conteúdos referentes às culturas dos povos de LA pode tornar o aprendizado de uma LE mais significativo e motivador. Surge assim o problema dessa pesquisa: Como a cultura tem sido trabalhada na formação dos professores de E/LE e como esses professores observam a possibilidade de trabalhar a interculturalidade nas aulas de espanhol a partir da celebração do Dia dos Mortos no México e do Dia de Finados no Brasil? Dessa forma seu objetivo geral consiste em compreender como a cultura tem sido trabalhada nessa formação e como esses professores observam a possibilidade de trabalhar a interculturalidade nas aulas de espanhol a partir dessas celebrações e, para tanto, foi necessário: discutir a importância da cultura no ensino de E/LE e observar como a cultura é trabalhada no curso de graduação de Letras – Língua Espanhola e Literaturas do Campus V da UNEB e as percepções dos alunos desse curso sobre a possibilidade de trabalhar a interculturalidade a partir de manifestações culturais do México e Brasil acerca da morte. Essa pesquisa está fundamentada em Paraquett (1998), Siqueira (2012), Matos (2008) e Mariano (2017). A metodologia utilizada foi a Pesquisa Qualitativa e como procedimento foi realizada uma Pesquisa Bibliográfica e uma Pesquisa de Campo. O resultado demonstrou que a cultura dos povos de LA é pouco trabalhada durante todo o curso e que, como consequência, embora os professores em formação compreendam a contribuição e a possibilidade do trabalho com a interculturalidade nas aulas de espanhol a partir das discussões sobre a celebração do Dia dos Mortos no México e do Dia de Finados no Brasil, somente quatro pontuaram as contribuições desse trabalho relacionadas à atividades que envolvam tanto a língua quanto a cultura dos povos de LA.
- ItemO acesso e permanência de estudantes TEA nos cursos de língua estrangeiras no DCH V(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-19) Costa, Rayza Fonseca de Araujo; Mariano, Luciana Vieira; Silva, Rosana Souza; Ricardo, Nayla Rodrighero Lima PedrosoO interesse por desenvolver esta pesquisa surgiu através da curiosidade de entender o motivo das dificuldades dos aprendizes brasileiros na pronúncia da língua espanhola, e por notar que mesmo em níveis mais avançados nas Licenciaturas de Letras-Espanhol as dificuldades permanecem. Dessa forma surge a pergunta dessa pesquisa: Em que medida a aprendizagem do componente fônico contribui na pronúncia da língua espanhola? Portanto, foi estabelecido como objetivo geral evidenciar a contribuição do componente fônico para aprendizagem da pronunciação da língua espanhola para estudantes brasileiros, assim, foram determinados os seguintes objetivos específicos: 1. Apresentar as bases teóricas responsáveis por explicar a aprendizagem fônica 2. Evidenciar as dificuldades de percepção e produção dos sons vocálicos de E/LE por brasileiros e 3. Verificar como pesquisas recentes se utilizaram da fonética e ou fonologia, para resolver dificuldades de pronúncia de brasileiros aprendendo espanhol. Para conseguir alcançar tais objetivos foi escolhida a pesquisa bibliográfica de natureza exploratória como proposta metodológica. Através do estudo realizado foi concluído que a aprendizagem do componente fônico quando feita de modo assertivo contribui muito na pronúncia da língua espanhola, uma vez que permite que o aprendiz tenha conhecimentos suficientes que o possibilite perceber características da LE que são diferentes da LM. O que é essencial na aprendizagem da língua espanhola por brasileiros por conta da interfonologia existente entre o PB e o espanhol.
- ItemO estágio supervisionado como espaço de desenvolvimento do senso crítico reflexivo(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-06) Alvaia, Marta Carine Oliveira; Mariano, Luciana Vieira; Mercês, Daiana de Araújo de Lima das; Silva, Rosana SouzaO fator motivador desse trabalho foi a minha primeira experiência em sala de aula e as contribuições da disciplina Estágio Supervisionado I para o desenvolvimento e aprimoramento do meu senso crítico-reflexivo e para minhas novas vivências na sala de aula. Desse fator motivador surgiu o objetivo geral compreender qual é a importância do estágio supervisionado para os alunos e egressos do curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas para o desenvolvimento de seu senso crítico/reflexivo. Os objetivos específicos consistiram em discutir o papel do Estágio Supervisionado na formação de professores e dos professores de E/LE, realizar um levantamento dos alunos do curso de Letras Língua Espanhola e Literaturas que já realizaram o Estágio Supervisionado I, que corresponde ao estágio de observação do curso e observar que reflexões têm sido geradas por esses alunos a partir desse estágio. Através de uma Pesquisa Qualitativa, que utilizou como procedimento a Pesquisa de Campo e como instrumento de coleta de dados o questionário, concluímos que estudantes e egressos desse curso reconhecem a importância do Estágio Supervisionado para o desenvolvimento do seu senso crítico-reflexivo e percebem essa contribuição a partir da possibilidade de refletir e avaliar a prática do professor de E/LE.