Licenciatura em Pedagogia - DEDC12
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC12 por Orientador "Prado, Jany Rodrigues"
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- ItemA organização dos espaços na educação infantil: um estudo bibliográfico(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-17) Lima, Flávia Agnália Pereira; Prado, Jany Rodrigues; Silva, Elenice de Brito Teixeira; Santos, Jamille Pereira Pimentel dosO modo como os bebês e as crianças pequenas utilizam o espaço na Educação Infantil, mediante as interações entre criança/criança, criança/adulto e das brincadeiras, constitui uma discussão fundamental para o estabelecimento de parâmetros e critérios que orientem a formação profissional e a organização de espaços educativos de qualidade, com vistas à promoção de uma educação integral. Assim, o presente estudo tem como objetivo compreender quais os princípios que orientam a organização dos espaços nessa etapa, especificamente: Discutir os princípios orientadores da dimensão espaço na Educação Infantil; Analisar como a organização dos espaços aparece nos documentos orientadores da Educação Infantil e analisar o que as pesquisas científicas evidenciam sobre a organização dos espaços na Educação Infantil. A investigação é de natureza qualitativa, na forma de um estudo bibliográfico. A análise foi realizada à luz da revisão de literatura sobre o tema da pesquisa e dos documentos orientadores. A geração de dados ocorreu por meio da análise de conteúdo, através da seleção, leitura e análise sistemática de livros, pesquisas científicas do campo da Educação Infantil e documentos orientadores sobre a organização dos espaços. Desse modo, os dados evidenciam que a organização dos espaços não é neutra e esse espaço físico e relacional deve atender às necessidades e interesses das crianças, a fim de que promovam possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento, exigindo do educador um olhar atento, sensível e ético, visto que os documentos que regem a Educação Infantil, asseguram aos bebês e crianças o direito a espaços de qualidade, que garantam a segurança, igualdade de acesso e respeito à diversidade.
- ItemBrincar heurístico na Educação Infantil: Concepções e orientações para ação docente com bebês(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Pereira, Taline Kesley de Souza; Pereira, Tamara de Jesus; Prado, Jany Rodrigues; Silva, Elenice de Brito TeixeiraEste trabalho de conclusão de curso buscou compreender quais concepções do brincar heurístico orientam ação docente com bebês em uma instituição de Educação Infantil no município de Guanambi-Bahia. Por meio de uma abordagem qualitativa, o estudo foi feito utilizando levantamento bibliográfico, análise documental e entrevista com profissionais da escola de Educação Infantil pesquisada. O brincar heurístico, abordagem pedagógica fundamentada nas contribuições de Elinor Goldschmied e Sônia Jackson, é compreendido como uma prática que valoriza a autonomia, curiosidade e o protagonismo infantil, utilizando materiais não estruturados e objetos do cotidiano para promover descoberta e aprendizagens significativas. Os resultados deste estudo apontaram que, embora o termo brincar heurístico não seja mencionado explicitamente nos documentos curriculares municipais, seus princípios estão presentes nas práticas pedagógicas e no projeto político pedagógico, que reconhecem brincar como eixo estruturante do currículo. A análise revelou que a prática educativa investigada oferece contextos ricos para a exploração sensorial, cognitiva e social dos bebês, favorecendo a sua aprendizagem de forma integral. A entrevista com a docente evidenciou que o brincar heurístico é planejado considerando os interesses e o desenvolvimento dos bebês, sendo o professor responsável por organizar o ambiente e observar, sem conduzir diretamente as ações dos bebês durante o contexto. Constatou-se ainda um número pequeno de produções acadêmicas sobre o tema, indicando a necessidade de ampliação de estudos que discutam essa abordagem. Conclui-se que o brincar heurístico é uma prática potente, que contribui para a formação integral dos bebês, sendo essencial a sua valorização no cotidiano das creches, assegurando ambientes acolhedores, bem estruturados e repletos de estímulos, que favoreçam a exploração, a criatividade e ação criadora dos bebês.