Bacharelado em Educação Física - DCH4
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Navegando Bacharelado em Educação Física - DCH4 por Orientador "Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa"
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- ItemO conhecimento saúde na educação física escolar: um estudo de revisão sistemática.(2016-11-10) Rios, Vandélma Silva Oliveira; Cunha, Rúbia Mara de Sousa LapaO interesse em pesquisar sobre esse tema surgiu por meio da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), enquanto bolsista de Iniciação à Docência (Bolsista ID). Dessa maneira, nosso objeto de estudo é o conhecimento saúde na Educação Física, especificamente no ambiente escolar. Nesse sentido, elencamos como problema de pesquisa para este trabalho: De que forma a produção científica vem apontando o trabalho com o conhecimento saúde na Educação Física escolar? Assim, o objetivo geral foi o de verificar por meio de revisão sistemática como o conhecimento acerca da saúde está sendo desenvolvido na Educação Física escolar. Como intuito de atender a tal objetivo, surgiram os seguintes objetivos específicos: 1) Sistematizar os artigos que discutem o conhecimento saúde na Educação Física escolar nos periódicos analisados; 2) Refletir sobre o conhecimento saúde e a Educação Física na escola. Realizamos um recorte temporal para a pesquisa entre os anos de 1996, período esse em que houve a criação da Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB), até Março de 2016. Portanto, os critérios de inclusão foram: artigos disponíveis na integra de forma gratuita, publicados dentro do recorte temporal e que estivessem disponíveis em Espanhol, Inglês ou Português e que apresentassem resultados. A amostra final do estudo foi de 08 artigos que foram encontrados nos periódicos: Motriz (2), Motrivivência (2), RBCE (1), Revista Movimento (1) e Pensar a prática (2), esses números representam um total de 1,7% das pesquisas encontradas (465) com as palavras-chave. Nos resultados encontramos: 1) abordagem da promoção da saúde; 2) distanciamento na prática pedagógica do conceito ampliado de saúde; 3) conteúdos vinculados com aspectos da fisiologia, anatomia, biologia, prevenção entre outros; 4) Redimensionamento do currículo; 5) Articulação da Educação Física com políticas públicas da saúde. Torna-se necessário uma atualização constante desses dados, para que nossas práticas enquanto professores da área estejam sempre norteadas pelo que há de mais recente em estudos, isso não significa que sempre iremos coadunar com os “achados”, mas a atualização é importante inclusive para contrapor ideias e justificar de forma bem fundamentada a prática docente na contemporaneidade.