Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Orientador "Dias , Josemeire Machado"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemHistórias infantis: um sonho de imersão em arte interativa e metareciclagem(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-15) Oliveira , Regiane Teixeira Coelho; Dias , Josemeire Machado; Fiorelli, Marilei Cátia; Oliveira, Nilda Silva de; Santos , Tarsis de CarvalhoAs histórias sempre fizeram parte da vida da humanidade, alimentando o imaginário, fascinando, transmitindo ensinamentos e muitas vezes perpetuando a cultura de um povo. Baseada em estudos de autores como Marisa Lajolo, Regina Zilberman, Nelly Novaes Coelho, Teresa Colomer, Graça Ramos, que mergulham no universo das histórias infantis, esta pesquisa tem como proposta mobilizar os alunos do ensino fundamental I para a prática da leitura, através do desenvolvimento de histórias infantis interativas com uso da metareciclagem. A construção desta pesquisa conta com a elaboração de um trabalho teórico e também de uma produção artística, a saber, uma Storytelling Infantil, para aplicação de interatividade por meio de metareciclagem. O percurso traçado busca refletir sobre as relações entre leitura interativa, leitor contemporâneo, storytelling e metareciclagem, e também pensar os aspectos que podem ser potencializados com a aplicação da história infantil interativa requerendo do leitor o acionamento de sua percepção, sensibilidade e cognição, provocando diferentes modos de ler em diferentes materialidades textuais. Diante da complexidade do tema abordado, elegemos a pesquisa participante como estratégia metodológica, apoiada aos processos colaborativos inerentes a produção da história: Eu e Meu Bairro. Os sujeitos envolvidos nesta pesquisa foram os estudantes do Centro Educacional Tancredo Neves, da turma do 5º ano do ensino fundamental I do ano de 2022. Essa pesquisa permitiu o entrelaçamento entre os saberes teóricos e a vivencia pratica com os sujeitos, fortalecendo a seguinte tese: que o Storytelling não será a solução para o problema dos altos índices de analfabetismo no Brasil, mas destaco como uma estratégia positiva e que pode ser adotada por outras instituições, para promover o interesse dos estudantes na apreciação da leitura e na construção das suas próprias narrativas.