Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
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O Programa Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) é um programa de Pós-graduação stricto-sensu em Educação, na modalidade profissional, vinculado ao Departamento de Educação do Campus I-Salvador, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), conforme Resolução do Conselho Universitário (Consu) nº 772/2010 e recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio da Portaria MEC n.º 1325, de 21/09/11, publicada no DOU de 22/09/11. O Gestec iniciou suas atividades no ano de 2011, com a publicação do primeiro edital de seleção de alunos regulares, cuja primeira turma começou as atividades no primeiro semestre do ano de 2012.
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Orientador "Carvalho, Fernando Luís de Queiroz"
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- ItemConhecimento e motivação de profissionais de enfermagem aprendizagem baseada em jogos no treinamento sobre SEPSE.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-23) Azevedo, Giliane dos Santos Bittencourt ; Carvalho, Fernando Luís de Queiroz ; Pimenta, Lídia Boaventura; Rosado, Janaína dos ReisA sepse é definida como a presença de disfunção orgânica ameaçadora à vida causada por resposta desregulada do organismo à infecção, podendo resultar no óbito do paciente se não manejada a tempo. Ações educativas voltadas para os profissionais de saúde são estratégicas para reduzir a mortalidade deste agravo. A equipe de enfermagem tem maior contato com o paciente e é quem primeiro pode identificar os sinais de sepse. A aplicação da aprendizagem baseada em jogos para a equipe de enfermagem pode contribuir para a absorção do conhecimento e motivação quando se aproximam da realidade vivida na assistência. O objetivo deste trabalho foi investigar o papel da aprendizagem baseada em jogos sobre o aprendizado e a motivação de profissionais da enfermagem em treinamentos sobre sepse. O desenho do estudo é do tipo coorte prospectiva, com abordagem quantitativa. Foram projetados três jogos que abordam conceitos, manejo do paciente e aplicação de caso clínico. Após validação dos jogos por especialistas, os mesmos foram aplicados em treinamentos para a equipe de enfermagem de um hospital de grande porte de Salvador-BA, com realização de avaliação de aprendizado e escala de motivação, mediante aprovação do comitê de ética em pesquisa da UNEB. Um artigo científico foi escrito para apresentação dos resultados, que passaram por tratamento estatístico através do Teste Q Cochran para posterior análise. A comparação do desempenho antes e após a realização da intervenção educativa mostrou que a quantidade de respostas corretas sobre manejo do paciente com sepse aumentou após participação no treinamento, considerando nível de significância > 0,05. Por outro lado, evidenciou que o conceito de sepse precisa ser trabalhado em novas oportunidades, corroborando com o que apresenta a literatura. O estudo também aponta que a equipe de enfermagem se apresentou motivada para aprender e transferir os conhecimentos adquiridos nos treinamentos. Conclui-se que a aprendizagem baseada em jogos pode ser usada como uma ferramenta de ensino complementar em ações educativas para fortalecer o conhecimento e manter a equipe motivada para participar de treinamentos e aplicar o que foi aprendido na assistência ao paciente com sepse. Sugere-se novos estudos acerca dos benefícios da aprendizagem baseada em jogos para outros agravos à saúde, de forma a avaliar seus impactos também nos indicadores assistenciais.
