Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC7
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC7 por Orientador "Santana, Cristiana de Cerqueira Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA evolução humana no ensino médio da rede pública em Senhor do Bonfim, BA(Universidade do Estado da Bahia, ) Moura, Júlio César da Silva; Santana, Cristiana de Cerqueira Silva; Freitas, Juliana Côrtes; Santana, Marta Maria Oliveira deA evolução humana é um dos principais temas dos debates científicos, pois o homem sempre se questionou sobre a sua origem. Todavia é um tema complexo de se abordar nas escolas, pois, necessita dos conhecimentos de genética e evolução, tendo, sobretudo que se deparar com a forte barreira do antropocentrismo religioso. Preocupados com o ensino desse tema nas escolas públicas de Senhor do Bonfim, objetivamos identificar as principais dificuldades dos professores de biologia da rede pública, quanto ao ensino do tema Evolução Humana, além de tentar auxiliar o professor, por meio da discussão, da indicação de espaços para as suas aulas, da disponibilização de planos de aulas, resenhas e resumos de livros. A metodologia consistiu na aplicação de questionário e levantamento dos recursos didáticos disponibilizados na escola para o ensino da evolução humana. Ademais realizamos pesquisa em websites educativos, tais como: MEC, Nova Escola e Becoming Human, para selecionar planos de aulas que versassem sobre o tema. A análise de dados foi feita mediante a interpretação dos resultados à luz das bibliografias específicas. Em nossa pesquisa identificamos que os professores entrevistados costumam abordar o tema da evolução humana em sala e que disponibilizam entre 3 e 4 aulas para esse assunto; que as concepções religiosas são empecilhos para a abordagem do assunto; que a maioria dos professores considera as dificuldades com o tema fruto da carência de material didático na escola, embora as escolas tenham sido avaliadas e tenham apresentado recursos razoáveis para a atuação docente; que dentre as vertentes do tema a maioria dos docentes se dedica a abordagem de conceitos e, por fim, que os recursos mais utilizados pelos professores são os slides e os textos. Percebe-se assim, que existem dificuldades para o tratamento desse tema nas escolas, uma vez que ele desafia conhecimentos religiosos bem estabelecidos, e necessita de formação acadêmica continuada por parte dos docentes.
- ItemDrogas e sua Relação com o Ambiente Escolar Noturno do Colégio Estadual Cazuza Torres, Senhor do Bonfim - BA.(Universidade do Estado da Bahia, ) Carvalho, Moemma de Araújo; Santana, Cristiana de Cerqueira SilvaO uso de drogas é um tema freqüentemente abordado e discutido, principalmente por se encontrar inserido de forma bastante preocupante dentro das escolas. A escola é um espaço que tem o papel de proporcionar estratégias de prevenção ao uso de drogas, além de atuar como principal meio de informação e de promoção da educação para a saúde de seus alunos. Esta pesquisa teve como objetivo analisar qual o papel da escola diante da problemática das drogas, e que ações preventivas e informativas a escola tem proporcionado aos seus alunos do turno noturno, da Educação de Jovens e Adultos, do Colégio Estadual Cazuza Torres situado no Bairro Gambôa, cidade de Senhor do Bonfim, Bahia. Por meio da pesquisa qualitativa e com participação da comunidade escolar (professores, funcionários e direção) procurou-se responder às questões da pesquisa contando com o auxílio de referências bibliográficas. O instrumento utilizado na pesquisa foi um questionário direcionado aos professores, direção e funcionários. Os resultados obtidos sinalizam que professores, a direção e alguns funcionários já presenciaram alunos drogados nas dependências da escola. Alguns professores salientam que trabalham o tema drogas em suas aulas de biologia. Não há na escola nenhum projeto vinculado à prevenção às drogas nem tampouco ocorre o treinamento de professores e funcionários para lidarem com essa problemática. Assim foi possível concluir que a escola estudada não está desempenhando corretamente esse papel educativo, social e de promoção da saúde quanto ao tema drogas.