Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
O Programa Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) é um programa de Pós-graduação stricto-sensu em Educação, na modalidade profissional, vinculado ao Departamento de Educação do Campus I-Salvador, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), conforme Resolução do Conselho Universitário (Consu) nº 772/2010 e recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio da Portaria MEC n.º 1325, de 21/09/11, publicada no DOU de 22/09/11. O Gestec iniciou suas atividades no ano de 2011, com a publicação do primeiro edital de seleção de alunos regulares, cuja primeira turma começou as atividades no primeiro semestre do ano de 2012.
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Orientador "Pimenta, Lídia Boaventura"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCampus Socialmente Responsável(2022-10-26) Guimarães, Fausto Ferreira Costa; Pimenta, Lídia Boaventura; Carreiro, Antonio Almeida; Guimaraes Filho, Autimio BatistaOs impactos gerados por expansões e construções vêm acarretando uma degradação no meio ambiente, sendo necessário garantir que antes, durante e depois nas construções sejam realizadas ações que minimizem seus impactos ambientais, nesse sentido as Instituições de Educação Superior tem um papel na difusão e produção de conhecimento científico, servindo de modelo para sociedade, difundido informação, estimulando a pesquisa e buscando soluções para problemas da própria sociedade. Sendo assim, considerando que o campus universitário influencia na comunidade circunvizinha, possui características e problemas semelhantes aos de uma cidade, diz muito sobre as características da Instituição, apresentando sua expressão, composição e costumes, esta pesquisa possui como questionamento: como estruturar os campi da UNEB com o uso da tecnologia da construção civil, sob a perspectiva da sustentabilidade? A mencionada pergunta induz ao objetivo geral de compor um protocolo de orientações referentes à estrutura da construção civil, sob a perspectiva do campus sustentável. O presente trabalho é um estudo de caso, que tem como objeto o campus universitário e o lócus da pesquisa a UNEB, sendo os instrumentos de pesquisa a realização de entrevistas semiestruturada com membros da Pró-reitoria de Infraestrutura, questionários disponibilizados através do Google Forms para a comunidade universitária (discente, docente e técnicos universitários) referente a três campi da Universidade. Os dados coletados na pesquisa subsidiaram a criação do referido protocolo dividido nos seguintes tópicos: Concepção/Projetos de Novas Construções e Ampliações, Execução/Construção, Reforma/Requalificação dos espaços existentes e Acessibilidade.
- ItemDesenvolvimento de competências em informação para o uso da biblioteca na Unilab Campus dos Malês(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-13) Anjos, Bruno Batista dos; Pimenta, Lídia Boaventura; Hetkowski, Tânia Maria; Santos, Bruna Bomfim Lessa dosEste estudo tem como objetivo geral investigar o processo de apropriação das competências em informação perante a utilização de bibliotecas universitárias e suas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), para o acesso ao conhecimento pelos estudantes de graduação presencial da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus dos Malês. Os aportes teóricos versam sobre o uso das TDICs nas universidades, bem como sobre o papel da biblioteca universitária para a apropriação da informação por seus usuários e as competências em informação necessárias para o uso da biblioteca e seus recursos digitais. A metodologia consistiu em um estudo de caso, de natureza descritiva, com abordagem qualitativa por meio da triangulação de dados. Os resultados dessa pesquisa permitiram elaborar o diagnóstico composto pelo perfil de competência em informação dos estudantes de graduação da Unilab Campus dos Malês, mostrando que o desenvolvimento dessas competências ocorre de forma plena, porém com dificuldades no manuseio de fontes de informação como bases de dados e na apropriação das competências em informação como um todo. A estruturação física das TDICs no campus contempla as necessidades básicas da comunidade discente, mas carece de maiores orientações quanto ao uso delas e não oferece um canal de comunicação mais direto com os setores envolvidos. Já a biblioteca da Universidade, que funciona através de um Sistema de Bibliotecas, fornece diversos serviços de disseminação da informação, necessitando de uma melhor organização dessas informações e da promoção de maiores conteúdos instrucionais para os estudantes. Estes resultados poderão ajudar a gestão da universidade nas suas tomadas de decisões perante as necessidades informacionais do corpo discente, além de elucidar a importância dos temas discutidos para a sociedade e para as comunidades científicas.
