Bacharelado em Educação Física - DCH4
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Navegando Bacharelado em Educação Física - DCH4 por Orientador "Costa, Laura Emmanuela Lima"
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- ItemEducação física e inclusão: perspectivas da APAE de Jacobina.(2011-11-10) Santana, Priscila de Oliveira; Costa, Laura Emmanuela Lima; Nunes, Fábio; Leoncio, JoanaPensar as possibilidades da Educação Física na perspectiva da inclusão de crianças, adolescentes e jovens na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE do município de Jacobina, tendo no seu horizonte o desafio de apontar para novas realidades situadas na sociedade atual a partir da aceitação das pessoas com todas as suas diferenças e da diversidade como valor enriquecedor da vida dos indivíduos, é a proposta deste estudo. Portanto, o mesmo teve como objeto de investigação A Educação Física na APAE de Jacobina como elemento essencial na Inclusão Social, partindo do pressuposto de que a Educação Física é uma área que possibilita a descoberta do espaço, do corpo e do ambiente no qual se vive, auxiliando na melhoria da auto-estima, do auto-respeito, da cooperação e conseqüentemente promovendo a independência e autonomia dos indivíduos, recursos fundamentais para a inclusão social. Teve-se como objetivo do estudo: Conhecer a Educação Física desenvolvida na APAE de Jacobina - Bahia e as contribuições geradas para a inclusão de seus alunos na sociedade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva analítica tendo como sujeitos três professoras de Educação Física da APAE de Jacobina, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e analisados segundo análise temática de Bardin (2007). Insurgiram assim, quatro categorias que evidenciaram como a atuação e a interferência desses profissionais fazem o diferencial naquilo que é o ponto crucial de nossa intenta, que é perceber os atos diferenciadores, ou não, que colocam as Pessoas com Deficiência em condições tanto práticas quanto espirituais e afetivas de serem incluídas no âmbito social. As considerações finais concordam que a Educação Física trabalhada na APAE de Jacobina possibilita a descoberta do sujeito e contribui para uma realidade menos abstrata, presente e acessível para as Pessoas com Deficiência.
- ItemEducação física e o núcleo de apoio à saúde da família: percepção dos usuários e profissionais de saúde.(2015-10-26) Brasileiro, Geisa Silva; Costa, Laura Emmanuela Lima; Cruz, Amália Catharina Santos; Silva, Rudval Souza daObjetivo: Conhecer a percepção dos Profissionais e Usuários de Saúde inseridos no Núcleo de Apoio à Saúde da Família, sobre a atuação do Professor de Educação Física na equipe. Métodos: A amostra da pesquisa se constitui de 20 indivíduos, divididos em dois grupos: profissionais de saúde (n=03) e usuárias de saúde (n=17). Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados dois questionários semiestruturados com questões abertas e fechadas, sendo elaborados com questões específicas para os dois grupos. Resultados: Em relação aos profissionais de saúde, todas as entrevistadas demostraram com clareza o conhecimento em relação ao papel que o professor de educação física desempenha dentro do Núcleo de Apoio à Saúde da Família; todas reconhecem e apresentam os benefícios que a atividade física aliada com a saúde proporciona aos seus praticantes; além disso, todas citam algumas melhorias reais à saúde das usuárias. Enquanto as usuárias de saúde, todas afirmam reconhecer a importância da prática da atividade física em prol da saúde; afirmando serem beneficiadas da atuação do professor de educação física no Núcleo de Apoio à Saúde da Família; havendo concordância de toda a maioria na permanência do Professor de Educação Física no Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Conclusão: Dessa forma, somos levadas a pensar que a percepção de todos os indivíduos participantes da pesquisa, está voltada a importância da atuação do Professor de Educação Física, apresentando as melhorias reais à saúde da população, comprovando a tão grande resolutividade e positividade trazida pela prática da atividade física no Núcleo de Apoio à saúde da Família, afirmando a grande conquista do Município ao garantir o acesso à saúde a toda a população. Diante disso, as atividades propostas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família, de alguma maneira, já fazem parte do cotidiano da vida das usuárias de Saúde com uma boa perspectiva, uma vez que todas as ações partem da necessidade dessa população atendida.
