Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC7
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC7 por Orientador "Bastos, Adson dos Santos"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA ludicidade no ensino e aprendizagem da disciplina ciências na perspectiva dos professores da Escola Municipal Thomaz Guimarães, Senhor do Bonfim- BA(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Dantas, Ana Raquel Gonçalves; Bastos, Adson dos Santos; Almeida, Zózina Maria Rocha de; Santos, Assivânia Lúcia Cavalcante dosO presente trabalho refere-se à pesquisa sobre o papel da ludicidade no desenvolvimento da aprendizagem na perspectiva dos professores de Ciências da Escola Municipal Thomaz Guimarães, situada no município de Senhor do Bonfim – Bahia. Tendo como tema: A ludicidade no Ensino e Aprendizagem da disciplina Ciências na perspectiva dos professores da Escola Municipal Thomaz Guimarães, Senhor do Bonfim, BA. Buscou-se identificar metodologias lúdicas nas práticas de ensino de ciências com a finalidade de saber qual a contribuição da ludicidade no desenvolvimento da aprendizagem. Metodologicamente a pesquisa configurou-se na explicitação e fundamentação teórica através de livros, artigos, monografias, meios eletrônicos, sites e a aplicação de questionários sócio-econômico e semi-aberto com um grupo de 05 professores do ensino fundamental da Escola Municipal Thomaz Guimarães. Neste trabalho, apresentam-se e discutem-se as compreensões destes professores sobre a ludicidade, quais metodologias lúdicas utilizadas, a importância da relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem e os desafios encontrados para desenvolver a prática lúdica pelos mesmos. Por fim, podemos constatar que os professores possuem uma concepção sobre a ludicidade e tem o desenvolvimento de metodologias lúdicas na sua prática de ensino da disciplina de Ciências. Conclui-se que esses profissionais reconhecem a importância da ludicidade na prática pedagógica e oportunizam em suas aulas tais metodologias, definindo objetivos com as atividades lúdicas que favoreçam a formação de seus alunos em cidadãos atuantes e participativos.
- ItemAnálise do desenho animado Sid, o cientista e suas contribuições para o ensino de ciências seguido a concepção dos professores da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Senhor do Bonfim- BA(Universidade do Estado da Bahia, 2012-12) Andrade, Pabiana Mercês; Bastos, Adson dos Santos; Santos, Assivania Lúcia Cavalcante dos; Queiroz, Rodrigo Souza deOs recursos didáticos são recursos humanos e materiais que o docente utiliza para auxiliar e facilitar a aprendizagem, ou seja, servem como apoio para que ocorra de forma motivadora a troca de conhecimentos. Apesar de estarmos vivendo um momento de globalização onde os recursos tecnológicos ganham força e poder, ainda nos deparamos com aulas tradicionais sendo utilizado apenas o livro didático e o quadro. Temos que transpor essa barreira e utilizar recursos que possam tornar as aulas atrativas para que os alunos possam se interessar mais e aprender melhor. E as atividades lúdicas são excelentes ferramentas para quebrar essa barreira, afinal a utilização do lúdico como recurso pedagógico na sala de aula pode aparecer como um caminho possível para ir ao encontro da formação integral das crianças e do atendimento de suas necessidades. Com isso, essa pesquisa analisou o desenho animado Sid, o Cientista e suas contribuições para o ensino de Ciências. Esta pesquisa apresenta caráter qualitativo e foi realizada na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no município de Senhor do Bonfim. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário para conhecer o perfil dos professores envolvidos na pesquisa e um segundo, aplicado logo após a exibição de um dos episódios da coleção para avaliar se os professores utilizariam o filme como recurso pedagógico nas suas aulas de ciências. Após a análise dos dados percebesse que os professores foram unanimes em afirmar que utilizariam os episódios em suas aulas.
- ItemCriação e organização de uma horta escolar no colégio estadual Cazuza Torres – Senhor do Bonfim - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Souza, Angelita Santos de; Bastos, Adson dos Santos; Rocha, Zózina Maria de AlmeidaO presente trabalho apresenta os resultados alcançados a partir de um estudo fundamentado nos princípios da pesquisa-ação. Foi desenvolvido numa escola pública um projeto de criação e organização de uma horta escolar, tendo como objetivo promover a integração dos alunos e de toda a comunidade escolar num trabalho coletivo que venha despertar o interesse pela educação ambiental visando práticas pedagógicas inovadoras, e posteriormente contribuir na merenda escolar. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação participante e questionário com questões objetivas e subjetivas. Os resultados apontam que a questão ambiental vem sendo amplamente debatida e ganhando cada vez mais atenção em muitos e diferentes contextos sociais, assumindo crescente importância nas instancias políticas, acadêmica e na mídia. Atualmente. Nesta perspectiva a temática ambiental constitui uma preocupação de contemporaneidade e nos espaços escolares não podem ser diferentes.