- ItemGestão do conhecimento no processo dos serviços prestados no Núcleo de Direitos e Vantagens – Instituto Federal Baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-08) Damasceno, Milena Dias; Pimenta, Lídia Boaventura; Machado, Célia Tanajura; Parente, Juliano Mota; Torres, Henderson CarvalhoEste trabalho tem como temática o conhecimento e seu processo na prestação dos serviços fornecidos no Núcleo de Direitos e Vantagens (NUDV), localizado na Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). A pesquisa buscou estruturar uma proposta de guia para a criação de ferramenta de Gestão de Conhecimento, a Wiki, como instrumento norteador das atividades prestadas no setor supracitado. Nesse sentido, tendo como núcleo central a questão problema, como a Gestão do Conhecimento contribui na prestação de serviços no Núcleo de Direitos e Vantagens do Instituto Federal Baiano, este trabalho tem como objetivo geral: contribuir para o desenvolvimento dos ser viços prestados no Núcleo de Direitos e Vantagens, localizado na Diretoria de Gestão de Pes soas do Instituto Federal Baiano, à luz da Gestão do Conhecimento, ramificado em três objetivos específicos que nortearam a consecução do trabalho, versando sobre os referenciais necessários: (I) estudar a Gestão de Pessoas na Administração Pública, em especial no âmbito do Instituto Federal Baiano; (II) investigar a Gestão do Conhecimento e seu uso na Gestão de Pessoas; (III) verificar quais as possibilidades de aproximação dos elementos da área de Gestão do Conhecimento que podem ser aplicados no âmbito do Núcleo de Direitos e Vantagens (NUDV). Versou-se então, sobre os modelos da Administração Pública, a história e criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano; a Gestão de Pessoas, sua evolução histórica, suas fases no Brasil, atuação no setor público, composição e estrutura do NUDV e a Gestão do Conhecimento, sua aplicação no serviço público e como ferramenta estratégica na Gestão de Pessoas. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, que utilizou da estratégia de estudo de caso, em parceria com a pesquisa bibliográfica e documental, alicerçada em procedimentos típicos da abordagem qualitativa e técnica de análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa, apresenta-se uma proposta de guia para a criação de uma ferramenta de Gestão do Conhecimento, Wiki. Acredita-se que, além de atender ao objetivo geral deste trabalho, esta pesquisa também propiciará a prestação de serviços de forma aprimorada pelo núcleo estudado.
- ItemGestão universitária: uma proposta de orientação para o Núcleo Docente Estruturante do curso de administração(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-21) Costa, Marcelo Neves; Pimenta, Lídia Boaventura; Piau, Deise Danielle das Neves; Miranda, Dayse Lago de; Santos, Elinaldo LealEsta pesquisa investiga a gestão acadêmica pedagógica do ensino de administração no Brasil, como porção da gestão universitária, com enfoque no papel do Núcleo Docente Estruturante (NDE) no curso de Administração presencial da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Sob uma perspectiva sinótica, analisa a evolução do ensino de administração nas Instituições de Ensino Superior brasileiras, considerando sua origem, demanda e oferta ao longo do tempo. Fundamentado nas teorias organizacionais e críticas, o trabalho explora as influências epistemológicas ortodoxas, funcionalistas emancipacionistas que moldam a formação e atuação do profissional de administração como um continuum, a partir de autores como ALCADIPANI (2016), BERTERO (2006), PAES DE PAULA (2016-2017), SANDER (2007) e outros. Utilizando a pesquisa participante, com sessões reflexivas e rodas de conversa, o estudo busca uma compreensão aprofundada da prática docente à luz das diretrizes curriculares nacionais e das especificidades do contexto brasileiro. Como resultado, propõe-se um Plano de Trabalho Anual para o NDE, tendo como referência a matriz epistemológica proposta por Paes de Paula 2017, dialogando com as DCNs para revisar os práticas e conteúdo pedagógicos de forma unificada entre os campi da UNEB. Este plano visa aproximar o currículo da práxis e das inovações tecnológicas emergentes, como automação e mundo 4.0, previstos nas novas DCNs 2020, essenciais para a atuação do administrador. A proposta final contempla a adaptação do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) à realidade dinâmica e tecnológica, promovendo uma formação crítica e inovadora, alinhada às demandas atuais.