- ItemDesenvolvimento de aplicativo sobre conhecimento da relação saúde/doença pelo idoso: estratégia de educação em saúde(Universidade do Estado da Bahia, 2022-03-25) Ribeiro, Thalita San Martin Silveira; Carvalho, Fernando Luís de Queiroz; Ferreira, Suiane Costa; Santana, Rejane Conceição; Vaghetti, César Augusto OteroVisto que o envelhecimento populacional tem aumentado em todo mundo e no Brasil, a qualidade de vida na fase idosa é muito importante para que sejam minimizadas as limitações impostas pelos aspectos fisiológicos, sociais e emocionais nesta idade. A educação em saúde é uma estratégia para acesso ao conhecimento em saúde através do diálogo e reflexão crítica para apoderar os sujeitos a desenvolver o autocuidado. Atualmente, os dispositivos móveis são acessíveis em larga escala, assim o uso de recursos tecnológicos está presente nas atividades rotineiras que possibilita interatividade e permite a conectividade ao mundo moderno, inclusive facilitando e inovando o ensino e aprendizagem. A presente pesquisa tem como objetivo investigar o uso de tecnologias e sua influência sobre o conhecimento da relação saúde/doença pelo idoso voltada ao desenvolvimento de ferramenta de coleta de dados em saúde dessa população. A metodologia adotada trata-se de estudo de revisão integrativa da literatura considerando trabalhos publicados nas bases de dados MEDLINE/PubMed e SciELO no período de 2018 a 2021. A partir dos dados obtidos nessa revisão, foi percebida a possibilidade de desenvolver um aplicativo para coletar dados em saúde da população idosa para subsidiar estratégias de educação em saúde, “Conhecer para saber!” Para desenvolvimento do aplicativo, houve a criação de dois módulos, um módulo gerenciador para edição e o módulo para os participantes inserirem as respostas das questões, logo após houve a inserção dos blocos de questões sobre dados demográficos, hábitos de vida, dados clínicos, dados antropométricos e o questionário sobre conhecimentos em saúde. Toda a ferramenta digital foi elaborada a fim de atender ao público de participantes idosos, porém tem flexibilidade para edição a vários perfis. Os resultados dessa pesquisa identificam a necessidade de mais pesquisas voltadas para uso da tecnologia voltada para atendimento às necessidades fins da pessoa idosa, os achados do artigo apontam aplicativos, tv, filmes e robôs sendo bem utilizados para esse atendimento, os demais artigos apresentaram apenas protótipo para pesquisa, assim totalizando uma limitação de pesquisa voltada para esse público. O aplicativo na versão quiz para a pessoa idosa “Conhecer para Saber!” permite coletar dados sobre dados demográficos, hábitos de vida, dados clínicos, dados antropométricos e o questionário sobre conhecimentos em saúde, permitindo maior conhecimento do público que utilizará a tecnologia e aumentando as possibilidades de estratégias para educação em saúde. As informações deste estudo permite explorar conteúdos de grande valia para a comunidade científica com publicação de artigos e apresentação de trabalho em congressos, e mais importante contribuirá para a qualidade de vida da pessoa idosa que enfrenta limitações nesta faixa etária.
- ItemEducação em saúde enquanto estratégia para a prevenção e o controle das síndromes respiratórias no ambiente escolar: o que aprendemos com a pandemia?(Universidade do Estado da Bahia, 2024-05-20) Melo, Ana Luiza Andrada de; Carvalho, Fernando Luís de Queiroz; Lima, Maricelia Mia de; Costa, Patrícia Lessa SantosAs síndromes respiratórias constituem um importante problema de saúde pública e representam atualmente uma importante causa de mortalidade no mundo. A pandemia de 2020 trouxe preocupação e um aumento significativo dos casos notificados decorrentes de infecções pelo SARS-CoV2. As Síndromes Respiratórias podem ser definidas pela presença de febre, tosse (ou dor de garganta) e dispneia ou saturação de O2 reduzida. A transmissão ocorre mediante o contato direto com pessoas doentes e/ou objetos contaminados, seguida de contato com o nariz, boca ou olhos. A ausência de tratamento específico, indica para a necessidade de medidas para a promoção da saúde, prevenção das doenças e interrupção da cadeia de disseminação na população, incluindo a adoção de medidas de higiene das mãos e distanciamento social, revelando ainda, a importância da educação em saúde neste processo. O objetivo do presente estudo foi investigar o efeito das estratégias de educação em saúde sobre a prevenção e o controle das Síndromes Respiratórias no ambiente escolar. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de natureza quantitativa. Os dados foram coletados após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia, a partir de questionários respondido por professores e funcionários que foram aplicados antes e depois das rodas de conversas realizadas em cada escola para coletar as vivências sobre Síndromes Respiratórias sendo elas pessoais ou não, a exemplo de ocorrência de surtos de Influenza e COVID-19 na escola. A roda de conversa foi pautada nos pontos fortes e frágeis identificados após a aplicação do questionário, para avaliar professores e funcionários de sete escolas selecionadas no município de Feira de Santana-BA, totalizando n=73 participantes. Nesse contexto o estudo mostra que o ambiente escolar pode ser um espaço educativo de promoção da saúde e não de riscos para a comunidade escolar. A oferta de conteúdos associada ao uso de metodologias ativas promoveu após a aplicação das oficinas, melhores resultados sobre o conhecimento dos professores e funcionários, mas a maior importância desse achado reside no fato de que estes profissionais poderão promover mudanças significativas nos seus ambientes de trabalho a partir da conscientização da população.