Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
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O Programa Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) é um programa de Pós-graduação stricto-sensu em Educação, na modalidade profissional, vinculado ao Departamento de Educação do Campus I-Salvador, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), conforme Resolução do Conselho Universitário (Consu) nº 772/2010 e recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio da Portaria MEC n.º 1325, de 21/09/11, publicada no DOU de 22/09/11. O Gestec iniciou suas atividades no ano de 2011, com a publicação do primeiro edital de seleção de alunos regulares, cuja primeira turma começou as atividades no primeiro semestre do ano de 2012.
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Orientador "Gomes, Marcius de Almeida"
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- ItemAs tecnologias digitais e a prática docente na educação em tempo integral do estado da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-14) Pereira, Juliana Campos; Gomes, Marcius de Almeida; Boaventura, Lídia; Silva, Jamile Borges; Avelar, Joara PortoEsta coletânea de artigos é o formato do produto final de Mestrado, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (MP GESTEC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), cujo eixo conceitual fundamenta-se no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) de forma crítica, significativa, reflexiva e ética conforme orientação dos documentos legais da educação para a prática pedagógica da Educação de Tempo Integral do Estado da Bahia. Por ser necessário compreender a utilização da tecnologia na prática docente tomamos por objetivo identificar as políticas públicas voltadas para o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na prática docente das escolas de educação integral do Estado da Bahia. Desta forma, o estudo foi organizado por etapas e utilizou-se de pesquisas bibliográfica, documental e estudo de campo, com fases exploratória e descritiva e utilização da abordagem qualitativa. Para coleta de dados, foram realizados levantamentos bibliográfico e documental, preenchimento de formulário online com questões semiestruturadas com professores (as) da Rede Estadual de Tempo Integral. O estudo propõe a interlocução entre o aporte teórico, documental e o contexto pesquisado, assim, para a análise dos dados adotou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados contribuíram para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas, a verificação da alocação eficiente de recursos e a formulação de políticas educacionais mais eficazes, buscando promover um ensino de qualidade e reduzir as desigualdades educacionais. Além de enfatizar a necessidade de formação adequada dos(as) docentes para a incorporação efetiva das tecnologias conforme diferentes realidades e demandas do contexto educacional. Ao final, com base na análise dos dados coletados, foi proposto um E-book contendo orientações pedagógicas sobre as tecnologias digitais na prática docente, visando promover um ensino mais inclusivo e atualizado.
- ItemEducação on-line para povos e comunidades tradicionais: por uma dialogicidade em liberdade(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-07) Campelo, Debora Oliveira; Gomes, Marcius de Almeida ; Pinto, Sonia Maria da Conceição; Borges, Luzineide MirandaA modalidade de Ensino a Distância (EaD) tem sido uma alternativa cada vez mais presente no cenário educacional, contribuindo na democratização do acesso ao conhecimento e a flexibilização da aprendizagem. Nesse contexto, a composição dos ambientes virtuais de aprendizagem para cursos na modalidade EaD é um importante desafio para garantir uma experiência de ensino enriquecedora e efetiva, que valoriza a diversidade cultural. Visando proporcionar essa experiência, a pesquisa propôs analisar a relação entre o ambiente virtual de aprendizagem do Curso de Pós- Graduação Lato Sensu Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais – PCT´s (2017), da Universidade Federal da Bahia, e a composição de seus artefatos, considerando as necessidades de povos e comunidades tradicionais, tendo a construção de uma dissertação como produto. No que tange a metodologia, este estudo é de natureza aplicada e utilizou o Estudo de Caso com uma abordagem qualitativa, de modo a conhecer a perspectiva dos participantes e suas particularidades. Possui um caráter descritivo de forma a apresentar uma visão ampla das características especificas trazidas por PCT´s no curso EaD em questão, considerando as complexidades e particularidades das situações investigadas. A coleta de dados ocorreu por meio da observação no espaço virtual de aprendizagem do curso, acesso a documentos, envio de formulários às ex-alunas (os). E sua análise se deu por meio de interpretações e comparações que emergiram dos dados coletados, utilizando a Análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Importante registrar que o estudo passou pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A partir dos dados coletados concluiu-se que apesar do AVA possuir ferramentas e recursos que podem atender as particularidades de PCT´s, a composição dos artefatos atendeu parcialmente a estas necessidades. E identificou, que não basta uma composição de artefatos que o atenda, mas, faz-se necessário outros elementos que deem conta do processo de construção deste espaço virtual de aprendizagem direcionada ao público a ser atendido.
