Bacharelado em Educação Física - DCH4
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Navegando Bacharelado em Educação Física - DCH4 por Orientador "Amorim, Angelo Maurício de"
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- ItemDo discurso à ação: a práxis pedagógica na educação física escolar.(2011-09-23) Macêdo, Carolina Passos de; Amorim, Angelo Maurício de; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Miranda Filho, Vamberto Ferreira; Sousa, Itamar Silva deEste trabalho é fruto de uma pesquisa de campo de natureza predominantemente qualitativa e quantitativa que aborda o caso dos professores no Curso de Formação de Professores do Estado (PROESP) em Educação Física no município de Jacobina, Bahia. Tendo como objetivo, identificar de que forma as discussões teóricas da Educação Física escolar estão sendo materializadas pelos professores do Programa de Formação de Professores do Estado (PROESP) do município de Jacobina. Baseando-se nos estudos de Darido (2003), Fensterseifer e Gonzalez (2007), Freire (1996), Gamboa (2007), Kunz (2001 e 2006), Leite; Ghedin e Almeida (2008), Taffarel; Lacks e Santos Júnior (2006), UNEB (2010 e 2011) Gil (2010) foi possível construir o processo teórico/metodológico. Para esclarecer o objetivo foi feito a aplicação de questionário e para tratar as informações colhidas foi utilizada a tabulação e análise de conteúdo. Após a análise das informações e do diálogo com a literatura ficou evidente que os sujeitos pesquisados demonstram a preocupação com a formação, com sua práxis pedagógica e com a Educação Física Escolar próximo ao que é contemplado na literatura. É perceptível, também, que os sujeitos percebem a importância que a práxis pedagógica tem no seu cotidiano assim como, a Educação Física como componente curricular sendo esta, extremamente rica para a formação do alunado em sua totalidade.
- ItemEducação física escolar: desenvolvendo na prática a teoria.(2013-07-23) Vieira, Quirênia Correia Lages; Amorim, Angelo Maurício de; Amorim, Alexandra Paixão Damasceno de; Mussi, Ricardo F. de FreitasEste trabalho é produto de uma pesquisa de campo de natureza predominantemente qualitativa e quantitativa que aborda o caso dos professores no Curso de Formação de Professores da Atenção Básica (PARFOR) em Educação Física no município de Jacobina, Bahia. Tendo como objetivo identificar as influências da formação em exercício no cotidiano escolar de professores-alunos que frequentam o curso de Educação Física no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no município de Jacobina – Bahia, Baseando-se nos estudos de Bracht (1999), PCNs (2004), Soares et al (2010), Daolio (2003), Darido (2003), Demo (1997), Freire (1996), através desse embasamento foi possível construir a ação teórico/prático e metodológico da pesquisa e em busca de alcançar o objetivo foi feito a aplicação de questionário e para tratar as informações colhidas foi utilizada a tabulação e análise de conteúdo. Após a apreciação das informações e do diálogo com a literatura foi contatado que os envolvidos na pesquisa demonstram a preocupação com a formação, com suas práxis pedagógica e com a Educação Física Escolar procurando mantê-la sempre baseada ao que é contemplado na literatura. Compreende-se que os sujeitos pesquisados têm a preocupação de considerar a educação física escolar como relevante e buscando meios de melhorar a práxis pedagógica contemplando a EF como componente curricular de suma importância para a formação do alunado em todo o contexto que o envolve e que envolve a escola.
- ItemA influência dos jogos eletrônicos nas vivências dos jogos populares.(2011-11-12) Dourado, Rannielle Nascimento; Amorim, Angelo Maurício de; Estrela, Rafael Leal Dantas; Ferreira Filho, Vamberto MirandaEste trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica que faz relação aos jogos eletrônicos e os jogos/brincadeiras populares, com enfoque no universo infantil. Objetiva identificar as influências dos jogos eletrônicos nas vivências das brincadeiras populares, assim como descobrir se há novas formas de jogar/brincar entre crianças da contemporaneidade. Tem como problema de pesquisa a seguinte indagação: quais as influências que os jogos eletrônicos exercem sobre as vivências das brincadeiras/jogos populares das crianças de seis a dez anos da atualidade? Ao final do trabalho, percebemos que apesar das brincadeiras estarem sendo realizadas de forma diferenciada, elas ainda permanecem no cotidiano infantil, entretanto, as crianças estão ficando mais gordas, devido a diminuição dos movimentos causados pelos jogos/brincadeiras populares dentre outros fatores, como por exemplo, o desenvolvimento seguido do superpovoamento das cidades.
- ItemPráticas de lazer na terceira idade: significados atribuídos a partir das evidencias científicas.(2019-02) Oliveira, Magnória Alves de; Amorim, Angelo Maurício deTendo em vista o crescimento da população no que diz respeito ao seguimento idoso, este trabalho foi desenvolvido a partir do que vem sendo discutido nos estudos científicos sobre os significados atribuídos a práticas de lazer pelo público idoso, tomando como base de dados o Google Acadêmico e Periódicos CAPES, com período específico 2003. Dessa forma a pesquisa teve como questionamento: quais os significados são atribuídos às práticas de lazer para idosos a partir das evidencias científicas publicadas em periódicos do Google Acadêmico e Periódicos CAPES? Assim como, os seguintes objetivos específicos: investigar quais os tipos de textos estão sendo publicado sobre sentidos e significados de lazer para idosos no Google Acadêmico e Periódicos CAPES; identificar o que os estudos científicos no Google Acadêmico e Periódicos CAPES estão discutindo sobre os sentidos e significados das atividades de lazer dos idosos e analisar a partir das publicações no Google Acadêmico e Periódicos CAPES sobre práticas de lazer como fator de saúde, socialização e consequente qualidade de vida de idosos. Para o desenvolvimento do texto utilizou-se da pesquisa bibliográfica, sendo realizado o diálogo com a produção do conhecimento com base nas categorias levantadas. De acordo com os resultados encontrados nas bases de dados, o lazer ou atividades de lazer relaciona-se a algum dos interesses culturais, recebendo assim, classificações da literatura empírica e conceitual, uma vez que, as vivencias tem como finalidade a melhoria ou amenizar doenças físicas, psicológicas e comportamentais acometidas durante o processo do envelhecimento humano.