Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
O Programa Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) é um programa de Pós-graduação stricto-sensu em Educação, na modalidade profissional, vinculado ao Departamento de Educação do Campus I-Salvador, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), conforme Resolução do Conselho Universitário (Consu) nº 772/2010 e recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio da Portaria MEC n.º 1325, de 21/09/11, publicada no DOU de 22/09/11. O Gestec iniciou suas atividades no ano de 2011, com a publicação do primeiro edital de seleção de alunos regulares, cuja primeira turma começou as atividades no primeiro semestre do ano de 2012.
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Orientador "Fialho, Nádia Hage"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA gestão de dados científicos: uma proposta para o repositório institucional Acesso Aberto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)(Universidade do Estado da Bahia, 2021-03-16) Cunha, Neubler Nilo Ribeiro da; Fialho, Nádia Hage; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Conceição, Sergio Henrique da; Lins, Ivana Aparecida BorgesIntrodução: A gestão de dados científicos foi a preocupação deste estudo dissertativo na área de Educação. Embora o Brasil tenha apresentado significativa melhoria em relação ao quantitativo de implementação de repositórios digitais em suas instituições de pesquisa, percebe-se que ainda há muito o que se considerar no tocante à gestão dos dados científicos visando diretrizes específicas e parâmetros contemporâneos voltados para universidades, sobretudo quanto ao fomento e critérios de internacionalização para os próximos anos. Objetivos: Essa dissertação propõe identificar e descrever os elementos estruturantes de um Plano de Gestão de Dados Científicos, com perspectiva de aplicabilidade em uma universidade pública. Como objetivos específicos, este estudo dissertativo pretende: a) apresentar os principais conceitos sobre a gestão de dados científicos, a partir dos contextos terminológicos e históricos que deram origem às novas práticas de pesquisa, na contemporaneidade; b) descrever os Repositórios de Instituições no Brasil que utilizam Planos de Gestão de Dados Científicos e disponibilizam seus dados; c) identificar mecanismos que apontem elementos do plano de gestão de dados científicos nas universidades brasileiras; d) propor um modelo de plano de gestão de dados científicos para o Repositório Institucional SaberAberto, alinhado às características acadêmicas, científicas e organizacionais da UNEB. Metodologia: Empreendeu-se um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, de tipo bibliográfica, documental e de campo para atender adequadamente aos objetivos. Resultados: Dentre os resultados, destacaram-se definições, conceitos e o processo de gerência desses dados, considerando a ciência como prática social; a importância dos repositórios de acesso aberto, dando ênfase ao RE3DATA como estrutura mundial que possui pré-requisitos para a gestão de dados científicos; informações relevantes, exemplificando os repositórios no Brasil e no mundo que disponibilizam dados de pesquisa; e, finalmente, como produto, a proposição de um modelo de gestão de dados científicos para o Repositório SaberAberto da UNEB. Considerações: O estudo conclui destacando a importância do Repositório da UNEB implementar um plano de gestão de dados científicos visando se adequar aos critérios internacionais e ao movimento de acesso aberto tão relevante para os processos e novas metas de internacionalização das universidades públicas.
- ItemA importância da padronização de documentos oficiais na configuração multicampi da Universidade do Estado da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-12) Pinto, Cristiane dos Santos Aragão; Fialho, Nádia Hage; Junior , Antônio de Macedo Mota; Bomfim, Felipe Rodrigues; Silva , Marta Rosa Farias Almeida MirandaEste trabalho versa sobre a padronização de documentos oficiais no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na multicampia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Na administração pública, a comunicação escrita da redação dos textos oficiais representa a forma pela qual o poder público - seja de um país, estado ou mesmo município - celebra seus atos e outras formas de comunicação com o público, assim devendo seguir os trâmites de forma eficaz, eficiente e ágil. Desse modo, o objetivo do presente estudo foi compreender o processo de padronização dos documentos oficiais da UNEB. Assim, a abordagem metodológica utilizada foi de natureza quanti-qualitativa e bibliográfica, e a coleta de dados se fez através da análise de documentos oficiais da instituição, publicizados no âmbito do SEI, e a aplicação de um questionário com servidores que atuam na elaboração de tais documentos. O referencial teórico abordou conceitos fundamentais relacionados à padronização documental e à redação oficial, destacando a importância de normas e diretrizes para a eficiência e clareza na elaboração de documentos oficiais. Logo, foram exploradas teorias sobre a padronização de processos administrativos, a relevância dos manuais de redação e a influência dessas práticas na uniformidade e na qualidade dos documentos institucionais. Os principais resultados revelaram que, apesar das diretrizes estabelecidas e do esforço para padronizar os documentos, existem desafios significativos na prática. A análise dos documentos oficiais indicou inconsistências na aplicação das normas de padronização, muitas vezes atribuídas à falta de formação adequada. Além disso, muitos servidores enfrentam dificuldades na adesão às normas devido à falta de clareza nas diretrizes e à ausência de um manual de procedimentos específico para a UNEB. Por fim, o estudo aponta a necessidade urgente de um manual de normas adaptado às particularidades da UNEB, bem como a importância de programas de treinamento contínuo para os servidores envolvidos na elaboração de documentos oficiais. A realização da pesquisa possibilitou elaborar um Plano de Ação Estratégica para Implementação do Manual de Redação Oficial no Âmbito da UNEB.
