Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Orientador "Andrade, Celeste Maria Pacheco de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBibliotecas públicas universitárias: ações educativo-formativas para a competência informacional dos usuários(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-22) Sampaio, Adriana Silva Freitas; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Aras, Lina Maria Brandão de; Nascimento Neto, João Evangelista do; Pimenta, Lídia BoaventuraO presente trabalho tem como objeto de estudo as bibliotecas públicas universitárias, e como recorte de pesquisa a biblioteca setorial universitária professor Raimundo Nonato da Silva Fonseca, do Departamento de Ciências Humanas, Campus V, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O estudo busca criar estratégias para melhorias das ações formativas dos usuários e visa compreender de que maneira seria possível estruturar mecanismos de aprendizagem, sistematizando o papel da biblioteca e do profissional bibliotecário no desenvolvimento de ações educativoformativas no processo de competência informacional dos usuários. Tem como objetivo geral propor mecanismos de aprendizagem para o uso eficaz da biblioteca, que venha oferecer melhorias no atendimento e na prestação dos serviços ofertados por ela. É uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualitativa e exploratória. Aplicou-se como método de trabalho, a pesquisa participante. A pesquisa teoriza sobre o paradigma da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Relata uma breve história das bibliotecas, e explana o papel das delas e do profissional bibliotecário no processo formativo e de competência informacional dos usuários. O relatório discorre, para além da introdução, o contexto do lócus da pesquisa, o trajeto metodológico, os resultados e as considerações finais. Dessa forma, através dos dados obtidos pelos participantes da pesquisa, foi possível elaborar como resultado da pesquisa um plano de atividades que coopere para implementar ações práticas formativo-educativas que sustente o desenvolvimento de competência em informação nos usuários.
- Item(In)formação dos professores: uma experiência formativa aplicada dos instrutores e monitores dos colégios da polícia militar da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Oliveira, Ana Flávia Ferreira de Brito; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Hetkowshi, Tânia Maria; Ferreira, Carlos Augusto LimaComo ocorrem os processos formativos de policiais militares que realizam atividades pedagógicas? Como uma instituição de ensino militar possibilita o desenvolvimento docente de profissionais que não passaram por um curso de licenciatura? Qual o sentido da docência daqueles que assumem a função que tem por base a sua experiência? São estas questões que mobilizam esta pesquisa engajada, imersiva e intervencionista na formação técnica-pedagógica dos docentes que atuam como instrutores e monitores militares nos Colégios da Polícia Militar da Bahia (CPM). Portanto, objetiva-se identificar os critérios de seleção dos policiais militares para ingresso no quadro de docente da disciplina Instrução Militar (IM), problematizando: De que maneira os instrutores e monitores militares desenvolvem os conhecimentos pedagógicos para lecionar na educação básica? Assim, a metodologia utilizada na investigação está ancorada nos pressupostos da pesquisa participante, pautada na horizontalidade e construção coletiva a partir da formação e conhecimentos pedagógicos à docência de IM nas 13 unidades do CPM. As bases teóricas que sustentam essa pesquisa estão caracterizadas a partir das categorias: Jesus (2011); Nogueira (2014); Kirsch (2013) no contexto do Colégio da Polícia Militar e a disciplina instrução militar; Perrenoud (1999, 2000), Nóvoa (1992, 2002), Pimenta (2012), Freire (1985; 1987; 1989; 2016), Tardif (2014), Libâneo (2010; 2013; 2015) uma discussão sobre formação de professor, processos formativos e saberes necessários à pratica docente; Brandão (2006), Severino (2016) para uma reflexão sobre a pesquisa participante. O processo de mergulho às caraterísticas da que compõem e constitui o quadro docente do IM/CPM tratados na pesquisa possibilitou a construção de tessituras formativas na dimensão do desenvolvimento de competências e habilidades para o ensino materializado em um Ebook Pedagógico, enquanto recurso norteador das ações e das práticas ao exercício profissional dos docentes militares que ministram o componente curricular Instrução Militar.