- ItemEfeitos do exercício físico no indivíduo com diabetes mellitus(2011-11-11) Souza, Débora Barbosa de; Costa, Laura Emmanuela Lima; Sales, Francisco; Santos, Cleuma SueliOBJETIVO: Analisar a resposta fisiológica do diabético ao exercício físico quanto à prevenção/tratamento da doença.MATERIAIS E MÉTODOS: Foi utilizada uma revisão de literatura em publicações referidas preferencialmente aos anos de 2005 a 2010 e analisados 38 trabalhos, sendo eles: artigos e dissertações; tendo como locais de busca os bancos de teses de universidades e revistas indexadas em base de dados BVS, SciELO e Revista Brasiliera de Ciência do Esporte. RESULTADOS: Demonstram que as pessoas portadoras do Diabetes Mellitus respondem positivamente ao recorrer ao exercício físico como uma das medidas profiláticas e de tratamento para a doença. Além disso, o exercício físico tem um papel fundamental na vida do diabético, pois contribui de forma significativa no tratamento não-medicamentoso atuando como coadjuvante no processo de tratamento e prevenção da doença. CONCLUSÃO: O organismo humano responde positivamente à prática de exercícios físicos, pois este contribui com relevante significância na melhoria das complicações causadas pelo Diabetes Mellitus.
- ItemEntendimento dos médicos quanto a indicação do exercício caminhada para seus pacientes.(2013-11-10) Oliveira Neto, Manoel Victor de; Costa, Laura Emmanuela Lima; Estrela, Rafael; Mussi, RicardoO presente estudo tem como objetivos: Descrever a respeito do saber dos médicos do Hospital de um município do Piemonte da Diamantina sobre a (caminhada) como uma medida de promoção a saúde; Verificar se há uma indicação por parte dos médicos de um profissional de Educação Física para fazer o acompanhamento da atividade e Compreender a importância de praticar a caminhada com um profissional capacitado orientando o indivíduo. Tendo como metodologia: uma pesquisa de campo e descritiva com abordagem qualitativa, onde foram questionados 09(nove) sujeitos, profissionais médicos, que trabalham em um Hospital do Piemonte da Diamantina sobre o entendimento dos mesmos quanto a indicação do exercício caminhada para seus pacientes. A coleta dos dados se deu no mês de outubro de 2012, a partir de questionários aplicados. O método utilizado para análise dos dados foi a Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. O estudo foi apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNEB, recebendo o protocolo de número 480.757/2013. Resultados: Das análises dos questionários emergiram três categorias, a saber: Duração, frequência e intensidade da prática da caminhada para ser bom pra saúde a qual permitiu descrever tais fatores que precisam ser considerados na caminhada, os médicos recomendam esta atividade física de forma regular, onde se questiona sobre a recomendação da caminhada para seus pacientes e para quais pacientes o exercício da caminhada é indicado, sinalizando os seus benefícios, na qual se possibilita discutir os benefícios da caminhada para se obter uma melhoria na saúde. Conclusão: foi possível constatar que os profissionais médicos deste estudo, tem um conhecimento suficiente sobre o exercício caminhada, porém ainda nem todos indicam um profissional de Educação Física para acompanhar o paciente durante a prática. Esse estudo se torna relevante, pois acentua a importância de uma prática correta de um determinado exercício físico, em questão o exercício da caminhada, pois proporciona ao individuo com a prática correta uma série de fatores positivos, como bem estar, redução de peso corporal, autoestima elevada, melhora a saúde, entre outros.
