Licenciatura em Matematica - DEDC7
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matematica - DEDC7 por Orientador "Filho, Geraldo Caetano de Souza"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA geometria analítica no Ensino Médio: através da utilização de vetores(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03) Farias, Ademária Ferreira Nascimento; Filho, Geraldo Caetano de Souza; Brito, Mirian Ferreira de; Barbosa, Helder Luiz AmorimA Geometria Analítica, quando apresentada pelo professor de matemática, ocorre trivialmente no terceiro ano do Ensino Médio. Geometria Analítica é um componente curricular que se encontra presente nos cursos de Matemática e em outros cursos de nível superior. Foi desenvolvida por René Descartes durante o século XVII, através da fusão entre álgebra e a geometria. No entanto, pode-se estudá-la através do uso de vetores. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada entre os meses de outubro e novembro de 2011 com professores que lecionam Matemática nos Colégios Estaduais de Ensino Médio da cidade de Campo Formoso-Ba, a fim de verificar se os mesmos lecionam Geometria Analítica no Ensino Médio e se o fazem utilizando o conceito de vetor como artifício didático no processo ensino aprendizagem. Fundamentada em pesquisa bibliográfica, a mesma foi realizada por meio de pesquisa de campo e sofreu uma abordagem qualitativa. Por fim são apresentadas as respostas obtidas no questionário aplicado aos entrevistados e após análise, constatou-se: a não utilização de vetores nas aulas de Geometria Analítica; a prioridade dada aos conteúdos os quais não tratam de geometria, em especial a Analítica; a dependência da sequência de conteúdos e as abordagens dos mesmos contidos nos livros didáticos; a dificuldade no processo de ensino e aprendizagem tanto do professor quanto do aluno.
- ItemA importância do ensino de derivadas no Ensino Médio como auxilio em funções polinomiais do segundo grau e algumas aplicações(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03) Silva, Ana Paula Dias da; Filho, Geraldo Caetano de Souza; Amorim, Helder Luiz; Santana, Wagner Ferreira deAs primeiras ideias do Cálculo Diferencial ocorreram por volta do século XVII com estúdios feitos por Arquimedes em seus estudos de áreas e volumes, porem os fundamentos mais importantes ocorreu com Newton e Leibniz. Alguns livros didáticos do ensino médio já estão introduzindo os conceitos de derivadas porem raras as vezes que são ensinadas ficando tradicionalmente restrito as universidades. O presente trabalho tratase de uma pesquisa realizada entre os meses de novembro e dezembro de 2010, com alunos e professor de matemática do terceiro ano do ensino médio do Colégio Luiz Eduardo Magalhães de Senhor do BonfimBa. A fim de verificar se os alunos do ensino médio compreenderiam os conceitos de derivadas com o auxilio de funções polinomiais do segundo grau e algumas aplicações. Fundamentada em pesquisa bibliográfica, a mesma foi realizada por meio de pesquisa de campo e sofreu uma abordagem qualitativa e quantitativa. Por fim são apresentadas as respostas obtidas no questionário com os respectivos gráficos, mostrando que é possível ensinálos nas séries secundárias, desde que apresentado convenientemente, evidenciando assim o quanto é importante a inserção deste conteúdo para os alunos do ensino médio.