Bacharelado em Educação Física - DCH4
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Navegando Bacharelado em Educação Física - DCH4 por Orientador "Borges, Rita de Cassia Roxane Ferreira"
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- ItemAs possibilidades de atuação do profissional de educação física no NASF-AB durante o período do COVID-19: uma revisão de literatura(2022-12-16) Soares, Claudia Almeida Carvalho; Borges, Rita de Cassia Roxane Ferreira; Soares, Ilma Maria Fernandes; Gonçalves, Tarija AlcântaraA partir da criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (atualmente denominado Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF-AB) um dos profissionais que passou a integrar as equipes foi o de Educação Física. Este realiza sua intervenção nas chamadas Academias de Saúde (AS), intervenção feita por meio de Atividades Físicas (AF)/Práticas Corporais (PC) específicas. O objetivo desse estudo foi analisar como se deu a atuação do profissional de Educação Física (PEF) no NASF-AB durante o período do COVID-19 e como se apresenta a produção científica na área da Educação Física na última década, entre os anos de 2012 a 2022. Realizou-se uma revisão da literatura de cunho qualitativo com a finalidade de identificar o PEF frente à demanda local e/ou regional, tanto em períodos comuns quanto em tempos de pandemia, assumindo, assim, a responsabilidade de coordenar e desenvolver ações direta ou indiretamente ligadas à AF/PC, para a promoção, prevenção e reabilitação da saúde, das pessoas e coletividades, sempre em conjunto com a equipe NASF-AB.
- ItemAs possibilidades de atuação do profissional de educação física no nasf-ab durante o período do COVID-19: Uma revisão de literatura.(2022-12-16) Soares, Claudia Almeida Carvalho ; Borges, Rita de Cassia Roxane Ferreira; Soares, Ilma Maria Fernandes; Gonçalves, Tarija AlcântaraA partir da criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (atualmente denominado Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF-AB) um dos profissionais que passou a integrar as equipes foi o de Educação Física. Este realiza sua intervenção nas chamadas Academias de Saúde (AS), intervenção feita por meio de Atividades Físicas (AF)/Práticas Corporais (PC) específicas. O objetivo desse estudo foi analisar como se deu a atuação do profissional de Educação Física (PEF) no NASF-AB durante o período do COVID-19 e como se apresenta a produção científica na área da Educação Física na última década, entre os anos de 2012 a 2022. Realizou-se uma revisão da literatura de cunho qualitativo com a finalidade de identificar o PEF frente à demanda local e/ou regional, tanto em períodos comuns quanto em tempos de pandemia, assumindo, assim, a responsabilidade de coordenar e desenvolver ações direta ou indiretamente ligadas à AF/PC, para a promoção, prevenção e reabilitação da saúde, das pessoas e coletividades, sempre em conjunto com a equipe NASF-AB.
- ItemO sentido e significado de ser uma discente transgênero na universidade do Estado da Bahia – UNEB campus IV.(2022) Ferreira, André Souza; Borges, Rita de Cassia Roxane Ferreira; Amorim, Angelo Mauricio; Rodrigues, Valdinei de FreitasEste artigo é resultado de uma pesquisa realizada na cidade de Jacobina-Ba, o lócus investigativo foi a Universidade do Estado da Bahia no Departamento de Ciências Humanas -Campus IV, teve como objetivo geral investigar o sentido e significado de ser uma discente transgênero na Universidade do Estado da Bahia – Campus IV, a colaboradora da pesquisa é uma mulher transgênero, egressa do curso de Bacharelado em Direito. Trata-se de um estudo de campo, de caráter qualitativo e exploratório que utilizou três fontes para registro e produção dos dados: Documentos e leis, questionário sociodemográfico, entrevista estruturada e semi-estruturada. Os resultados e discussão se deram a partir de três categorias temáticas: Vida pessoal e trajetória antes de ingressar na universidade; A vida acadêmica: acesso, permanência, processo de transição, desafios e políticas de cotas; Sentido e significado de ser uma discente transgênero em uma universidade pública do interior da Bahia: fontes de resistência, incentivo e motivação. Os resultados evidenciaram que o acesso e permanência do público transgênero nas universidades ainda é um desafio frente ao preconceito e desinformação no âmbito social e acadêmico.