Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
O Programa Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) é um programa de Pós-graduação stricto-sensu em Educação, na modalidade profissional, vinculado ao Departamento de Educação do Campus I-Salvador, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), conforme Resolução do Conselho Universitário (Consu) nº 772/2010 e recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio da Portaria MEC n.º 1325, de 21/09/11, publicada no DOU de 22/09/11. O Gestec iniciou suas atividades no ano de 2011, com a publicação do primeiro edital de seleção de alunos regulares, cuja primeira turma começou as atividades no primeiro semestre do ano de 2012.
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Orientador "Machado, Célia Tanajura"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemContribuições do trabalho pedagógico de professores da educação infantil para a construção do projeto político pedagógico da escola(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-29) Souza, Elane Oliveira de; Machado, Célia Tanajura; Andrade, Dídima Maria de Mello; Ferreira, Liliana Soares; Mello, DéboraTeixeira deEsta pesquisa teve como objetivo geral sistematizar as bases político-pedagógicas do trabalho dos professores do Centro Municipal de Educação Infantil Deputado Lourival Evangelista Costa, com vistas à elaboração de diretrizes orientadoras para a construção do Projeto Político Pedagógico da escola. No decorrer da pesquisa, foi possível: analisar o trabalho pedagógico individual e coletivo realizado pelas professoras do Centro Municipal de Educação Infantil em estudo; identificar as bases político-pedagógicas que norteiam a realização do trabalho pedagógico no CMEI; e a partir do trabalho das professoras, elaborar diretrizes político-pedagógicas para a construção do PPP do CMEI. A investigação deste fenômeno social, no campo da educação, aconteceu inicialmente atendendo às categorias centrais da pesquisa, a saber: Trabalho pedagógico; Educação Infantil e Projeto Político Pedagógico. O movimento metodológico proposto privilegiou a abordagem qualitativa, do tipo descritiva e de natureza aplicada, em que se elegeu a perspectiva da pesquisa participante como estratégia, fazendo-se guiar por diferentes técnicas de produção de dados no campo empírico, a saber: revisão bibliográfica sistematizada, pesquisa documental, observação participante, entrevista semiestruturada e roda de conversa. Estes procedimentos permitiram a produção de dados junto aos participantes, a saber: a diretora e as professoras do CMEI lócus desta pesquisa. Os resultados encontrados, em síntese, reafirmam a importância do trabalho pedagógico do professor no processo de produção do conhecimento, na formação da criança na sua integralidade, assim também para a elaboração do PPP. Além disso, a análise revela a necessidade de se possibilitar, na escola, momentos de diálogo, tais quais a roda de conversa realizada na pesquisa, para refletir sobre o trabalho pedagógico que é realizado pelas professoras, tendo em vista que o tempo disposto para diálogo e reflexão, da forma como hoje se organiza o trabalho, não é suficiente para discutir as demandas reais. A partir das diretrizes político-pedagógicas elaboradas, como produto final desta pesquisa, espera-se que a comunidade do CMEI Deputado Lourival Evangelista Costa consiga construir/sistematizar o Projeto Político Pedagógico da escola, de forma participativa e democrática.
- ItemPermanência de estudantes na educação profissional técnica de nível médio no Instituto Federal Baiano campus Santa Inês: contribuição da política de assistência estudantil(Universidadedo Estado da Bahia, 2024-11-14) Nascimento, Nelian Costa; Machado, Célia Tanajura; Henrique, Ana Lúcia Sarmento; Pimenta, Lídia Boaventura; Santana, Camila Lima Santana eO presente trabalho tem como propósito, investigar a relação da “permanência de estudantes” do ensino médio integrado, com a assistência estudantil, um tema emergente, conforme atestado pela literatura revisada. Como objetivo geral, analisou-se a contribuição da Política de Assistência Estudantil (PAE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Campus Santa Inês, para a permanência dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI). Este estudo de caso, de abordagem qualitativa, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, de natureza aplicada, visto tratar-se de um estudo que foi desenvolvido em um programa de mestrado profissional. Para a produção dos dados, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa documental e uma pesquisa de campo, cujo instrumento utilizado foi entrevista semiestruturada com egressos dos cursos técnicos integrados do IF Baiano Campus Santa Inês, turma 2017, público-alvo desta pesquisa, com membros da Comissão Local da Assistência Estudantil (CLAE) e da equipe pedagógica da instituição. Para análise e discussão dos dados, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). O estudo revelou que, para permanecer em uma instituição de educação profissional, na modalidade integrada, em tempo integral, os estudantes enfrentam grandes desafios, sobretudo no ano de ingresso, considerado o mais crítico pelos participantes da pesquisa. Os participantes apontaram também que a PAE desenvolvida no IF Baiano Campus Santa Inês cumpre seu papel na garantia do direito à educação e como mecanismo para a permanência dos estudantes do EMI, ao garantir a residência estudantil, os auxílios financeiros, o apoio emocional e o acompanhamento acadêmico, por meio de ações institucionais para a melhoria da aprendizagem, uma vez que chegam à instituição com lacunas no conhecimento. Por outro lado, consideraram que há uma centralização nos programas de repasse financeiro, o que restringe o desenvolvimento dos demais programas que podem contribuir para a formação integral dos indivíduos. Identificaram a necessidade de melhorar o gerenciamento dos programas previstos pela PAE, considerando o caráter universalizante desta política. Em se tratando de uma pesquisa aplicada, o diagnóstico da realidade evidenciada será utilizado para intervenção nesta realidade, de modo a contribuir para uma permanência mais qualificada dos estudantes deste nível de ensino. Espera-se também que este trabalho contribua para adensar estudos sobre a temática, considerando a sua escassez, na forma de oferta investigada, dentro da EPTNM.
- ItemO Uso da Autobiografia na Construção Da Narrativa: memórias do processo de implantação do IFBA no município de Salinas da Margarida(2016-06-12) Dória, Patricia Maria Otto; Machado, Célia Tanajura; Sales, Márcea Andrade; Barbosa, Sônia Regina SalesEste trabalho tem como objetivo documentar o processo de implantação do instituto Federal da bahia (IFBA) no Município de Salinas das Margaridas.