Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
O Programa Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) é um programa de Pós-graduação stricto-sensu em Educação, na modalidade profissional, vinculado ao Departamento de Educação do Campus I-Salvador, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), conforme Resolução do Conselho Universitário (Consu) nº 772/2010 e recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio da Portaria MEC n.º 1325, de 21/09/11, publicada no DOU de 22/09/11. O Gestec iniciou suas atividades no ano de 2011, com a publicação do primeiro edital de seleção de alunos regulares, cuja primeira turma começou as atividades no primeiro semestre do ano de 2012.
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Orientador "Costa, Patrícia Lessa Santos"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGestão dos egressos em universidades públicas: uma proposta de acompanhamento e de relacionamento do egresso do mestrado profissional em educação de jovens e adultos (MPEJA)(Universidade do Estado da Bahia, 2019-05-23) Lopes, Neide Maria Ferreira; Costa, Patrícia Lessa Santos; Silva, Marta Rosa Farias de Almeida de Miranda; Amorim, Antonio; Souza, Lanara Guimarães deO presente estudo teve como objetivo propor diretrizes para a gestão do relacionamento e acompanhamento com os egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos da Universidade do Estado da Bahia – MPEJA, a partir de 2017 utilizando-se um estudo com características metodológicas aplicada, qualitativa, descritiva, bibliográfica, documental e estudo de caso, para a execução do objetivo proposto. Em relação a conclusão, observa-se que não foram identificadas práticas por parte do Programa estudado em relação à gestão do relacionamento e acompanhamento com os seus egressos e que, para a Coordenação do MPEJA, os docentes possuem papel fundamental no envolvimento dos discentes em atividades no Programa. Com relação ao perfil dos egressos, verificou-se, entre outras características, que na sua totalidade os mestres possuem currículo Lattes, sendo que, destes, 90 dos mestres o atualizaram há menos de dois anos. Constatamos que 10% dos egressos se mantêm em grupos de pesquisa vinculados ao MPEJA e que 30% dos ex-alunos possuem ao menos uma publicação com seus orientadores após a formação. Constatou-se, ainda, que entre as práticas de gestão do relacionamento com egressos informados por Programas de Pós-Graduação de Instituições brasileiras, com conceitos Capes superiores ao MPEJA, nove foram contempladas pela teoria examinada e dez são inovadoras em relação ao referencial teórico. Finalmente, definiram-se diretrizes para a gestão do relacionamento e acompanhamento do MPEJA com seus egressos baseadas nos pilares: conscientização e priorização pelo Programa; sensibilização do discente e docente; acompanhamento de egressos; comunicação; na manutenção do vínculo; e monitoramento dos resultados e para isso estamos desenvolvendo o SIGARE – Sistema de Acompanhamento e Relacionamento com o Egresso.
- ItemMapeamento de processos: uma proposta de racionalização no Núcleo de Admissão e Desligamento do IF Baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-19) Cruz, Ive Santana; Costa, Patrícia Lessa Santos; Pimenta, Lídia Boaventura; Parente, Juliano MotaO presente trabalho tem como objetivo investigar o fluxo de processos, verificando em que medida um monitoramento pode racionalizar este procedimento administrativo, a partir do mapeamento dos processos do Núcleo de Admissão e Desligamento. Tomar-se-á como base os pedidos de substituição remunerada, uma vez que são os de maior volume no núcleo em comento. A partir da instituição da administração gerencial no setor público, as organizações públicas vêm buscando formas de atender aos princípios constitucionais, dentre eles, o da eficiência, que visa fazer mais com menos. A metodologia da gestão de processos tem se tornado uma aliada nessa caminhada em direção ao atendimento do cidadão de forma mais célere e transparente. Constitui-se como um gráfico universal que permite a visualização do caminho percorrido pelos processos, visando esclarecer as sequências de atividades, identificar gargalos e pontos de melhorias, repensando-os de maneira geral, buscando o alcance da eficiência. A partir de suas características pode-se utilizá-lo como ferramenta de fonte de informações que auxilie o servidor a compreender os aspectos legais e procedimentais que estão por trás de cada etapa do processo. Trata-se de trabalho desenvolvido em um mestrado profissional na área de gestão da educação. A pesquisa é descritiva, com uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, que se utilizou da estratégia de observação participante, aliada à pesquisa bibliográfica e documental. Destacam-se como resultados desta pesquisa: (i) o fluxograma indicando o caminho percorrido pela análise do processo de solicitação de substituição remunerada realizados pela COAPE/NUAD do IF Baiano; (ii) o levantamento dos gargalos observados ao longo do mapeamento; (iii) proposta de ferramenta para racionalização dos processos administrativos através da modelagem do processo de análise dos pedidos de substituição remunerada e (iv) sugestões de ações para mitigação dos gargalos encontrados no percurso do mapeamento. O resultado dessa pesquisa poderá ser utilizado como material de treinamento e como suporte quando da execução da análise dos pedidos em comento, a fim de eliminar atividades desnecessárias, evitando retrabalho, proporcionando maior eficiência, visando ao atendimento dos objetivos institucionais e racionalização dos demais processos administrativos da Diretoria de Gestão de Pessoas do IF Baiano.
