Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4 por Orientador "Benevides, Lourdisnete Silva"
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- ItemA ludicidade na prática pedagógica: uma experiência na escola municipal Manoel Martiniano de Almeida(UNEB, 2008-01-21) Cruz, Carla Jean; Almeida, Eliana; Cunha, José; Souza, Vanúzia; Benevides, Lourdisnete Silva; Lopes, Adriana LourençoA presente monografia enfoca a importância da ludicidade na prática pedagógica dos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1a a 4a séries) da Escola Municipal Manoel Martiniano de Almeida, distrito de Campo de São João, município de Várzea da Roça, Bahia. A pesquisa teve como propósito identificar e descrever as metodologias utilizadas pelos professores dessa instituição de ensino com ênfase na presença da ludicidade como ferramenta metodológica para a formação de sujeitos sensíveis, críticos e reflexivos. Para tanto, além da vivência dos professores nos apropriamos também de pesquisas bibliográficas, experiências de vivências dos docentes da rede pública no lúdico e sua eficácia na sala de aula, bem como nossa formação na área da educação, sobretudo a formação lúdica.
- ItemEducação e ludicidade: tecendo reflexões a propósito da prática educativa(UNEB, 2008) Oliveira, Elisângela Leal; Souza, Norlange Rios; Rios, Vanuza Barreto; Benevides, Lourdisnete Silva; Lopes, Adriana LourençoA presente pesquisa enfoca e reflete a importância da ludicidade na formação da criança, sobretudo no que se refere ao seu desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e intelectual. A investigação compreende que a criança também constrói seu conhecimento, através de jogos e brincadeiras, nas quais o professor não é o dono do saber, mas o sujeito que vai provocar e mediar descobertas, desconstruindo e reconstruindo a dinâmica do conhecimento humano. Com este propósito ele deve utilizar uma metodologia lúdica para que possa estabelecer uma aproximação pedagógica prazerosa no que se refere ao seu desenvolvimento cognitivo de um modo geral. Respaldada por expressivos referencias teóricos, a proposta de trabalho apresentada permite afirmar a importância de jogos e brincadeiras infantis, que se bem aplicados, certamente ajudarão no desenvolvimento da educação psicomotora e consequentemente, no processo de ensino-aprendizagem.