- ItemPDI e gestão universitária: planejamento da infraestrutura física multicampi a serviço do desenvolvimento das ações acadêmicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-29) Silva, Karoliny de Angellis Mendes; Gomes, Marcius de Almeida; Pimenta, Lídia Boaventura; Santana, Weslei Gusmão PiauO presente trabalho traz uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e aborda como temática a relação entre a gestão da infraestrutura universitária, PDI (2017-2022) e o ProGest (2018-2021) no âmbito da UNEB. Para compreensão do tema, foram elencadas três categorias teóricas: gestão universitária, planejamento estratégico e multicampia. O objetivo geral que norteou o estudo foi descrever a percepção dos(as) diretores e ex-gestores da UNEB sobre a política de infraestrutura física da universidade a fim de propor um relatório de orientações com ênfase nas prioridades para o desenvolvimento acadêmico da instituição universitária. A pesquisa buscou caracterizar a gestão da infraestrutura universitária multicampi como sendo estratégica para o desenvolvimento das ações acadêmicas e sua relevância no processo de planejamento institucional da UNEB. A abordagem apresentada é a quantitativa, ancorada pelo método exploratório descritivo. por meio de uma pesquisa de natureza exploratória, descritiva e aplicada. A amostra intencional do estudo foi composta em 34 gestores, sendo eles: 03 pró reitores da PROINFRA e os 31 diretores dos campi da universidade. O documento institucional ProGest/UNEB 2018-2021, balisou o período estudado por está pesquisa. A partir dos achados deste estudo, percebeu-se que apesar da percepção positiva da participação da PROINFRA no pensar estratégico da Universidade, encontram-se inconsistências entre a teoria da resolução nº1050/2014UNEB e a prática de executar o que ela preconiza, bem como, que a relação entre o PDI (2015-2019), ProGest (2018- 2021), PPCs e Proinfra se efetiva de maneira parcial, já que o percepção dos gestores é que a PROINFRA é uma pró-reitoria executora e, devido a isto, sua participação configura-se como não obrigatória nos espaços estratégicos de diálogos.
- ItemSistema Estadual de Educação da Bahia – implantação e possibilidades para a efetivação do regime de colaboração(0023-12-22) Bomfim, Remi da Silva; Gomes, Marcius de Almeida; Nacif, Paulo Gabriel Soledade; Silva, Sandra Célia Gomes daEsta pesquisa teve como objetivo identificar de que forma a implantação do Sistema Estadual de Educação da Bahia pode impactar no regime de cooperação/colaboração entre o Estado da Bahia e os municípios. A pesquisa realizada é de abordagem qualitativa e caráter exploratório. A coleta de dados consistiu basicamente no levantamento bibliográfico e na pesquisa documental, a qual se dá a partir de estudos sobre a legislação educacional e documentos institucionais do Conselho Estadual de Educação e da Secretaria Estadual de Educação, como portarias, pareceres e relatórios. Quanto a análise dos dados, de modo interpretativo, possibilitou a sistematização das informações referentes à problemática que envolve as temáticas “Federalismo, Regime de Colaboração e Sistema Estadual de Educação da Bahia, contribuindo para a elaboração de uma síntese do estudo, organizado em dois artigos científicos, propostos como produto da pesquisa. Conclui-se, até aqui, que os desencontros institucionais continuam por contribuir para a desarticulação, típica do federalismo brasileiro e, consequentemente, no caso da Bahia, para a postergação da implementação do referido Sistema Estadual, junto a isto, podemos afirmar que a gestão da educação baiana, se dispõe, apenas e pontualmente, a elaborar, integrar e coordenar as ações na sua rede, com poucas ações para o fortalecer o regime de colaboração.