Bacharelado em Sistemas de Informação - DCET1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Sistemas de Informação - DCET1 por Orientador "Santos, Trícia Souto"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemProposta de indicadores de acompanhamento de egressos para o Curso de Sistemas de Informação da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2017-07-07) Santos, Raylan Souza dos; Santos, Trícia Souto; Jorge, Eduardo Freitas; Atta, Antônio Carlos FontesEste trabalho apresenta um conjunto de indicadores de acompanhamento de egressos, com vistas a auxiliar a proposição de melhorias dos cursos de Sistemas de Informação (SI). Tais indicadores foram extraídos através de uma análise das competências e habilidades citadas nos documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) quando da definição do perfil do egresso para cursos de SI e de entrevistas com profissionais que lidam com a contratação de profissionais de TI em empresas privadas de Salvador. Este trabalho inclui a construção de um data warehouse com informações sobre os egressos do curso de SI da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), além do fornecimento de uma ferramenta analítica de consulta para realizar o cruzamento dos dados levantados, com a possibilidade de visualização e apreciação das informações. Para efeito de testes e validação do modelo proposto, foi gerado um relatório com a análise dos resultados e enviado para o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de SI da UNEB, que, sob sua ótica, avaliou o modelo construído. Os resultados obtidos apontam para uma aprovação parcial de 60% dos entrevistados e aprovação total de 40% - relativo ao conjunto de indicadores proposto, assim como, o modelo computacional apresentado foi aprovado parcialmente por 80% dos entrevistados e totalmente por 20%, não havendo avaliações negativas.
- ItemSegurança da informação em sistemas críticos: o caso do gerenciamento de plano de voo no âmbito do DTCEA-SV(Universidade do Estado da Bahia, 2011-07-25) Dias, Sandro Bonfim Alcântara; Santos, Trícia Souto; Cerqueira, Antônio Marcos Brito deCom o advento de novas tecnologias e o aumento cada vez maior da conectividade entre as máquinas, se tornou fundamental a proteção dos dados e dos sistemas, visando a segurança da informação. Os procedimentos para o armazenamento, tráfego ou disponibilidade da informação, bem como o ambiente que o cerca, possuem influência vital neste objetivo, pois a ocorrência de falhas no processo ou a existência de vulnerabilidades não observadas podem ocasionar sérios danos materiais, morais ou até mesmo perdas de vidas humanas. Sendo assim, este trabalho foi desenvolvido a partir de observações realizadas no Destacamento de Controle de Tráfego Aéreo de Salvador, referentes ao tratamento dos dados e das informações no sistema crítico de gerenciamento de Plano de Voo, visando solucionar problemas detectados sob o ponto de vista dos princípios de segurança da informação, e propondo melhorias no contexto atual quanto a aspectos físicos, aspectos lógicos e procedimentos realizados.
- ItemUm modelo OLAP para acompanhamento da avaliação processual no ensino a distância(Universidade do Estado da Bahia, 2016-06-06) Santos, Fabiane Santana dos; Santos, Trícia Souto; Cerqueira, Antônio Marcos Brito de; Mascarenhas, Ana Patrícia MagalhãesEmbora a quantidade de matrículas EAD esteja conquistando progressivo crescimento, na sociedade ainda há desconfiança quanto a sua qualidade, dessa forma é necessário o uso de técnicas que garantam a confiabilidade do ensino. Adequado a esse cenário, surge o conceito de Avaliação Processual, que visa o acompanhamento do aluno e de seu aprendizado, para que sejam realizadas retroalimentações que permitam o seu progresso. Entretanto, a Avaliação Processual exige algumas informações que não são exibidas ou são de difícil leitura nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, como o MOODLE. No presente trabalho foram levantados os indicadores que os professores, tutores e coordenadores julgam necessários para a Avaliação Processual e desenvolvido um modelo OLAP que permite aos docentes obter essas informações de forma simples e rápida, podendo visualizar quais os grupos de alunos possuem um desempenho que não está de acordo com o esperado e reorientar a metodologia de ensino. Na validação, onde ocorreu a apresentação aos profissionais de educação, os gráficos obtiveram avaliação positiva tanto para auxiliar o acompanhamento da turma quanto os alunos individualmente, sendo avaliado como contributivo no processo de ensino-aprendizagem.