Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5 por Orientador "Quadros , Carla de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA plataforma Wattpad como recurso metodológico em Língua Portuguesa para o desenvolvimento de escrita no ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-11) Peixoto, Mileny Karen Nery; Quadros , Carla de; Mariano, Luciana Vieira; Meireles, Maximiano Martins deO estudo investigou a plataforma Wattpad, como possibilidade de ferramenta metodológica, no ensino de Língua Portuguesa para o desenvolvimento da escrita no Ensino Médio. O artigo foi motivado através de experiência pessoal, como usuária, e pela crescente influência das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação, como também, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. O objetivo principal consistiu na reflexão sobre o uso da plataforma Wattpad como uma possibilidade de ferramenta para promover e motivar as/os alunas/os do Ensino Médio a desenvolverem a escrita nas aulas de Língua Portuguesa. Metodologicamente, inicialmente, fizemos um levantamento bibliográfico intentando o aprofundamento da temática, ainda pouco abordada, e, em seguida, foi aplicado via Google Forms, um questionário para estudantes do ensino médio, com intuito analítico.
- ItemO ensino de literatura como possibilidade efetiva para aplicação da lei 10.639/03 nas escolas(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-17) Freitas, Laíse Araújo de; Quadros , Carla de; Santos , Aline Nery dos; Mariano , Luciana VieiraO objetivo deste artigo consiste em analisar a aplicabilidade da Lei n° 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileiro, nas aulas de Língua Portuguesa, em um colégio estadual de ensino técnico profissionalizante em Santo Antônio de Jesus. O estudo busca, também, refletir sobre a implementação da referida lei e a falta de políticas públicas que incentivem sua efetivação, considerando as complexidades de um país tão desigual e diverso como o Brasil. A pesquisa adota, inicialmente, uma abordagem com caráter de revisão bibliográfica, desdobrando-se em um enfoque quantitativo e qualitativo mediante análise dos dados coletados, por meio, de questionário eletrônico, sem identificação, aplicado as/aos professoras/es. O estudo parte da hipótese de que o ensino de literatura afro- brasileira ainda é insuficiente ou praticamente inexistente, na escola estudada, refletindo uma realidade macro. A pesquisa visa compreender as principais dificuldades e desafios na efetivação da lei em tela, com vistas a contribuir para o debate acadêmico sobre o tema, ratificando a urgência da efetivação, da mesma, no intuito de minimizar os danos causados a população afro-brasileira.