- ItemEducação ambiental: uma análise das práticas educativas dos professores do Centro Educacional de Ponto Novo, Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2012-12-19) Santos, Noelma Pinto dos; Bastos, Adson dos Santos; Santos, Assivânia Lucia Cavalcante dos; Queiroz, Rodrigo Souza deOs problemas ambientais crescem de forma contínua e acelerada, acompanhando o crescimento populacional, este por sua vez acontece de maneira desordenada causando um verdadeiro caos e consequentemente acarretando sérios danos ao meio ambiente. Dessa forma, há necessidade cada vez maior de sensibilizar e/ou mobilizar a população em geral ou mesmo de verificar o que as pessoas (principalmente alunos e professores) tem feito ou pensado em fazer para ajudar na conservação dos recursos naturais, promovendo dessa forma um desenvolvimento sustentável. Partindo do pressuposto de que o mundo contemporâneo requer a adoção de novas concepções e práticas educacionais que incorporem a dimensão ambiental e promova a ideia de sustentabilidade, a escola enquanto instituição social surge como a propulsora de convivência sustentável, estabelecendo ainda mais a importância de inserir ações pedagógicas com o intuito de promover a Educação Ambiental. Este estudo tem como proposta entender a concepção de Educação Ambiental dos professores do Centro Educacional de Ponto Novo, em Ponto Novo – Bahia, e ao mesmo tempo perceber como é tratada a construção do conhecimento e de valores através de ações envolvendo as causas ambientais e sua interdisciplinaridade pelos educadores no cotidiano da referida instituição de ensino, através de práticas educativas que sejam capazes de contribuir com a transformação de uma realidade que, historicamente, se coloca em uma grave crise socioambiental. Para tal averiguação foi aplicado um questionário aos educadores da referida instituição de ensino, e a partir dos resultados obtidos, podemos observar que estes profissionais possuem uma relevante base téorica a respeito das questões ambientais, reconhecem a importância da escola e do professor no papel de disseminadores do conhecimento ambiental, entretanto estes profissionais e as instituições de ensino ainda esbarram em dificuldades para que se promova uma efetiva aprendizagem, que seja respaldada na interdisplinaridade como na práxi, a fim de formar cidadãos ambientalmente conscientes.
- ItemHorta escolar: uma possibilidade de ensino para ciências naturais em espaço não formal(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Cruz, Marynez de Sousa; Bastos, Adson dos Santos; Almeida, Zózina Maria Rocha de; Saba, Marileide DiasA Horta não deve apenas ficar restrita ao processo de produção de alimentos, mas deve ser trabalhada como um processo pedagógico que fomente as interações entre o meio e os indivíduos. O professor, de acordo com a realidade local, poderá selecionar temas para investigações, interações, conhecimentos para uma aprendizagem significativa com a teoria e a prática. Dessa forma o objetivo deste trabalho é analisar a utilização da horta escolar, como recurso didático para as aulas de Ciências Naturais pelos professores do ensino fundamental II na Escola Estadual Rural Paulo Souto, em Medrado, Distrito de Andorinha, Bahia e no Colégio Estadual Teixeira de Freitas, em Senhor do Bonfim, Bahia buscando verificar de que forma os professores trabalham suas aulas como perspectivas de construção de conhecimento e analisar os objetivos das atividades. Nesse sentido, procuro identificar mudanças no ensino-aprendizagem de conteúdos em espaço não formal, Como instrumento metodológico foi utilizado à aplicação de questionário com questões abertas e fechadas para obter as informações. A partir dos questionamentos buscou-se conhecer as possibilidades e as contribuições que a horta escolar oferece. E desta forma foi possível observar que os professores utilizam a horta como recurso didático e este por sua vez trás contribuições significativas devido ao comportamento dos alunos, conscientização com relação ao meio ambiente, facilita a aprendizagem, melhora no relacionamento convívio social. Diante desse contexto a Horta Escolar é um recurso do qual o professor não deveria deixar de explorar, pois mesmo com as dificuldades que surgem é uma forma de poder extrair dos educandos, desde cedo a concretização do seu aprendizado levando-os a serem alunos investigativos e reflexivos contribuindo para seu crescimento.