- ItemInclusão de estudantes com deficiência no ensino da educação física no fundamental II: compondo subsídios orientadores para o processo de planejamento da rede municipal de Lauro de Freitas- BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-06-18) Vidal, Lucíola Nobre Lima; Pimenta, Lídia Boaventura; Santos, Romilson Augusto dos; Novaes, Ivan LuizA Educação Física, em linhas gerais, se constituiu como um campo de atuação profissional abrangente, no qual se pode trabalhar, entre outros, com o lazer, com a promoção da saúde, com o esporte amador, performance e com a educação, a partir do ensino desse componente nas escolas. Nesse cenário, a pesquisa se insere no último campo, ou seja, da educação. Com temática delineada sob o processo de inclusão de estudantes com deficiência, e locus de pesquisa em cinco escolas que integram a rede de ensino do Município de Lauro de Freitas, Bahia. O presente projeto possui como objetivo geral compor subsídios orientadores para a estrutura de instrumento de planejamento da Rede Municipal de Educação em Lauro de Freitas, quanto à inclusão do estudante com deficiência na perspectiva do ensino da Educação Física. Como objetivos específicos definiu-se os seguintes alvos: Caracterizar o ensino da educação física para a educação especial no município de Lauro de Freitas através das diretrizes para o processo inclusivo na etapa do ensino fundamental II, no período de vigência do Plano Municipal de Educação 2015/2025; analisar o processo de planejamento da rede municipal de Lauro de Freitas sob os aspectos normativos e pedagógicos, concernentes à inclusão do estudante com deficiência e compreender o desempenho dos Projetos Plantão da Inclusão e Escola Acessível no município de Lauro de Freitas, quanto ao atendimento aos estudantes com deficiência. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de natureza descritiva, utilizando o método do estudo de caso. A participação das pessoas será evidenciada por meio de entrevistas e depoimentos de professores que tiveram experiência na prática do ensino da Educação Física e o processo de inclusão do estudante com deficiência. A pesquisa documental será constituída por extratos de documentos como Leis, Decretos, Diretrizes que descrevem o contexto histórico e cronológico da Educação Inclusiva, a fim de proporcionar o estudo e trazer subsídios para responder à questão problema. O locus da pesquisa envolve as cinco escolas da Rede Municipal de Lauro de Freitas que atendem o ensino fundamental II e estão localizadas na região central da cidade. Serão fornecidos os dados extraídos do InepData (2023), apresentando ainda dados do período de vigência do PME (2014-2023). Será dada ênfase ao contexto da educação especial como uma modalidade de ensino. Os sujeitos da pesquisa envolvem os coordenadores, professores de educação física que atuam nas cinco escolas e representantes do Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Sobre a estratégia para a coleta de dados, estes foram obtidos através da aplicação de questionário com os Coordenadores e Professores de Educação Física das cinco escolas localizadas na região central da cidade e de uma entrevista estruturada com o representante do Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência. A pesquisa revelou lacunas arquitetônicas quanto à adequação de espaços destinados à prática de esportes e atividades físicas e lacunas pedagógicas o processo de planejamento. Nessa linha, evidencia a adoção de estratégias referentes à estruturação de ações para impulsionar o projeto Escola Acessível e um modelo formativo para orientar, o planejamento, a prática, contribuindo com a formação dos profissionais da educação, qualificando-o para o processo de inclusão de estudantes deficientes no ensino regular da etapa do Fundamental II.