Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14 por Orientador "Anecleto , Úrsula Cunha"
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- ItemConcepções de leitura no ensino fundamental II e a matriz de referência da Prova Brasil.(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Lima , Vanicleia do Carmo; Anecleto , Úrsula Cunha; Silva, Obdália Santana Ferraz; Fontes , JanineA leitura é uma prática social indispensável na vida do sujeito, uma vez que o insere na sociedade letrada, tornando-o um ser ativo, autônomo, bem como crítico e reflexivo. Assim, é de fundamental importância que as agências sistematizadoras de ensino proporcionem a ampliação de atividades de interpretação de diferentes textos, com o intuito de formar leitores que leiam e compreendam o que estão lendo. Levando-se tudo isso em consideração, esta pesquisa tem como objetivo analisar as competências de leitura que fazem parte da Prova Brasil (PB), conhecimentos esses necessários para a formação do sujeito proficiente em leitura. Dessa forma, esta investigação centrou-se no estudo dos descritores que norteiam essa avaliação externa, com o intuito de discutir sobre a formação da proficiência em leitura de alunos do Ensino Fundamenta II. Para embasar teoricamente esta monografia, dialogou-se com Koch (2006), Silva (2002), Martins (2004), Cagliari (1997), entre outros teóricos da linguagem. Além disso, foram utilizadas fontes documentais, como a matriz de referência e algumas questões da Prova Brasil. Como resultado da análise de dados, a investigação apontou para a necessidade de escolas ampliarem seus trabalhos com práticas de leitura em sala de aula, com o intuito de que os alunos compreendam a leitura como meio essencial para a aprendizagem escolar em qualquer área de estudo e, para além disso, sua própria construção enquanto sujeito sociocomunicativo.