Licenciatura em Historia - DCHT18
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Historia - DCHT18 por Orientador "Ortiz, Ivanice Teixeira Silva"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA inserção da fé católica no Brasil: uma análise em torno da construção das primeiras igrejas católicas na cidade histórica de Santa Cruz Cabrália(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Alves, Kátia Pinto; Ortiz, Ivanice Teixeira Silva; Sá, Charles Nascimento de; Lima, Caroline de AraújoA conquista do território do que hoje chamamos de América pelos europeus em 1492 trouxe inúmeros eventos históricos ao longo dos séculos a frente. Adiante, nos primeiros momentos do século XVI, os portugueses chegaram nas terras que hoje chamamos de Brasil, especificamente na localidade de Coroa Vermelha fixada na região do extremo sul do Estado da Bahia e que compõe a atual Costa do Descobrimento. Com o então iniciado processo de colonização, as mudanças na vida e cultura dos povos nativos se tornaram cada vez mais profundas e passaram a atingir todos os ambientes da vida social, a exemplo o sistema de religiões e crenças ancestrais dos povos que ali viviam desde os temos de outrora. O processo de colonização e catequização rapidamente começou a se disseminar por todas as localidades próximas como na área de Santa Cruz Cabrália, local em que se fundamenta territorialmente essa pesquisa. O erguimento dos primeiros templos religiosos de origem cultural europeia e cristã, como a construção das duas primeiras igrejas na vila colonial de Santa Cruz, deu origem à cidade histórica deste local, resistente ao tempo até os dias atuais. Tendo este histórico como base, este artigo se propõe a analisar o processo de inserção da Igreja Católica na cidade de Santa Cruz Cabrália, transcorrendo um estudo sobre o processo de ocupação do território brasileiro, das terras conquistadas através da colonização imposta pelo Estado Português, associado à participação da Igreja em sua atuação no projeto catequético de evangelização dos povos nativos, com influência na vida social e religiosa, por intermédio da implantação da fé cristã. Para tal a presente pesquisa utiliza-se do método contido no paradigma indiciário de GINZBURG (1989), ao realizar uma revisão bibliográfica de autores e a autoras como CANCELA (2014), FAUSTO (2004), TODOROV (1982) entre outros que versem sobre o tema e observam o processo de colonização pela ótica das Américas, do Brasil e da Bahia, o que ancora este trabalho no campo conceitual da micro história (LEVI, 2016).
- ItemBiografia no ensino de história: Maria Felipa e a participação feminina na independência da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-09) Carvalho, Marcio dos santos; Ortiz, Ivanice Teixeira Silva; Santos, Lorena Michelle Silva dos; Fernandes, Thaís VinhasA pesquisa consiste em uma revisão e análise do uso da biografia no Ensino de História, tendo como foco Maria Felipe e os acontecimentos ocorridos no processo de Independência da Bahia, abordando questões de gênero e raça, como o objetivo de apresentar a possibilidade de ensino através dessa mulher. A pesquisa consiste em uma revisão e analise dos materiais produzidos sobre a Maria Felipe durante o processo de Independência da Bahia, para isso foi dividida em quatro etapas. Na primeira, analisa o campo do ensino de história, destacando como a disciplina se reconfigura ao longo do tempo para atender às transformações sociais. Na segunda etapa revisa a evolução da biografia como ferramenta pedagógica, ressaltando seu potencial de promover a aprendizagem ao dar visibilidade a sujeitos historicamente excluídos. A terceira parte examina o processo da independência da Bahia, ressaltando a participação popular e destacando os personagens envolvidos, com foco no apagamento da participação de Maria Felipa pela historiografia oficial. Por fim, a pesquisa investiga a presença de Maria Felipa nos livros didáticos utilizados em duas escolas na cidade de Eunápolis, Bahia, evidenciando a ausência de sua contribuição para o processo de independência e sugerindo novas possibilidades de abordagem nos estudos sobre a Maria Felipa. O trabalho chega a conclusão sobre a inclusão das mulheres negras no Ensino de História, onde essa é um meio para a valorização de figuras marginalizadas e a construção de uma história mais inclusiva e plural.