- ItemO PRONERA: um estudo de caso da experiência do PRONERA na Uneb 1999 - 2018(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-13) Alves, Joseane Batista; Costa, Patrícia Lessa Santos; Pimenta, Lídia Boaventura; Freitas, Gilsélia Macedo CardosoO presente estudo tem como objetivo compreender que elementos inovadores surgem das relações entre Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Movimentos Sociais a partir da experiência do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). A partir da minha atuação no PRONERA da UNEB, e da perspectiva dos sujeitos que participaram da construção e desenvolvimento dos projetos, buscamos avaliar esses elementos. . A UNEB, ao assumir os Projetos do PRONERA, foi desafiada a operar pela orientação de um espírito participativo, a manter o diálogo com um sujeito coletivo. Essa construção coletiva, pautada na parceria entre as Universidades e Movimentos sociais e sindicais, permitiu o acesso a conhecimentos/trocas. A pesquisa se insere em uma abordagem abordagem teórica crítica e dialética, tratando de um objeto social marcado pela historicidade e pelas contradições inerentes ao processo social real. Compreender os elementos inovadores que emergem da interação entre INCRA, UNEB e Movimentos Sociais, a partir da experiência do PRONERA, desenvolvido pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB requer uma análise das determinações e transformações dadas pelas situações históricas e pelos sujeitos envolvidos, no período de 1999 a 2018. A fundamentação teórica basea-se, principalmente, em Paulo Freire, na perspectiva da pedagogia do oprimido, onde se reforça a necessidade de educar o indivíduo a partir de sua realidade, para que ele atue como sujeito histórico, social e cultural na perspectiva da sua libertação. Em consonância com Freire, abordo Gramsci ao propor à educação um papel central no processo de emancipação dos sujeitos e na construção de um projeto social contra-hegemônico.
- ItemPolítica de acompanhamento de egressos cotistas da Universidade do Estado da Bahia como ferramenta para gestão universitária(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-30) Manolescu, Liane dos Santos; Costa, Patrícia Lessa Santos; Barreto, Maria Raidalva Nery; Sousa, Leliana Santos deO acompanhamento de egressos é um importante instrumento para o sistema da educação superior na medida em que conecta a universidade com as demandas da sociedade e do mundo do trabalho, além de permitir à gestão universitária verificar os resultados das políticas adotadas visando o seu aprimoramento. Não à toa, atualmente, este é um dos indicadores de qualidade do ensino superior para o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior ao qual estão submetidas anualmente todas as IES- Instituições de Ensino Superior. Este trabalho apresenta o acompanhamento de egressos como uma política pública ainda não compreendida em sua total potencialidade. Com o objetivo geral de investigar a trajetória dos egressos cotistas da UNEB ao longo da conclusão do curso e da inserção profissional destes, para então identificar os fatores que facilitam ou dificultam essa transição, a pesquisa foi realizada no sentido de propor reflexões sobre como a gestão universitária pode conduzir suas políticas públicas de ações afirmativas a fim de aprimorá-las. O recorte étnico racial tem centralidade, sobretudo, considerando trata-se de Universidade que se identifica como pública popular em um contexto estadual onde mais de oitenta porcento da população é composta por pessoas negras. Como procedimento metodológico adotado, iniciou-se com uma pesquisa exploratória bibliográfica e documental, em seguida, avançou-se na pesquisa de campo, de cunho qualitativo, com aplicação de um questionário por meio da plataforma online Google Forms, tendo como participantes 242 egressos cotistas dos anos de 2018 e 2019 de cursos de Direito, Enfermagem, Pedagogia, e Engenharia de produção civil, considerados os mais concorridos de cada Departamento, dentre os quatro existentes no Campus I - Salvador. Foram utilizadas médias, porcentagens e tabelas de referência cruzada para a análise dos dados. Concluída a fase de questionários, foram selecionados 07 participantes para participarem da fase de entrevistas. Os estudantes foram acessados a partir da aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (Parecer Consubstanciado n° 5.542.241). Também foi realizado uma incursão nos websites institucionais de universidade públicas brasileiras fim de verificar a incorporação da participação dos egressos no processo de avaliação. Os resultados forneceram uma rica fonte de elementos para melhoria da qualidade das políticas institucionais implementadas, além de que permitiram levantar diagnósticos, subsidiar o planejamento, a adoção de estratégias e políticas institucionais relacionadas à gestão de qualidade e aprimoramento do ensino, pesquisa e extensão. O estudo reforça a importância da participação dos egressos na vida das Instituições de Ensino Superior e a avaliação de que esse seguimento faz parte do papel social da universidade enquanto local de formação profissional. Por fim, foram feitas algumas propostas visando a implementação do acompanhamento permanente no âmbito da UNEB, enquanto base para a intervenção focada que vai ao encontro com a missão institucional.