Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
O Programa Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) é um programa de Pós-graduação stricto-sensu em Educação, na modalidade profissional, vinculado ao Departamento de Educação do Campus I-Salvador, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), conforme Resolução do Conselho Universitário (Consu) nº 772/2010 e recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio da Portaria MEC n.º 1325, de 21/09/11, publicada no DOU de 22/09/11. O Gestec iniciou suas atividades no ano de 2011, com a publicação do primeiro edital de seleção de alunos regulares, cuja primeira turma começou as atividades no primeiro semestre do ano de 2012.
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Orientador "Dias, Josemeire Machado"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAbordagens pedagógicas em redes de computadores: desenvolvimento de ambiente virtual interativo com objetos de aprendizagem no IF Baiano – Campus Governador Mangabeira(Universidade do Estado da Bahia, 2025-04-09) Figueira, Anderson Marques da Silva; Dias, Josemeire Machado; Silva, André Luiz Souza da; Silveira, Carina Santos; Santos, Tarsis de CarvalhoA presente pesquisa tratou de encontrar Abordagens Pedagógicas para o Ensino de Redes de Computadores com os educandos do segundo ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IF Baiano de Governador Mangabeira. Devido a fatores como a falta de laboratórios adequados e conteúdos demasiadamente teóricos da disciplina e de difícil assimilação pelos educandos, surgiu esse questionamento. Para alcançar a resposta, o objetivo geral proposto para esta pesquisa é Elaborar Abordagens Pedagógicas para o Ensino de Redes de Computadores, visando potencializar o processo de aprendizagem dos educandos de forma autônoma. Os objetivos específicos definidos foram: apresentar práticas de ensino de Redes de Computadores por meio de AVA, integrando aspectos pedagógicos, tecnológicos e de design instrucional; implementar estratégias de aprendizagem baseadas em metodologias ativas e Objetos de Aprendizagem, proporcionando aos estudantes a oportunidade de aplicar conceitos de Redes de Computadores em diferentes contextos; desenvolver um AVA interativo e dinâmico para o ensino de Redes de Computadores. Os principais autores que fundamentaram essa pesquisa foram Alves (2023); Bacich e Moran (2017); Braga e Menezes (2015); Dewey (1978); Dias (2015); Dougiamas e Taylor (2009); Hassan (2002); Leffa (2006); Leite (2017); Lévy (1999); Matsumoto (2015); Menegotto (2015); Rauen (2003); Martins (2015); Santos (2017); Sbrogio (2016); Silva (2020); Wyley (2000). Com base nesse embasamento teórico, adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando a Pesquisa Participante como estratégia metodológica, devido ao envolvimento dos sujeitos (professor e alunos) no desenvolvimento do AVA, dos Objetos de Aprendizagem e da Abordagem Pedagógica da disciplina. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários: um aplicado antes da implementação do AVA e dos Objetos de Aprendizagem, e outro após o uso do AVA pelos sujeitos. Os resultados mostraram que a integração entre o AVA e os Objetos de Aprendizagem propiciou um aprendizado ativo e autônomo para os educandos da disciplina Redes de Computadores, minimizando as adversidades encontradas, como a falta de infraestrutura de laboratórios adequados para a disciplina e os conteúdos de difícil compreensão.
- ItemDesign thinking para uma educação libertadora: uma experiência com alunos do Ensino Médio do Centro Juvenil de Ciência e Cultura em Salvador/Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-03) Azevedo, Diego Barreto; Dias, Josemeire Machado; Correia, Silvía Letícia Costa Pereira; Sales, Kathia Marise Borges; Santos, Tarsis de CarvalhoEste estudo visa analisar as contribuições da abordagem metodológica do Design Thinking (DT) no Ensino para Resolução de Problemas, com foco na promoção de uma Educação Libertadora, com alunos do ensino médio da rede pública estadual da Bahia, vinculados ao Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) em Salvador. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com um estudo de campo e uma perspectiva hermenêutica, envolvendo a realização de encontros formativos para vivenciar o Design Thinking e a produção de um protótipo audiovisual. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, observações diretas, fotografias, filmagens e anotações, possibilitando uma análise profunda das contribuições da metodologia no contexto educacional. A pesquisa também se propôs a oferecer um material que poderá ser incorporado ao portfólio pedagógico da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, ampliando a visibilidade das práticas inovadoras do CJCC-Salvador. Como produto final, foi desenvolvido o protótipo audiovisual "PodDesign", que documenta a experiência dos alunos e evidencia a aplicabilidade do DT na educação pública de forma crítica e solidária. As conclusões apontam os benefícios do Design Thinking para o desenvolvimento de uma educação mais participativa, criativa e reflexiva, além de fornecer uma base para a disseminação do uso do DT nas escolas estaduais.
- ItemHistórias infantis: um sonho de imersão em arte interativa e metareciclagem(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-15) Oliveira, Regiane Teixeira Coelho; Dias, Josemeire Machado; Fiorelli, Marilei Cátia; Oliveira, Nilda Silva de; Santos, Tarsis de CarvalhoAs histórias sempre fizeram parte da vida da humanidade, alimentando o imaginário, fascinando, transmitindo ensinamentos e muitas vezes perpetuando a cultura de um povo. Baseada em estudos de autores como Marisa Lajolo, Regina Zilberman, Nelly Novaes Coelho, Teresa Colomer, Graça Ramos, que mergulham no universo das histórias infantis, esta pesquisa tem como proposta mobilizar os alunos do ensino fundamental I para a prática da leitura, através do desenvolvimento de histórias infantis interativas com uso da metareciclagem. A construção desta pesquisa conta com a elaboração de um trabalho teórico e também de uma produção artística, a saber, uma Storytelling Infantil, para aplicação de interatividade por meio de metareciclagem. O percurso traçado busca refletir sobre as relações entre leitura interativa, leitor contemporâneo, storytelling e metareciclagem, e também pensar os aspectos que podem ser potencializados com a aplicação da história infantil interativa requerendo do leitor o acionamento de sua percepção, sensibilidade e cognição, provocando diferentes modos de ler em diferentes materialidades textuais. Diante da complexidade do tema abordado, elegemos a pesquisa participante como estratégia metodológica, apoiada aos processos colaborativos inerentes a produção da história: Eu e Meu Bairro. Os sujeitos envolvidos nesta pesquisa foram os estudantes do Centro Educacional Tancredo Neves, da turma do 5º ano do ensino fundamental I do ano de 2022. Essa pesquisa permitiu o entrelaçamento entre os saberes teóricos e a vivencia pratica com os sujeitos, fortalecendo a seguinte tese: que o Storytelling não será a solução para o problema dos altos índices de analfabetismo no Brasil, mas destaco como uma estratégia positiva e que pode ser adotada por outras instituições, para promover o interesse dos estudantes na apreciação da leitura e na construção das suas próprias narrativas.