- ItemO ensino de História durante as aulas remotas e híbridas: uma análise a partir dos cadernos de apoio à aprendizagem das escolas públicas da Bahia entre os anos de 2020-2021(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Batista, Amanda Dias; Ortiz, Ivanice Teixeira Silva; Silva, Célia Santana; Silva, Geovani de JesusA pesquisa analisa o que foi proposto no Ensino Remoto e Híbrido do componente de História a partir dos Cadernos de Apoio à Aprendizagem, com o intuito de observar através do currículo as sequências didáticas e os conteúdos destes cadernos criados na Bahia entre os anos 2020 e 2021. Frente aos percalços do quadro social, em que houve a suspensão total das aulas no Brasil, devido à pandemia mundial de coronavírus (Covid-19), viu-se a possibilidade de implementar o ensino virtual de forma remota e híbrida ao criar ferramentas como o Caderno de Apoio para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, o qual aguçou as inquietações para a elaboração desse trabalho centrado em explorar este material didático disponibilizado pela Secretaria Estadual de Educação. A primeira proposta deste estudo se dedicou à coleta das fontes, que foram os cadernos de apoio dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, os vídeos pedagógicos, a LDB de nº 9.394/96, BNCC de 2017 e PNE nº 13.005/14 para a discussão sobre as legislações que regulamentaram a criação desse material. No segundo momento, deu-se atenção ao plano de capítulo para melhor distribuição do que se pretendia discutir através dos objetivos geral, específicos e estruturação bibliográfica. No terceiro momento, efetuou-se a escolha bibliográfica partindo dos conceitos centrais que permearam a pesquisa. Com isso fez-se necessário discutir como os conteúdos contidos nesses Cadernos de Apoio foram abordados, ou seja, se seguiam uma linha eurocêntrica dada pela história oficial, ou propunham uma visão decolonial. Para a análise estruturou-se um caminho a partir dos seguintes elementos: sujeitos históricos, especificamente, os indígenas e suas representações; proposições temáticas; conteúdos e conceitos propostos; sequência didática; referencial teórico e bibliográfico.
- Item“Pra ensinar História a joão, é preciso entender de ensinar, de História e de joão”: os estágios supervisionados e a formação inicial do docente de História(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-09) Menezes, Everton Andrade; Ortiz, Ivanice Teixeira Silva; Fernandez, Thaís Vinhas; Mendes, Sandra ReginaO presente estudo tem como objetivo analisar os Estágios Curriculares Supervisionados, compreendendo sua importância na formação docente, com enfoque na experiência vivenciada pelos licenciandos do curso de História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus Eunápolis, no semestre 2018.2. Para tanto, investiga-se a relação entre teoria e prática no contexto dos estágios, bem como as experiências individuais de determinados licenciandos durante esse período. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e documental, fundamentada em análise de documentos oficiais, projetos pedagógicos e estudos pré-existentes, além da contribuição de autores que dialogam com a temática. A partir das informações obtidas ao decorrer da pesquisa é possível identificar a importância dos Estágios Curriculares Supervisionados na formação docente.
- ItemReflexões das ações do PIBID no processo formativo dos discentes do curso de história da UNEB Campus XVIII entre os anos de 2014 a 2019.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-09) Santos, Emilly Silva; Ortiz, Ivanice Teixeira Silva; Santos, Lorena Michelle Silva dos; Mendes, Sandra ReginaEste trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de futuros docentes do curso de licenciatura em História – UNEB/ campus XVIII. O PIBID é uma política pública de qualificação docente, que visa aproximar os estudantes de licenciatura da realidade das escolas da educação básica, proporcionando vivências pedagógicas com o apoio de professores supervisores. A pesquisa busca entender como o programa contribui para a formação inicial dos licenciandos, incentivando a integração entre teoria e prática através da atuação em projetos desenvolvidos nas escolas públicas. A metodologia adotada inclui pesquisa qualitativa, com análise de produções acadêmicas, documentos da CAPES, e fontes orais que narram as experiências dos bolsistas, supervisores, coordenadores entre 2014 e 2019 no Campus XVIII da UNEB. O estudo também discute o papel do PIBID na formação continuada dos professores, destacando sua importância na valorização do magistério e na melhoria da qualidade da educação nas escolas públicas. O trabalho evidencia que o programa não só contribui para a formação dos licenciandos, mas também para a transformação do ensino e aprendizagem nas escolas, gerando uma troca de saberes entre bolsistas, professores supervisores.