Bacharelado em Educação Física - DCH4
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Navegando Bacharelado em Educação Física - DCH4 por Orientador "Costa, Salomão Clêomenes Lima"
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- ItemEducação física e os alunos concluintes de ensino médio em Mirangaba-BA: um olhar direcionado ao significado da educação física(2014) Silva, Daniela dos Santos Cajueiro; Costa, Salomão Clêomenes Lima; Maturino, Elmo; Sousa, Francisco Sales AraujoO presente trabalho traz um direcionamento de olhares ao significado da Educação Física para os alunos concluintes do Ensino Médio, do Centro Educacional Sóror Joana Angélica, da cidade de Mirangaba-BA. Justifica-se, a opção pelos alunos concluintes do Ensino Médio, o fato de estarem na etapa final da educação básica, cuja trajetória permite inferir melhor sobre as impressões e conhecimentos adquiridos ao longo do processo educacional básico, possibilitando um maior entendimento no que diz respeito à construção dos significados. O objetivo é investigar o significado da Educação Física, para assim compreender a interferência do modo como o componente curricular se insere na Educação Básica sobre a construção desse significado. A metodologia pautou-se no levantamento da literatura acerca da introdução e atuação da Educação Física no contexto educacional brasileiro; em fatores inerentes à construção dos significados, no tocante ao contexto histórico, ao meio sociocultural, às influências midiáticas, com ênfase na inserção do componente curricular na educação; e nas leis que foram sancionadas e regem a Educação Física Escolar e o Ensino Médio. Para e efetivação do trabalho foi feita a pesquisa de campo, apresentando como instrumento o questionário, com questões relevantes às perspectivas dos objetivos. O diálogo com a literatura junto à análise das informações da pesquisa de campo, leva ao entendimento de que, o público alvo da pesquisa atribui importância ao componente curricular, porém o seu significado está sintetizado, para a maioria, na prática do movimento e seus propósitos na dimensão biofisiológica. Infere-se ainda que, a configuração como o componente curricular é inserido no ambiente escolar é imprescindível ao pensamento do aluno, sucessivamente à construção do significado.