Licenciatura em Pedagogia - DEDC13
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC13 por Orientador "Sales, Gleiton Silva de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação socioemocional nos anos iniciais do ensino fundamental: aspectos da sua implementação pelos professores.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-29) Santos, Charlane Silva dos; Cordeiro, Maria Jeane de Jesus; Sales, Gleiton Silva de; Cerqueira, Maeve Mascarenhas de; Santos, Aline de Oliveira CostaEste trabalho tem como objetivo investigar os principais desafios enfrentados pelos professores na implementação da educação socioemocional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com base em vivências durante o estágio na Escola Municipal Nelson Guimarães, em Itaberaba-BA. A educação socioemocional é compreendida como um processo contínuo de desenvolvimento de competências como empatia, autocontrole, resiliência e convivência, sendo fundamental para a formação integral dos estudantes. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de questionários aplicados a cinco professoras atuantes nas séries iniciais. Os resultados indicam que, embora as docentes reconheçam a importância da educação socioemocional e possuam uma compreensão clara do conceito, enfrentam obstáculos como falta de formação específica, escassez de recursos, sobrecarga de trabalho e baixa participação familiar. Observou-se também o aumento de problemas emocionais entre os alunos, agravados pelo uso excessivo de telas e mudanças no convívio social. Conclui-se que a efetiva implementação da educação socioemocional exige investimento em formação inicial e continuada dos docentes, apoio institucional, políticas públicas específicas e fortalecimento da parceria entre escola e família, a fim de promover um ambiente educativo emocionalmente saudável e propício à aprendizagem.