Licenciatura em Pedagogia - DEDC12
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC12 por Orientador "Ladeia, Rayana Thyara de Lima Rêgo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA literatura infantil: o papel do professor como mediador de leituras literárias(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Silva, Franciele de Oliveira; Santana, Lucineide Rodrigues; Ladeia, Rayana Thyara de Lima Rêgo; Carneiro, Giane Araújo Pimentel; Reis, Sônia Maria Alves de OliveiraEsta pesquisa tem como objetivo compreender o papel do professor como mediador de leituras literárias. A pesquisa, de natureza bibliográfica, foi desenvolvida a partir da análise de produções acadêmicas entre os anos de 2022 a 2025, coletadas em base como Google Acadêmico, SciELO e BDTD (IBICT). O referencial teórico está embasado em pesquisa divulgadas em livros, artigos, revistas, publicadas em meios virtuais e impressos. Os resultados revelam que a mediação literária vai além da leitura em si, envolvendo a escolha criteriosa das obras, o planejamento de espaços e tempos de leitura, além do uso de estratégias que despertem o interesse das crianças. Dessa forma, atuação intencional e sensível do professor pode favorecer a formação de leitores críticos, imaginativos e emocionalmente engajados. Portanto, percebe-se que a literatura infantil é um instrumento pedagógico e estético essencial e que o professor, ao mediar essas experiências de leitura, contribui significativamente para a constituição do sujeito leitor. Palavras-chave: Literatura Infantil. Leitura. Professor Mediador. Criança.
- ItemAlfabetização e letramento: uma análise dos gêneros textuais de um livro didático do 1º ano(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-05) Batista, Cleide da Silva; Santos, Daiane Pereira dos; Ladeia, Rayana Thyara de Lima Rêgo; Carneiro, Giane Araújo Pimentel; Teixeira, Sirlene Prates CostaEste trabalho tem como objetivo analisar os gêneros textuais presentes no livro didático. Desse modo, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir da análise da unidade 1 do livro didático Coleção Desafio Língua Portuguesa – 1º ano - Anos Iniciais do Ensino Fundamental, organizado por Roberta Vaiano e publicado pela Editora Moderna, em 2021. Para fundamentar a escrita do trabalho, recorreu-se às pesquisas de Soares (2007, 2009, 2020), Tfouni (1988), Ferreiro e Teberosky (1985), Mortatti (2000), acerca de alfabetização e letramento; Marcuschi (2007, 2002), sobre os gêneros textuais. Foi possível perceber que os gêneros textuais capa de livro e tirinha estão presentes na unidade 1 e as atividades propostas enfatizam os aspectos de organização textual. Conclui-se que os gêneros textuais são de fundamental importância para enriquecer o processo de alfabetização e letramento, pois eles aprimoram a competência comunicativa, proporcionam a interação e o engajamento dos alunos, auxiliando-os na contextualização do conhecimento e desenvolvimento do pensamento crítico. Palavras-chave: Alfabetização; Letramento; Gêneros textuais; Livro didático.