- ItemAcervo acadêmico digital: um modelo de gestão documental arquivística para o Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus I.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-30) Ferraz, Mariana Borges; Fialho, Nádia Hage; Pimenta, Lídia Boaventura; Mota Júnior, Antônio de MacêdoA Universidade do Estado da Bahia, vem desde os seus primórdios, produzindo e acumulando um quantitativo considerável de documentos, em decorrência das atividades desenvolvidas nas suas funções administrativas e acadêmicas. Esses documentos refletem a sua estrutura organizacional e constituem o seu patrimônio documental. Tendo como foco os documentos referentes à vida discente, com base nas normativas do MEC para implantação de um acervo acadêmico digital, esta pesquisa traz no seu objetivo geral a investigação dos requisitos necessários para a configuração de um modelo de gestão documental arquivística, que possibilite a adequação em ambiente digital dos acervos acadêmicos da UNEB, utilizando como lócus o Departamento de Ciências Humanas do Campus I da UNEB. A migração do suporte físico para o meio digital, por meio da digitalização, pretende facilitar a difusão e o acesso às informações e contribuir para a preservação dos documentos. Entretanto, antes do processo de digitalização, o arquivo analógico precisa estar amparado por uma gestão arquivística, de modo que essa gestão possa ser transposta para o ambiente digital. Para tanto, foi realizado um estudo que compreendeu as teorias e práticas da Arquivologia; de que forma ela é assimilada no contexto dos arquivos universitários; e como ela se aplica na gestão dos documentos digitais. A pesquisa se caracteriza como descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Os procedimentos metodológicos adotados foram a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, esta última realizada na Secretaria Acadêmica do DCH I. Na pesquisa de campo foram observadas inconformidades relacionadas à estrutura física dos locais de guarda do acervo e à organização dos documentos que o compõem. A partir dos dados coletados, a pesquisa apresenta como resultado o diagnóstico arquivístico, contendo ainda um conjunto de recomendações fundamentadas na legislação vigente e nas práticas arquivísticas. Essas ações visam o aperfeiçoamento da gestão documental do acervo acadêmico do DCH I, de modo que ela possa subsidiar posteriormente, a implantação do acervo em formato digital.
- ItemImportância da implementação de programas de treinamento para os colaboradores terceirizados da Pró-Reitoria de Administração da Universidade do Estado da Bahia: seus desafios e perspectivas para o desenvolvimento profissional e institucional(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-02) Coelho, Maria Cristina Santos; Fialho, Nádia Hage; Pimenta, Lídia Boaventura; Jesus Júnior, José Expedito deEsta pesquisa se insere no contexto de três eixos temáticos interconectados: trabalho, terceirização e gestão universitária. A evolução das dinâmicas laborais contemporâneas tem provocado transformações profundas nas relações de trabalho, bem como nas estruturas socioeconômicas e culturais. Nesse cenário, a terceirização surge como um componente relevante na Administração Pública, especialmente nas Universidades Públicas com o implemento da Reforma do Estado e a consequente redução da máquina estatal. O objetivo central deste estudo é viabilizar, por meio da elaboração de um Plano de Intervenção, a implementação de programas de treinamento voltados para os terceirizados vinculados à Pró- Reitoria de Administração da Universidade do Estado da Bahia. Além disso, busca-se possibilitar a inclusão desses colaboradores nas ações de capacitação desenvolvidas pela Pró- Reitoria de Gestão de Pessoas (PGDP), proporcionando seu desenvolvimento pessoal e profissional, e contribuindo para o sucesso e crescimento da instituição, ao contar com profissionais qualificados para desempenhar suas atribuições. A pesquisa tem natureza aplicada e adota uma abordagem qualitativa, utilizando levantamentos bibliográficos para a construção do referencial teórico e a coleta de dados secundários obtidos por meio da Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PGDP) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A partir da revisão da literatura e da legislação, busca-se examinar como as mudanças nas relações de trabalho afetam os colaboradores terceirizados, com foco na identificação de estratégias que promovam o Treinamento como ferramenta de aprimoramento profissional e melhoria das condições de trabalho, além de promover a valorização por meio do desenvolvimento pessoal e profissional. Por meio da gestão universitária, pretende-se compreender as complexas interações entre trabalho, terceirização e desenvolvimento profissional, além de apresentar uma proposta que visa à valorização e inclusão do expressivo número de trabalhadores terceirizados vinculados às instituições de ensino superior e organizações similares.