- ItemFatores intervenientes na FC e PA durante a realização do exercício físico: uma revisão sistemática.(2016-11-11) Cima, Aline Oliveira; Costa, Laura Emmanuela Lima; Silva, Rudval Souza da; Silva, Osni Oliveira Noberto daObjetivo: Apresentar uma revisão de literatura de pesquisas publicadas nas bases de dados do LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e SCIELO (Scientific Eletronic Libary Online), nos anos de 2006 a 2016, sobre as alterações fisiológicas cardiovasculares, especificamente pressão arterial (PA) e frequência cardíaca (FC) e os fatores que interferem nas modificações fisiológicas dessas variáveis durante a realização de exercícios físicos. Método: Revisão sistemática a partir da analise de 8 artigos, escritos em português que foram publicados no período de 2006 a 2016 , encontradas nas bases de dados do LILACS e SCIELO, onde foram utilizadas as seguintes palavras chaves: Débito Cardíaco or Frequência Cardíaca, Frequência Cardíaca or Exercício Físico, Débito Cardíaco or Exercício Físico. Resultados: Foi observadas alterações nas variáveis PA e FC durante a realização dos exercícios físicos e que fatores como: o número de serie e repetições, intensidade e duração do exercício, horário em que foi realizado o exercício e o protocolo de treinamento adotado na realização de determinado exercício.
- ItemNíveis de sobrepeso e obesidade infantil em escolares de uma escola pública de Jacobina-BA.(2012) Pereira, Nadson Almeida Santos; Costa, Laura Emmanuela Lima; Suto, Cleuma Sueli Santos; Maturino, ElmoObjetivo: Identificar os níveis de sobrepeso e obesidade infantil entre alunos do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de Jacobina-BA. Metodologia: Pesquisa de Campo, do tipo Quantitativo-Descritiva, no qual foi utilizado os números de corte de IMC oferecidos por Viuniski (2001), apartir da coleta de dados. Foram selecionados, de forma aleatória, 95 estudantes com faixa etária entre 06 e 11 anos, matriculados regularmente no ensino fundamental. Por meio, da coleta dos dados antropométricos (peso e estatura) e realização do cálculo da respectiva fórmula de Peso/Estatura2 chegamos ao índice de massa corpórea - IMC. Para obtenção dos níveis de sobrepeso e obesidade foi calculada o percentil, média e desvio padrão das medidas antropométricas de peso e estatura. Amostra: Probabilista-Estratificada no qual utilizou a técnica de amostragem, Estudos de Descrição de População, do total da amostra, 49 eram do sexo masculino e 46 do sexo feminino, a média etária para o gênero feminino foi de 7,7 anos, já para o gênero masculino foi de 8,5 anos. Resultados: Os dados da presente pesquisa apontam que as crianças estão acima do peso, com um percentil referente à amostra representativa, de 43,1% para sobrepeso e 5,4% classificados como sendo obesos. Conclusão: Foi constatado que o nível de crianças, de ambos os sexos, em sobrepeso e/ou obesas, é de quase metade da quantidade total da amostra pesquisada, ou seja, uma percentagem de 48,5%. Este número pode ser considerado um nível muito alto para níveis de normalidade esperado.
- ItemParâmetros de avaliação e acompanhamento no paciente diabético e exercício físico: uma revisão sistemática.(2018-06-15) Cunha, Sávio da Silva; Costa, Laura Emmanuela Lima; Ribeiro Neto, Agenor José; Maturino, ElmoObjetivo: Identificar como os seguintes parâmetros de avaliação e acompanhamento de peso, pressão arterial, hemoglobina glicada e glicemia são influenciadas durante a realização de exercícios físicos rotineiros no paciente diabético. Metodologia: Uma revisão sistemática de literatura em fontes secundárias de artigos científicos, disponibilizados nos sites Scielo (Scientific Eletronic Libary Online) e Lilacs (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Utilizando - se as seguintes palavras chaves: Educação Física, exercício físico e diabetes. Os resultados da busca subsidiaram o desenvolvimento da pesquisa através da seleção de artigos desenvolvidos em revistas brasileiras referentes a pesquisas com seres humanos no período de 2000 a 2018. Resultados: O exercício físico tem ação hipoglicemiante e reduz a pressão arterial, em alguns estudos não foi eficiente para reduzir a hemoglobina glicada e melhora da função renal. O parâmetro peso não foi encontrado alterações positivas ou não através da prática dos exercícios, já as práticas intermitentes favorecem ao menor risco de hipoglicemia. A diabetes gestacional é auxiliada na presença do exercício porque diminui a glicemia e a necessidade do uso da insulina. O treino físico é positivo no combate a doenças crônicas, porém feitas rotineiramente e com supervisão do professor de Educação Física. Considerações Finais: Os estudos apresentados e a discussão realizada apresentam uma diminuição dos níveis glicêmicos, controle da pressão arterial, melhora a aptidão física, porém os dados encontrados não informam se ocorre o controle ou diminuição do peso. Sendo assim a prática regular do exercício físico é indicado para quem possui diabetes pelos pontos positivos na junção do exercício físico com os parâmetros de avaliação pesquisados.
