Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5 por Orientador "Silva , Manoel Crispiniano Alves da"
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- Item“Cheguei em casa cansada”: um olhar sociolinguístico para a regência dos verbos de movimento no livro didático de língua portuguesa do ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-19) Pereira, Vitória Ize Souza; Silva , Manoel Crispiniano Alves da; Santos , Elias de Souza; Almeida , Gilce Souza deAo realizar esse trabalho, objetivou-se analisar a abordagem da regência dos verbos de movimento no livro didático de Língua Portuguesa do 3° ano do Ensino Médio, investigando se os usos característicos do Português Brasileiros (doravante PB) são reconhecidos como legítimos. Nesse sentido, para desenvolver esta investigação, foram utilizados como referencial teórico os postulados da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo, 2005), bem como os trabalhos de Bagno (2003, 2007, 2013), Mattos e Silva (2004), a BNCC (Brasil, 2018), entre outros, pois tratam da relação entre variação linguística e ensino. Utiliza-se como corpus o livro didático de língua portuguesa (LP) do ensino médio de autoria de Wilton Ormundo e Cristiane Sinicalchi, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no ano de 2021 e publicado pela editora Moderna. Em síntese, foi possível identificar alguns avanços na obra analisada, tendo em vista que os autores reconhecem o crescente uso da preposição “em” regendo verbos de movimento. Entretanto, entram em contradição afirmado que o vocábulo “em” é utilizado apenas em situações de informalidade.
- ItemEntre a prescrição e a hetrogeneidade da língua: a indeterminação do sujeito no livro didático de língua portuguesa do ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2025-04-24) Soares , Rosana Santos; Silva , Manoel Crispiniano Alves da; Barros, Isis Juliana figueredo de; Meireles , Maximiano MartinsCom este estudo, investiga-se como o sujeito indeterminado é tratado nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. A análise é realizada por meio de uma coleção de volume único, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2021. Nesse sentido, para realizar esta investigação, foram utilizados como referencial teórico os gramáticos Rocha Lima (2008), Cunha e Cintra (2001), Bechara (1966), entre outros, e os postulados de Perini (2000) e Castilho (2014), bem como os trabalhos sociolinguísticos de Milanez (1892), Pontes (2008), Assunção e Almeida (2016) e Santana (2006). Em suma, os resultados apontam que o material reconhece apenas as estratégias preconizadas pela gramática tradicional, ou seja, para se indeterminar o sujeito, o falante deve utilizar o verbo na terceira pessoa do plural (falaram de ti) ou usar o “se” indeterminador (precisa-se de ajuda). Assim, para um ensino de Língua Portuguesa que leve o aluno a reconhecer a heterogeneidade da língua é preciso ir além das prescrições gramaticais, mostrando a eles que os falantes utilizam outras formas para indeterminar o sujeito.