Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5 por Orientador "Santana, Suely Santos"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA representação da voz negra feminina: uma leitura da obra Becos da Memória de Conceição Evaristo(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Santos, Josinete Souza; Santana, Suely Santos; Almeida, Gilce de Souza; Malta, Arlene AndradeO presente trabalho de pesquisa faz uma abordagem acerca da literatura afro-feminina, especificamente a produção da escritora Conceição Evaristo, como forma de representação da mulher negra e de rompimento do imaginário construído por meio dos estereótipos da literatura canônica sobre a existência negra e feminina. Foi analisada a obra Becos da Memória da escritora Conceição Evaristo, buscando responder à seguinte pergunta-problema: Como a narrativa aborda os problemas sociais e de gênero e qual a sua relevância para o fortalecimento da literatura afro-brasileira? Para tanto, foi traçado como objetivo compreender a obra e sua relação com a contemporaneidade, a partir do perfil da personagem Maria-Nova. Analisou-se como se dá o processo de construção da identidade feminina na narrativa, sua contribuição para a construção de uma subjetividade feminina e buscou-se identificar situações que possibilitem um diálogo entre a ficção e a realidade, no que se refere à desigualdade social e de gênero. Portanto, pode-se concluir que a obra de Evaristo fortalece a literatura afro-brasileira por ser uma narrativa que humaniza a pessoa negra, trazendo-a ao centro da narrativa e colocando em pauta suas aflições, medos e dores diante de uma sociedade desigual e pautada em uma cultura racista.
- ItemLiteratura negro-brasileira, Esmeralda Ribeiro (1991) e Lima Barreto (1998): labutas de uma postura pós-colonial(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Santos, Leidiane Mercês; Santana, Suely Santos; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Mattos, Wilson Roberto deAs narrativas construídas acerca dos sujeitos negros brasileiros, tanto na História oficial quanto no cânone literário, não foram justas. Além disso, a produção literária de autoria negra que se propunha à construção de diferentes histórias foi propositalmente negligenciada. Diante disso, esta pesquisa busca apresentar a proposta da literatura negro-brasileira e refleti-la enquanto uma insurgência pós-colonial disposta a romper com as narrativas hegemônicas, difusoras de uma história única, e a nomear a experiência literária negro-brasileira. Essa proposta é realizada mediante a análise das obras Clara dos Anjos e Guarde Segredo, de Lima Barreto (1998) e Esmeralda Ribeiro (1991), respectivamente. A referente análise enfatiza a releitura de Clara dos Anjos, no conto Guarde Segredo, e investiga as estratégias utilizadas por Ribeiro (1991) para reiterar a denúncia feita anteriormente, por Barreto (1998), e, ao mesmo tempo, acrescentar novas significações à história, bem como assinalar o seu lugar discursivo, enquanto uma mulher negra escrevendo sobre si mesma. Para tanto, tem-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, cujo método de abordagem utilizado é o hipotético- dedutivo. Desse modo, os resultados alcançados nesta pesquisa levaram à conclusão de que Esmeralda Ribeiro (1991), ao reler a obra em questão, no conto Guarde Segredo, se uniu à denúncia feita anteriormente, por Lima Barreto (1998), na medida em que novas significações e novas (re) ações foram recriadas acerca da história de Clara dos Anjos, no conto.
- ItemRap: gênero de aprendizado e resistência no cotidiano da juventude do Colégio Estadual Luciano Passos(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-06) Santos, Caio Macel de Jesus; Santana, Suely Santos; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Mattos, Wilson Roberto deO presente trabalho de conclusão de curso tem como tema o Rap como gênero textual em sala de aula, posteriormente tem como objetivo geral: Averiguar a influência do rap nacional no cotidiano da juventude do Colégio Estadual Luciano Passos. A metodologia utilizada pelo pesquisador foi o método hipotético dedutivo, o mesmo ajudou durante a coleta de dados através da opinião dos alunos que foi realizada através de um questionário na plataforma google formulário. Por fim os resultados obtidos foram que o rap nacional se encontra presente no cotidiano dos alunos do Colégio Estadual Luciano Passos. Esta pesquisa baseia-se nos estudos de (Souza 2011), (Camargos 2015), (Chimamanda 2009).
- ItemViolência contra a mulher negra na obra Insubmissas Lágrimas de Mulheres, de Conceição Evaristo(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Rodrigues, Sheila Aparecida; Santana, Suely Santos; Conceição, Alaize dos Santos; Almeida, Gilce de SouzaNa sociedade brasileira atual, constata-se cotidianamente diversas formas de violência contra a mulher, e a ampliação desta violência quando se trata de mulheres negras. Dentro desse contexto, este trabalho apresenta uma breve leitura de violência doméstica cometida contra mulheres negras em dois contos da obra, “Insubmissas Lágrimas de Mulheres”, da escritora Conceição Evaristo. O estudo tem como objetivo analisar essa forma de violência, como representada na ficção de Evaristo e, principalmente, abordar como as mulheres negras dos contos escolhidos reagem a ela. O problema que norteou a pesquisa foi: Como a narradora representa a reação das personagens nos contos, Aramides Florença e Shirley Paixão, diante das violências sofridas? Para responder à pergunta, além da leitura cuidadosa dos contos, fez-se uma revisão bibliográfica da literatura afro-brasileira, e apontou-se outros poetas e prosadores que se filiam a essa literatura, bem como usou-se discussões de autores que tratam de violência contra mulher. Ao final do estudo, constata-se que as mulheres dos contos analisados se libertaram dos seus agressores e do ciclo de violência em que são colocadas e percebe-se a importância da literatura afro-feminina para o despertar de mulheres negras no combate à violência doméstica.