- ItemPrescrição de exercícios de musculação para gestantes de baixo risco fisicamente ativas.(2012-11-10) Silva Filho, Paulo Gonçalves da; Costa, Laura Emmanuela Lima; Estrela, Rafael Leal Dantas; Suto, Cleuma Sueli SantosOBJETIVO: Analisar as possibilidades da prescrição de exercícios de musculação para mulheres gestantes de baixo risco fisicamente ativas. MÉTODOS: Estudo de revisão bibliográfica através das análises de livros e artigos científicos, levantados em base de dados e bibliotecas no campo da saúde. Usamos LILACS, DECS, SCIELO, BIREME, MEDLINE e o BVS, fontes que abordassem sobre exercícios físicos, gestação e musculação, o período de referências e os critérios de inclusão dos artigos foram do ano 1994 até o ano 2012. Foram analisados 18 artigos de periódicos nacionais e internacionais, 16 livros, 05 teses e 03 dissertações. Esses materiais possibilitaram identificar as possibilidades da prescrição de exercício de musculação para gestante, nos dando suporte para gerar novos conhecimentos. RESULTADO: Foram analisados 42 trabalhos de natureza cientifica, levando em consideração a aproximação com o problema de estudo. Diante disso, percebeu-se que a gestante sedentária pode ser beneficiada com a musculação após o primeiro trimestre, a musculação, na gestação, é uma atividade de intensidade moderada, e pode ser realizada por gestantes de baixo risco, o parto e a recuperação no puerpério são facilitados e beneficiados com a musculação. Mesmo assim, ainda existem poucos estudos que abordam sobre essa temática. CONCLUSÃO: Notou-se que é possível uma gestante de baixo risco fisicamente ativa realizar exercícios de musculação de forma moderada, pois os mesmos não interferem de forma negativa, nas adaptações cardiovasculares e metabólicas durante este período.
- ItemO professor de educação física na estratégia de saúde da família: novas perspectivas para a saúde pública(2010-11-10) Pires, Marijunio Rocha; Costa, Laura Emmanuela Lima; Nunes, Fabio Santana; Lima Junior, Normando Raimundo deOs objetivos desta pesquisa foram identificar o papel do professor de Educação Física dentro da Estratégia de Saúde da Família, analisar suas contribuições para a população e suas formas de inserção na Equipe de Saúde da Família. Partindo do pressuposto de que a Educação Física possibilita uma melhoria na vida das pessoas e que a falta de incentivo por parte dos gestores públicos dificulta a entrada de forma mais abrangente deste profissional no sistema publico de saúde, utilizou-se como metodologia a revisão de literatura em publicações ocorridas entre os anos de 2005 e 2009. Foram analisados 24 trabalhos, sendo eles: artigos, monografia, dissertações e teses; o local de busca foi nos bancos de teses de Universidades e revistas eletrônicas indexadas. Os resultados mostraram que o trabalho do professor de Educação Física na Estratégia de Saúde da Família se dá através de orientação de práticas corporais, conscientização de estilo de vida saudável, educação em saúde e conscientização política; já sua contribuição para a população ocorre em auxiliar no tratamento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, entre outras, além de despertar a consciência política e cidadania das pessoas assistidas em seus projetos. As considerações finais demonstram que a inserção do professor de Educação Física na Saúde Pública ocorre, na maioria das vezes, através de cargos comissionados e em condições precárias, pois são poucos os concursos públicos efetivos que lhes oferecem vagas. Até o momento o meio de sua entrada neste sistema é através do NASF, que não gera o número adequado de vagas. Sugerimos que a inserção do professor de Educação Física no sistema público de saúde ocorra através de concurso público com um número de vagas adequado à população a ser atendida, buscando maior proximidade com a comunidade, conhecendo seus problemas e procurando formas de solucioná-los.