- ItemLevantamento das condições do Rio Ipueira e percepção socioambiental por moradores do entorno em Andorinha-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Santos, Renilson Pereiro dos; Bastos, Adson dos Santos; Cruz, Ozelito Souza; Santana , Cristiana de Cerqueira SilvaO trabalho focaliza estudo sobre levantamento das condições do Rio Ipueira e percepção socioambiental por moradores do entorno em Andorinha-Bahia. O grupo de pesquisa está situado no entorno do Rio – Fazenda Terra Dura – localizada a 23 km da sede do município. Diante dessa pesquisa, podem ser analisadas as visões de pessoas que tem sua relação estreita com o recurso hídrico em seu cotidiano por residirem próximas ao mesmo. Esse grupo permitirá uma análise dos resultados da pesquisa de campo. Constatou-se que o perfil dos moradores do entorno apresenta uma comunidade com menor nível de escolaridade, renda familiar abaixo de dois salários mínimos, maioria apenas trabalha e a maioria do sexo masculino. Tendo uma percepção socioambiental do Rio com riquezas de detalhes, principalmente quando se trata do conhecimento da realidade, através da interação direta com o mesmo. Cabe salientar a percepção dos moradores onde enfatizaram o potencial de impactos ambientais negativos afetando o Rio como: assoreamento do Rio; degradação das matas ciliares; queimadas e poluição provinda do lixão da cidade. Também é importante sublinhar que são poucas as discussões sobre questões ambientais na comunidade, porém existe um grande grau de afetividade por parte dos pesquisados pelo Rio
- ItemNível de conhecimento sobre sexualidade dos alunos do oitavo e nono ano do ensino fundamental II da Escola Rural Gilcina Carvalho município de Campo Formoso-BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Silva, Josenilde Ferreira de Sousa; Bastos, Adson dos Santos; Santana, Cristiana de Cerqueira Silva; Cruz, Ozelito SouzaA sexualidade é parte integrante do ser humano, é própria do individuo, está relacionada ao gênero, a identidade sexual, ao amor, ao envolvimento emocional, a reprodução, e porque não dizer a própria vida. Ela é experimentada e expressada de várias maneiras através de sentimentos, atitudes, pensamentos, valores, direitos, respeito, desejos, práticas, fantasias, crenças, papéis e relacionamentos. Está relacionada ao envolvimento do nosso corpo, a capacidade de reproduzir, de sentir prazer, aos costumes, as escolhas, a cultura, aos nossos relacionamentos afetivos entre outros. Tratando-se de um termo amplamente abrangente que engloba inúmeros fatores e dificilmente se encaixa em uma definição única e absoluta, a sexualidade nos remete a um universo onde tudo é relativo, pessoal e muitas vezes paradoxal. Pode-se dizer que é o traço mais íntimo do ser humano e como tal, se manifesta diferentemente em cada indivíduo de acordo com a realidade e as experiências vivenciadas. Apresentaremos, neste trabalho, uma análise do nível de conhecimento que os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Rural Gilcina Carvalho têm sobre a sexualidade de maneira geral e sobre a sua própria. Para isto, procederemos, inicialmente com um breve levantamento histórico, onde procuraremos evidenciar as definições de sexualidade ao longo dos principais períodos históricos, fazendo uma analise de como as sociedades, no decorrer dos tempos, trataram deste tema, suas concepções, crenças e as implicações para estas sociedades. Trataremos também, da disparidade entre as concepções de educação sexual entre o ambiente familiar e a escola. Procuraremos demonstrar os malefícios e benefícios desta relação complexa e dicotômica, enfatizando, desde as diferenças de linguagem e conceitos até o despreparo dos agentes de ambas as realidades ao tratar de tal tema. Neste aspecto, abordaremos a precocidade cada vez maior da vida sexual dos nossos jovens e as implicações para sua saúde física e psicológica, os perigos de uma vida sexual mal planejada, a indicação sexual feita de maneira inadequada, os prejuízos de uma gravidez na adolescência, a prática do aborto, as doenças sexualmente transmissíveis, a falta de dialogo na família e a influência da mídia sobre todos estes fatores. Por fim, procederemos aos aspectos metodológicos, enfatizando a localização e caracterização da área de estudo e do perfil dos pesquisados, bem como o tipo de pesquisa que pretendemos, a coleta e o tratamento dos dados, finalizando com a análise e discussão.