Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14 por Orientador "Carvalho., Maria Cezarela Oliveira de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA prática pedagógica inclusiva nas escolas estaduais em Riachão do Jacuípe.(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Jesus , Carla Tamillis Santos de; Carvalho., Maria Cezarela Oliveira deO presente trabalho apresenta a prática pedagógica inclusiva, no município de Riachão do Jacuípe- Ba. Tem como objetivo principal compreender quais os desafios da prática inclusiva em Riachão do Jacuipe. Desse modo, busco investigar Quais os principais desafios que os professores da educação regular encontram na prática pedagógica inclusiva? Os docentes recebem capacitação para esse trabalho inclusivo? Os professores de Riachão do Jacuípe estão preparados para o trabalho pedagógico com alunos com necessidades específicas? Dessa forma, o estudo baseia-se nos fundamentos teóricos de Carvalho (2008) Ferreira e Guimarães (2003), Filho (2003), Mantoan (1997), Mazzotta (2001), Motta (1997), Souza (2013), dentre outros, para discussão sobre qual o conceito de inclusão, como foi a evolução histórica das leis educacionais brasileiras, na área da educação inclusiva, como vem sendo realizada essa proposta no município em estudo.Apoiou-se na abordagem qualitativa, através da realização de pesquisa de campo com professores e alunos do Ensino Médio e professores de Atendimento Educacional Especializado. Tomou-se como instrumentos de pesquisa, para a coleta de dados, e posterior análise, entrevistas semiestruturadas. Os resultados de tal estudo mostram que a escola pesquisada vem tentando realizar a inclusão, mas ainda tem algumas coisas a serem feitas para que a educação aconteça efetivamente. Os professores ainda encontrammuitas dificuldades, pois o número significativo de alunos por turma dificulta o trabalho do professor e ainda falta capacitação profissional para atender a demanda dos alunos.
- ItemO ensino da língua portuguesa: um instrumento de inclusão social para o deficiente visual.(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Costa, Analice Pinheiro; Carvalho., Maria Cezarela Oliveira deEsta pesquisa buscou compreender como ocorre o processo da inclusão de Língua Portuguesa na aprendizagem de alunos com Deficiência Visual, considerando as dificuldades e barreiras enfrentadas na aprendizagem desses alunos. O estudo teve como objetivo geral, Compreender o papel da língua portuguesa como forma de expressão e inclusão na sociedade. Assim como sua importância para o desenvolvimento de uma sociedade inclusiva e igualitária, e como objetivos específicos, reconhecer as principais dificuldades que os docentes enfrentam na prática de inclusão. Identificar métodos e ferramentas que favorecem a inclusão dos alunos com deficiência visual parcial ou completa nas atividades de leitura e escrita. Para a efetivação da pesquisa optamos por uma investigação com enfoque qualitativo, buscando perceber as relações entre os sujeitos (aluno e professor) e o ensino de Língua Portuguesa. Os resultados estão baseados em entrevistas e em amplo material bibliográfico consultado. Entre eles, destacam-se: carência de atualização e especialização de docentes; material didático adequado e material pedagógico de apoio; aulas adaptadas de acordo com as necessidades dos deficientes visuais. O estudo conclui que o ensino de Língua Portuguesa, sua língua materna para deficientes visuais, constitui-se em uma modalidade que vem se desenvolvendo, sobretudo na última década, sendo necessários esforços conjuntos de professores, sociedade e governos para se construir um sistema de ensino que corresponda às reais necessidades dos deficientes visuais.