Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5 por Orientador "Burgos, Luiz Eduardo Simões de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância do uso de jogos pedagógicos no ensino de sintaxe(Universidade do Estado da Bahia, 2022-01-04) Peixoto, Uislane Silva; Burgos, Luiz Eduardo Simões de; Moura, Deije Machado de; Anjos, Flávius Almeida dosA presente pesquisa buscou refletir sobre a importância e as contribuições que os jogos pedagógicos podem desempenhar no processo de ensino e aprendizagem de sintaxe, além de apresentar propostas que podem auxiliar o professor de Língua Portuguesa. As discussões estão sustentadas nos estudos de Oliveira (2001); Antunes, Cordeiro, Vasconcelos (2017); Sebastião (2018); Freire (2013); Lopes (2016); Kishimoto (1990,1994,1997,1998,2003) e Santos (2016). As atividades propostas abrangem 5 jogos que podem ser utilizados na sala de aula, sendo eles, o jogo o sintático, livro mágico das orações coordenadas, panda para concursos e provas, jogo da memória e o jogo de trilha. A pesquisa possibilitou reforçar a necessidade de inserção das novas práticas pedagógicas no processo de ensino e um maior entendimento sobre a importância dos jogos pedagógicos para melhoria das aulas de sintaxe. O resultado desta pesquisa aponta que utilizar jogos nas aulas é uma estratégia promissora e criativa de solucionar os obstáculos do ensino de sintaxe, dessa forma, essa ferramenta pode tornar a aprendizagem mais satisfatória, com maior motivação e interação entre os estudantes.
- ItemDificuldades de aprendizagem na aquisição da escrita: um olhar sobre as estratégias pedagógicas(Universidade do Estado da Bahia, 2021-02-04) Andrade, Zenilda; Burgos, Luiz Eduardo Simões de; Moura, Deije Machado de; Anjos, Flávius de Almeida dosCom as dificuldades na aquisição da escrita, o ensino da Língua Portuguesa tem se tornado um desafio para educadores que buscam novas estratégias pedagógicas para o ensino/aprendizagem e desenvolvimento de habilidades de seus alunos. Dentre os objetivos deste estudo destacam-se: investigar as dificuldades de aprendizagem da aquisição escrita e caracterizar a ludicidade enquanto estratégia pedagógica. Metodologicamente, trata-se de uma revisão bibliográfica embasada em estudos já publicados sobre a temática. Esta monografia contribui com conhecimentos relevantes, servindo de parâmetro para o desenvolvimento de ações que modifiquem a forma de enxergar e de atuar no processo de ensino aprendizagem, considerando as individualidades e principalmente, as potencialidades do sujeito, tanto nas instituições de ensino como em outros organismos, através de materiais e métodos lúdicos.