- ItemRelação entre tempo de exercício físico e melhora do estado depressivo: um estudo com idosos diabéticos.(2012-11-10) Ferreira, Sérgio Lima; Costa, Laura Emmanuela Lima; Maturino, Elmo; Suto, Cleuma Sueli SantosOBJETIVO: Avaliar o estado depressivo dos idosos diabéticos antes e após os exercícios físicos em um curto período de tempo. MÉTODO: Trata-se de um estudo de caso, explicativo, realizado através de uma pesquisa de campo. Nessa perspectiva de pesquisa pretende responder ao seguinte problema: Os exercícios aplicados à população de idosos portadores de diabetes melhorarão seu estado de depressão num curto período de tempo? Os procedimentos foram desenvolvidos com 08 idosos diabéticos tipo II e suspeitos de um quadro depressivo do Centro de Convivência de um município do interior da Bahia. RESULTADOS: Foi feito a escala de depressão geriátrica abreviada geriatric depression scale (GDS) (versão de 15 questões) antes de começar as atividades e após um mês de treinamento em todos os idosos, podemos destacar três idosos (Alexandrita, Diamante e Ametista). Dona Alexandrita estava inicialmente com 09 pontos na escala (GDS) e passou para 07 na escala no fim da pesquisa. Seu Diamante se encontrava em 09 pontos na escala (GDS) e terminou essa pesquisa em 06 no fim da pesquisa e dona Ametista encontrava se com 09 na escala (GDS) e no fim da pesquisa se encontrava em 05 pontos na escala. CONCLUSÃO: seus resultados comprovaram que as atividades desenvolvidas (dança forró, samba de roda, caminhadas alongamentos etc.) no Centro de Convivência melhoraram seu comportamento, se comprometendo em fazer os exercícios mesmo sem a presença do professor e nos fins de semana, mantendo a continuidade dos exercícios e melhorando a autoestima o humor e a interação social dos mesmos enfatizando que ao nível de depressão desses idosos diminuíram em função dos exercícios e atividades desenvolvidas com esses idosos.
- ItemTransformações do cérebro e mudanças corporais: adolescente e musculação(2016) Oliveira, Nadja Luana Barros Cavalcanti; Costa, Laura Emmanuela Lima; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Silva, Rudval Souza daObjetivo: Realizar uma revisão da literatura para identificar aspectos da prática da musculação por adolescentes e sua influência no desenvolvimento do cérebro. Metodologia: Foi utilizada uma revisão sistemática em publicações das bases de dados, Periódicos CAPS, Bireme e PubMed referidas aos anos de 2006 à maio de 2016 foram analisados 14 trabalhos. Resultados: Apontam que o cérebro do adolescente passa por um processo de transformação próprio dos estágios de vida neste período; essas transformações físicas e cognitivas fazem com que o adolescente precise ajustar os mapas do corpo às novas posições do corpo no espaço; a musculação pode trazer benefícios físicos e cognitivos no adolescente. Considerações finais: O cérebro do adolescente sofre influências hormonais, cognitivas, mudanças de estruturas cerebrais. A musculação pode atuar como ferramenta complementar para ajudar o cérebro do adolescente a se reajusta à nova realidade corporal. E necessário que sejam realizados novos estudos com pesquisas que envolvam tal temática. Palavras-chave: Adolescente, Cérebro, Musculação.