Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14 por Orientador "Castro-Ramos, Anaíris Feirense de"
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- ItemO ensino da gramática normativa: destinado à mudança nas aulas de lingua portuguesa?(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Almeida , Renata da Silva; Castro-Ramos, Anaíris Feirense deO ensino da gramática normativa está passando por um grande desafio na atualidade porque se tem mostrado cada mais difícil ensinar essa disciplina nas escolas com os métodos tradicionais. Isso porque as variedades linguísticas existentes no português brasileiro estão cada vez mais sendo reconhecidas. Também porque o preconceito linguístico é evidenciado e disseminado na sociedade podendo ser causado também pelas aulas de gramática normativa. Sendo assim, essa pesquisa tem como objetivo principal: averiguar a influência do ensino da Gramática Normativa a partir dos livros didáticos nas aulas de Língua portuguesa, percebendo se contempla exclusivamente os requisitos da norma-culta. Faremos isso analisando como os conteúdos da gramática normativa estão sendo distribuídos em três livros didáticos: um do ensino fundamental II e dois do ensino médio e identificando até que ponto o ensino da gramática normativa, as variações linguísticas e o preconceito linguístico são importantes para a formação da língua portuguesa. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida através de um material já elaborado, os livros didáticos. Após a investigação do objeto de estudo foram selecionados nove conteúdos específicos para a análise dos dados, são eles: emprego do x e do ch; advérbios; emprego de s, z e x; sujeito e predicado; objeto direto e indireto e emprego de mas e mais, há e a, afim e a fim de, tendo como objetivo comparar como são abordados esses temas nos livros didáticos escolhidos para a análise. Utilizaremos como referencial teórico principalmente os seguintes autores: Bagno (2013); Candido (2011); Cagliari (1989); Dalcastagnè (2002); Geraldi (1982); Piaget (1964); Rios (2019); Soares(2002); Travaglia (2011); Vesentini (2007) e Voece (2004). Abordaremos também as relações de poder que giram em torna do ensino da gramática normativa, percebendo como as desigualdades sociais existentes são influenciadas pelo ensino da gramática nas aulas de Língua Portuguesa e de como as variedades da Língua portuguesa são estigmatizadas pela sociedade. Por fim, através do estudo realizado ficou perceptível a importância da gramática normativa e a urgência na mudança das aulas de língua portuguesa em que o foco seja o aluno, reconhecendo a pluralidade da Língua Portuguesa.
- ItemRepresentação da Mulher Indígena na Obra Iracema(Universidade do Estado da Bahia, 2024-01-08) Matos, Luciana Ramos de; Castro-Ramos, Anaíris Feirense deA representação indígena na literatura é contemplada, na perspectiva da época, no Arcadismo e ganha notoriedade no Romantismo, sobretudo, em sua primeira geração, inclusive recebendo o nome de indianista. A metodologia do presente trabalho foi analise documental da personagem indígena da Obra Iracema de José de Alencar. O que desejo com essa pesquisa é refletir de que forma os indígenas, principalmente a mulher indígena é representada na literatura. E qual o papel dessa mulher indígena dentro da nossa história. Além de contribuírem com a guerra os indígenas tiveram outro papel, eles acabavam sendo bárbaros. Muitos autores brasileiros escreveram colocando o indígena como herói em seus escritos, trazendo a representação do indígena dentro da literatura. A obra Iracema é marcada por evidencias em sua literatura, em que retrata metáforas fauna e flora para destacar a beleza e sua conexão com a terra, as palavras indígenas, incorporando termo tupis para gerar uma autenticidade e respeito cultural. Auritha Tabajara como mulher indígena reconhece seu lugar, entende a importância da representatividade de ser mulher indígena, consegue quebrar as barreiras e reconstrói um lugar diferente do que foi ditado por José de Alencar à Iracema do romance. Na contemporaneidade a representatividade nos textos literários de Auritha Tabajara nos apresenta a indígena, a que vivencia os desejos e costumes de seu povo Tabajara que foram passados de geração em geração.